Minha unidade USB parou de abrir de repente depois que movi arquivos importantes de trabalho e fotos de família para ela. Agora diz que a unidade está corrompida e pede para eu formatá-la, mas eu realmente preciso recuperar esses arquivos. Estou procurando ajuda com opções seguras de recuperação de dados de USB que possam funcionar antes que eu piore a situação.
Já passei por isso e, sim, é horrível. Um pendrive vai de normal a ilegível em uma única conexão e, se tiver coisas com as quais você se importa, o frio na barriga vem rápido.
Pelo que vi, na maioria das vezes, é dano ao sistema de arquivos, não exclusão instantânea dos arquivos. Os dados geralmente ainda estão lá. O que foi bagunçado foi a estrutura da unidade. Já me deparei com isso depois de remover uma unidade sem ejetá-la, perder energia no meio de uma transferência, erros aleatórios no sistema de arquivos, setores defeituosos em armazenamento flash antigo, malware e unidades antigas fazendo coisas de unidades antigas.
Primeira coisa que eu verificaria
Você precisa descobrir se isso parece corrupção do sistema de arquivos ou se o próprio USB está morrendo.
Um software de recuperação faz sentido se a sua unidade apresentar alguns destes sinais:
- Ela aparece no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco.
- O Windows ou o macOS diz que ela precisa ser formatada.
- O sistema de arquivos aparece como RAW, ilegível ou inacessível.
- A capacidade de armazenamento aparece corretamente.
Eu pararia e pensaria duas vezes antes de tentar algo por conta própria se qualquer uma destas situações estiver acontecendo:
- O USB não é detectado de jeito nenhum.
- Ele fica desconectando e reconectando.
- Seu computador trava quando você o conecta.
- O conector ou o gabinete parece fisicamente danificado.
- Os arquivos são importantes a ponto de um passo em falso causar prejuízo.
Não faça isso primeiro
Não formate. Também não execute o CHKDSK ainda. Aprendi isso da maneira mais difícil anos atrás. As ferramentas de reparo gravam alterações na unidade e, se o seu objetivo é a recuperação de arquivos, a gravação fica para depois. Eu recupero primeiro. Tento os reparos depois.
O que eu tentaria por conta própria
Se o USB ainda estiver sendo detectado, eu começaria com o Disk Drill. Já o usei antes em sistemas de arquivos USB corrompidos. O que me ajudou foi que ele verifica o próprio dispositivo, então não depende de uma estrutura de partição limpa e íntegra para encontrar arquivos.
As etapas são simples o suficiente:
- Instale o Disk Drill no seu computador. Não o instale no USB danificado.
- Conecte a unidade USB.
- Abra o Disk Drill e selecione o USB na lista.
- Clique em Procurar dados perdidos.
- Espere. Algumas verificações demoram um pouco.
- Visualize o que aparecer.
- Recupere tudo para outra unidade, não de volta para o mesmo USB.
Se a unidade parecer instável
Se ela desconectar, ficar extremamente lenta ou se comportar de forma estranha durante as leituras, eu faria primeiro um backup byte a byte e analisaria a imagem em vez de forçar o pendrive original repetidamente. Já fiz isso uma vez com um pen drive instável e isso me salvou de perder o acesso no meio do processo. Menos estresse para o dispositivo com falha, melhores chances de você conseguir uma tentativa limpa.
Depois que os arquivos estiverem seguros
Depois eu me preocuparia em tentar consertar o USB.
- Execute o CHKDSK se você estiver no Windows.
- Execute o Primeiros Socorros no Utilitário de Disco se você estiver no macOS.
- Reformate a unidade se as ferramentas de reparo não resolverem o problema.
- Teste com uma cópia grande de arquivos, tanto gravando nela quanto lendo de volta.
Se a corrupção aparecer novamente após a formatação, as gravações falharem, os arquivos sumirem ou a unidade começar a apresentar erros, eu a aposentaria. Unidades flash USB são baratas. Perder dados repetidamente não é.
Sim, a recuperação ainda é possível se o USB ainda aparecer no seu sistema. O aviso de formatação não significa que seus arquivos desapareceram. Muitas vezes isso significa que a tabela de arquivos foi danificada.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: não formate primeiro. Eu também não ficaria conectando e desconectando repetidamente em PCs diferentes. Mais tentativas de montagem significam mais estresse se a memória flash estiver falhando.
O que eu acrescentaria é o seguinte.
-
Verifique a saúde da unidade antes de tentar reparos.
Se o Windows reconhecer o USB no Gerenciamento de Disco com o tamanho correto, suas chances são melhores. Se o tamanho aparecer como 0 bytes, ou a unidade ficar offline, pare com as tentativas por conta própria. -
Tente uma porta USB diferente, não um hub.
Portas com problema e alimentação fraca no painel frontal causam erros de leitura estranhos. Já vi isso mais de uma vez. -
Faça uma imagem primeiro se a unidade estiver instável.
No Linux, o ddrescue é melhor do que executar varreduras repetidas em uma unidade instável. No Windows, também existem ferramentas para criar imagem de USB. Analise a imagem, não o pendrive, se possível. -
Use recuperação de arquivos antes do reparo do sistema de arquivos.
O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque lida bem com unidades USB corrompidas e permite visualizar os arquivos antes da recuperação. Recupere para sua unidade interna ou outro disco externo. -
Ignore o CHKDSK no início.
Discordo um pouco de quem executa ferramentas de reparo logo no começo porque quer que a unidade abra de novo rapidamente. Isso às vezes funciona, mas também altera metadados e piora a recuperação depois.
Depois da recuperação, aí sim teste correções ou reformate.
Além disso, se você quiser um passo a passo visual rápido, este guia rápido para recuperar dados de uma unidade USB corrompida é fácil de acompanhar.
Se o USB tiver documentos de trabalho e fotos de família guardados em um único lugar, e a unidade continuar desconectando, pare agora e procure um profissional. Esse é o ponto em que fazer por conta própria fica arriscado rapidamente.
Sim, às vezes ainda dá para recuperar, mesmo depois da adorável mensagem “esta unidade precisa ser formatada”. Esse alerta muitas vezes indica que o sistema de arquivos foi corrompido, não que seus arquivos foram apagados instantaneamente.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque, mas há um pequeno detalhe: eu não gastaria muito tempo testando em vários sistemas só para “ver se funciona em algum lugar”. Se a memória flash estiver se degradando, cada leitura extra pode piorar a situação. Um pouco cauteloso demais? talvez. Mas já vi pendrives passarem de “parcialmente legíveis” para “totalmente mortos” muito rápido.
O que eu faria de diferente é verificar se o controlador ainda está se comunicando corretamente com o sistema operacional:
- No Gerenciador de Dispositivos ou em Informações do Sistema, veja se o USB é identificado normalmente
- No Gerenciamento de Disco, verifique se ele mostra a capacidade correta
- Se mostrar tamanho incorreto, 0 bytes ou um nome sem sentido, isso aponta mais para problema de hardware do que simples corrupção
Se estiver visível, use um software de recuperação antes de qualquer tentativa de reparo. O Disk Drill é uma opção legítima para recuperação de pendrive corrompido porque ele pode escanear além de uma tabela de partição danificada e também recuperar arquivos por assinatura. Isso faz bastante diferença para fotos. Só recupere para outro disco, obviamente.
Mais uma coisa que muita gente ignora: se as fotos recuperadas abrirem mas aparecerem parcialmente cinzas ou cortadas, isso geralmente significa falha de memória, não falha de software. Nesse caso, pare com as tentativas caseiras.
Além disso, esta discussão no Facebook sobre dicas de recuperação de pendrive e soluções reais pode valer uma olhada rápida se você quiser mais experiências de usuários.
Se a unidade estiver fazendo cliques, superaquecendo, desconectando ou travando o Explorador de Arquivos, eu pararia de mexer nela e iria direto a um profissional.