Meu iPhone tem muito armazenamento livre, mas ultimamente ele está funcionando muito devagar. Os apps demoram uma eternidade para abrir, a rolagem trava, e até tarefas simples parecem atrasadas. Estou tentando descobrir o que mais pode estar causando a lentidão e o que posso fazer para corrigir isso.
Se você instalou o iOS 26 há um ou dois dias, eu ainda não entraria em pânico. Logo depois de uma grande atualização, o celular geralmente começa a fazer um monte de limpeza e reconstrução em segundo plano. O meu também fez isso. As fotos foram reindexadas, os dados dos apps foram reconstruídos, os arquivos do sistema foram reorganizados, e o celular inteiro ficou estranhamente pesado por um tempo. Até digitar tinha atraso. Eu deixei ele carregando no Wi-Fi durante a noite por duas noites, e por volta do terceiro dia ele já estava bem melhor.
Se já passou de uma semana e ele ainda parece lento, aí sim eu começaria a verificar outras coisas.
O primeiro lugar que eu olharia é o armazenamento. Muita gente vê alguns GB livres e acha que está tudo bem. O iOS aparentemente não gosta de funcionar no limite. Pelo que eu vi, o ideal é ter cerca de 10 a 20 por cento do armazenamento livre. Se você ficar abaixo disso, o celular começa a ter dificuldade com arquivos temporários, os apps demoram mais para abrir, as animações travam, e começam a aparecer falhas aleatórias. Então, mesmo que você não esteja sem espaço, ainda pode estar apertado demais para o sistema funcionar com folga.
Para a maioria das pessoas, fotos e vídeos são o principal problema. No meu caso, eram. Limpar isso manualmente foi horrível, então acabei usando o Clever Cleaner. O que eu gostei foi como ele era direto. Sem anúncios, sem paywall bloqueando o uso básico. A seção Similars agrupava aquelas fotos quase idênticas em que você tirou seis fotos e só uma realmente importava. A seção Heavies foi mais útil para mim, porque organizava a biblioteca por tamanho de arquivo e mostrava primeiro quais vídeos enormes e gravações de tela estavam ocupando espaço. Também mostrava o tamanho dos screenshots antes da exclusão, o que me poupou algumas dúvidas. O app faz o processamento no próprio aparelho, então suas coisas não são enviadas para algum lugar. Depois que eu liberei alguns GB, o celular parou de parecer tão sobrecarregado. Não foi mágica, mas deu para notar.
A saúde da bateria também importa, mais do que muita gente imagina. Vá em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o gerenciamento de desempenho do iPhone pode entrar em ação e reduzir a velocidade do processador para evitar desligamentos. Já vi celulares parecerem lentos por software quando o problema real era a bateria. Se o seu estiver abaixo de 80 por cento, trocar a bateria geralmente é uma solução melhor do que passar horas mexendo em ajustes.
O que eu tentaria depois, nesta ordem:
-
Atualize todos os apps
Abra a App Store e toque em Atualizar Tudo. Depois de uma grande versão do iOS, alguns apps funcionam mal até que os desenvolvedores lancem correções. Já tive um único app desatualizado deixando o celular inteiro mais lento. -
Reduza a Atualização em 2º Plano
Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Desative isso para apps que você não precisa que fiquem atualizando o dia todo. Isso ajudou no meu iPhone antigo mais do que eu esperava. -
Ative Reduzir Movimento
Ajustes > Acessibilidade > Movimento > Reduzir Movimento. Isso não acelera o processador, mas faz o celular parecer mais fluido ao remover animações, que muitas vezes ficam engasgando em hardware mais antigo. -
Verifique o Modo de Pouca Energia
Se você deixa o Modo de Pouca Energia ativado o tempo todo, desative-o e teste de novo. Ele reduz o desempenho para economizar bateria, então o celular pode parecer lento durante o uso normal. -
Reinicie de vez em quando
Eu comecei a reiniciar o meu mais ou menos uma vez por semana. Isso limpava arquivos temporários e corrigia aquelas lentidões que vão aparecendo aos poucos sem você perceber.
Se nada disso mudar depois de uma semana inteira, eu tentaria Redefinir Todos os Ajustes. Você encontra isso em Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone. Isso não apaga seus apps nem suas fotos. Isso redefine ajustes do sistema, rede, preferências de tela e outros dados de configuração. Às vezes uma atualização deixa para trás algum ajuste quebrado em algum lugar, e isso limpa tudo sem precisar partir para algo drástico.
Resumindo, se só faz alguns dias, dê um tempo. Se já faz mais tempo, verifique primeiro o armazenamento livre, o tamanho da biblioteca de fotos, a saúde da bateria, as atualizações dos apps e as configurações em segundo plano. Essa foi a ordem em que eu encontrei o problema no meu.
O armazenamento é apenas uma parte disso. Concordo com @mikeappsreviewer na parte da lentidão após a atualização, mas não compro totalmente a ideia de que o espaço livre seja o principal culpado para a maioria das pessoas. Se o seu iPhone ainda tem bastante espaço, eu olharia primeiro para aquecimento, desgaste da bateria e apps problemáticos.
Algumas verificações que eu faria:
-
Observe a temperatura.
Se o telefone estiver quente durante tarefas simples, o iOS vai reduzir a velocidade do chip de propósito. O brilho também diminui. Isso acontece muito com sinal de celular fraco, uso de GPS, apps de vídeo e carregamento. Teste o desempenho depois que o telefone esfriar. -
Verifique os dados do Analytics.
Ajustes > Privacidade e Segurança > Análise e Melhorias > Dados da Análise.
Se você vir o mesmo nome de app repetidamente nos logs de falha ou panic logs, esse app é o problema. Apague-o, reinicie o aparelho e reinstale depois. Já corrigi um iPhone lento uma vez porque um app de compras ficava travando em segundo plano. Idiota, mas sim. -
Veja como está o seu sinal.
Um sinal celular ruim drena a bateria e mantém os rádios funcionando sem parar. Telefones em áreas com 5G fraco muitas vezes parecem piores do que em LTE estável. Tente mudar de 5G Automático para LTE por um dia e veja se a lentidão diminui. -
O Safari fica ruim.
Se o Safari estiver lento, apague os dados dos sites. Ajustes > Safari > Apagar Histórico e Dados dos Sites. Abas com sites pesados em mídia consomem RAM e fazem iPhones mais antigos parecerem engasgados. -
Widgets e Atividades ao Vivo.
Widgets demais na tela bloqueada, na tela de início e Atividades ao Vivo de esportes ou entregas adicionam carga constante de atualização. Remova os que você não precisa. As pessoas ignoram isso o tempo todo. -
Ajustes do Mail.
E-mail push em várias contas fica verificando coisas o dia todo. Defina Buscar como 15 minutos ou manual para contas das quais você não precisa instantaneamente. -
Ajustes de Acessibilidade.
Desative o Reconhecimento de Som se você o ativou. A própria Apple observa que isso afeta o desempenho em alguns iPhones.
Se a sua biblioteca do Fotos for enorme, limpá-la ainda ajuda. O Clever Cleaner é bom para encontrar fotos duplicadas e vídeos enormes. Esta análise do Fossbytes explica por que ele é útil para limpar a biblioteca de fotos de um iPhone: Análise do Fossbytes sobre o Clever Cleaner para limpeza de iPhone.
Se a lentidão atingir também os apps do sistema, e não apenas um app, saúde da bateria e limitação térmica são os primeiros pontos que eu verificaria. Esse geralmente é o problema oculto.
O armazenamento é apenas uma peça do quebra-cabeça. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @mike34, mas eu começaria por um ângulo diferente: pressão na RAM e sobrecarga do sistema, não apenas espaço livre.
Algumas coisas podem fazer um iPhone parecer lento mesmo com muito armazenamento disponível:
-
Apps demais ficando suspensos
O iOS é bom no gerenciamento de memória, mas alguns apps são devoradores. Redes sociais, mapas, compras, editores de vídeo e abas do navegador podem consumir muita RAM e fazer a troca entre apps / a rolagem ficar ruim. -
VPNs, bloqueadores de anúncios, teclados e perfis inúteis
Teclados de terceiros, VPNs sempre ativas, apps de DNS/bloqueio de anúncios e perfis de configuração antigos podem deixar a rede e a digitação lentas de formas estranhas. Se a lentidão acontece ao carregar apps ou páginas da web, vale a pena verificar isso. -
Processamento de fotos em segundo plano
Não só depois de atualizações do iOS. Se você ativou o Fotos do iCloud recentemente, baixou originais, restaurou de um backup ou importou muitas fotos/vídeos, o app Fotos pode ficar processando em segundo plano por dias. -
iCloud quase cheio, não só o armazenamento do iPhone
Esse ponto costuma ser ignorado. Quando o iCloud está no limite, a sincronização fica bagunçada. Fotos, Mensagens, backups, Notas, tudo isso pode travar e tentar novamente o tempo todo. Nem sempre aparece como problema de armazenamento no próprio telefone. -
Uma pilha de widgets ruim ou extensão de app problemática
Widgets parecem inocentes até que um comece a se comportar mal. O mesmo vale para extensões da folha de compartilhamento. Se o telefone trava mais na tela inicial, na busca ou no menu de compartilhamento, eu começaria por aí.
Coisas que eu tentaria e que são diferentes da checklist comum:
-
Desative os widgets por um dia
Remova a maioria dos widgets da Tela Inicial e da Tela Bloqueada. Sério, teste isso. Alguns são pesados de um jeito estranho. -
Desative a sincronização do iCloud para uma categoria grande temporariamente
Fotos ou Mensagens, só como teste. Se o desempenho melhorar, você encontrou o culpado. -
Apague qualquer VPN, app de rede estilo limpador ou teclado personalizado em que você não confia
Alguns deles são discretamente horríveis. -
Verifique o espaço livre no iCloud
Ajustes > [seu nome] > iCloud. -
Force um teste limpo no Safari
Abra apenas uma aba privada, sem bloqueadores de conteúdo, e compare. Se o Safari de repente ficar ágil, extensões ou lixo em cache fazem parte do problema.
Se a sua biblioteca for enorme, eu realmente acho que o Clever Cleaner é útil, especialmente para limpar fotos duplicadas e vídeos gigantes sem ter que ficar procurando para sempre. Esta análise do app Clever Cleaner para iPhone para liberar espaço de fotos e vídeos dá uma visão geral decente.
Sinceramente, porém, se a lentidão acontece no sistema inteiro em todos os apps, eu suspeitaria de bateria, calor, apps que consomem muita RAM ou atividade de sincronização antes de culpar apenas o armazenamento. Essa coisa de eu ter bastante espaço é real. iPhones ainda podem ficar lentos como melaço por motivos totalmente diferentes.