Excluí centenas de fotos do meu iPhone para liberar espaço, mas o número de armazenamento quase não mudou ou não diminuiu nada. Também verifiquei o app Fotos e não tenho certeza se Apagados Recentemente, Fotos do iCloud, dados em cache ou armazenamento do sistema está causando o problema. Como posso realmente liberar armazenamento do iPhone depois de excluir fotos?
A primeira coisa que eu verificaria é o álbum Apagados Recentemente. Muita gente não percebe essa parte. Quando você apaga fotos em um iPhone, elas geralmente ainda não foram realmente embora. Elas são movidas para Apagados Recentemente e podem ficar lá por cerca de 30 a 40 dias, ainda ocupando armazenamento durante todo esse tempo.
Abra o app Fotos, vá em Álbuns, role para baixo até Apagados Recentemente e escolha “Apagar Tudo” se tiver certeza de que não precisa de nada dali. Até que essa pasta seja esvaziada, apagar coisas do rolo da câmera pode nem fazer o número de armazenamento mudar.
Se você já fez isso e mesmo assim os Ajustes ainda dizem que o telefone está cheio, pode ser apenas o iOS demorando para atualizar o relatório de armazenamento. A tela de armazenamento pode ficar atrasada em relação ao que realmente está acontecendo. Reinicie o telefone e verifique novamente. Às vezes é preciso mais de uma reinicialização antes de o iOS recalcular tudo corretamente.
Verifique também se você está usando Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone. Se isso estiver ativado, seu telefone pode ter apenas versões locais pequenas de muitas das suas fotos, enquanto os originais em tamanho completo ficam armazenados no iCloud. Então, apagar 1.000 fotos talvez não libere tanto espaço quanto você espera. Você pode achar que está prestes a recuperar vários gigas, mas o telefone pode estar removendo apenas miniaturas ou cópias locais menores.
As fotos também nem sempre são o verdadeiro problema. Mensagens e caches de apps podem consumir silenciosamente uma enorme quantidade de armazenamento. Conversas em grupo antigas podem guardar anos de vídeos, GIFs, memes e anexos aleatórios. Apagar imagens do app Fotos não vai mexer em nada disso. Apps como TikTok, WhatsApp, Instagram e outros semelhantes também podem acumular caches enormes de vídeos e mídias que já carregaram antes.
Quando meu telefone entrou nesse ciclo de “armazenamento cheio”, não foi só irritante porque eu não conseguia tirar fotos. O telefone inteiro começou a funcionar mal. Apps travavam, a digitação ficava lenta e tudo parecia atrasado. Pouco armazenamento pode atrapalhar o desempenho normal do iPhone porque o iOS ainda precisa de espaço para arquivos temporários e tarefas em segundo plano.
Encontrar manualmente os maiores arquivos inúteis é a parte dolorosa, porque as ferramentas nativas de fotos da Apple não facilitam ordenar por tamanho de arquivo nem encontrar quase duplicatas. Acabei usando Clever Cleaner. Normalmente sou cético com apps de limpeza, já que muitos deles são basicamente máquinas de anúncios ou armadilhas de assinatura, mas este é grátis, sem anúncios, paywalls ou bobagem de teste.
A parte mais útil para mim foi a seção Heavies, porque ela mostra primeiro os maiores vídeos e arquivos. Isso facilita muito apagar aqueles clipes gigantes em 4K que você esqueceu que ainda estavam lá. A seção Similars também é útil, porque encontra fotos que são quase iguais, como fotos em sequência ou dez versões do mesmo pôr do sol, e ajuda você a manter a melhor. Ele também processa tudo no telefone em vez de enviar suas fotos para outro lugar. Eu limpei cerca de 40GB com ele e, depois disso, a lentidão sumiu.
Se o número de armazenamento ainda estiver travado depois de tudo isso, existe um truque estranho que algumas pessoas usam. Vá em Data e Hora, desative “Ajustar Automaticamente”, volte a data cerca de dois anos, abra o app Fotos e espere um pouco, depois volte a data ao normal. Por algum motivo, isso às vezes pode forçar o iOS a limpar dados antigos de fotos em cache ou arquivos “fantasma” que não foram removidos corretamente.
Se os Dados do Sistema, que antes eram chamados de “Outros”, estiverem ocupando algo como 20GB ou mais e se recusarem a diminuir, a última opção é fazer um backup completo e restaurar para os ajustes de fábrica. Essa é a correção chata, mas pode limpar arquivos de cache corrompidos que nada mais alcança. Só garanta que seu telefone esteja totalmente salvo no iCloud ou em um computador antes de fazer isso. Eu tentaria primeiro Apagados Recentemente, reiniciar, limpeza de Mensagens/apps e uma limpeza adequada de fotos, porque isso resolve na maioria das vezes.
Liberar espaço no telefone é diferente de reduzir sua biblioteca do iCloud. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar fotos pode removê-las de todos os dispositivos sincronizados, enquanto ainda libera muito pouco espaço local se o iPhone tiver apenas cópias otimizadas. Eu verificaria essa configuração antes de fazer uma grande onda de exclusões, porque excluir apenas do telefone não é realmente como o Fotos do iCloud funciona.
Algumas centenas de fotos podem não alterar muito o número, a menos que fossem Live Photos grandes, fotos RAW ou vídeos. As fotos normais do iPhone podem ser surpreendentemente pequenas hoje em dia, então excluir 300 delas pode parecer muito, mas liberar apenas uma pequena parte do armazenamento. Os vídeos geralmente são onde o espaço real está escondido.
Concordo com a orientação sobre Apagados Recentemente, mas eu teria cuidado com o truque de mudar a data, a menos que você já esteja sem opções. Se você usa Fotos do iCloud, álbuns compartilhados, sincronização do Mensagens ou tem outros dispositivos vinculados, mexer na data pode deixar as coisas temporariamente estranhas. Pode funcionar em algumas situações de cache travado, mas eu não faria disso a primeira solução.
Verifique a tela de armazenamento por categoria, não apenas o número total. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja se “Fotos” realmente diminuiu. Se Fotos caiu, mas o espaço total disponível não mudou muito, o iOS pode ter usado imediatamente o espaço liberado para atualizações, caches, indexação ou dados do sistema. Se Fotos não diminuiu, então os itens excluídos provavelmente ainda estão em Apagados Recentemente, ainda estão sincronizando ou eram apenas cópias locais otimizadas desde o início. Para liberar espaço rapidamente, direcione sua atenção para vídeos, anexos do Mensagens, músicas/podcasts baixados, mapas offline e documentos grandes de aplicativos. Isso geralmente é melhor do que excluir fotos aleatórias do rolo da câmera uma por uma.