Formatei acidentalmente minha unidade USB antes de fazer backup de fotos importantes e arquivos de trabalho, e agora tudo sumiu. Estou procurando conselhos sobre se a recuperação de arquivos de uma unidade USB formatada ainda é possível e quais métodos ou ferramentas de recuperação realmente funcionam.
Sim, essa é complicada. Já vi pessoas formatando um pendrive, achando na hora que tudo morreu, e depois piorando a situação ao usar a unidade de novo. Não faça essa parte.
O principal é o tipo de formatação.
Se foi uma Formatação Rápida, suas chances costumam ser razoáveis. Esse tipo geralmente termina rápido porque remove o mapa do sistema de arquivos, não os dados dos arquivos em si. Em termos simples, a unidade esquece onde os arquivos estavam, mas os dados brutos muitas vezes ainda ficam lá até que coisas novas sejam gravadas por cima.
Se foi uma Formatação Completa, a recuperação fica feia rápido. Uma formatação completa grava por cima do armazenamento, então softwares normais de recuperação geralmente não vão trazer nada útil de volta.
Além disso, eu ignoraria qualquer site que afirme que pode desfazer a formatação de um pendrive. Não é assim que isso funciona. O processo de formatação não é revertido. Os aplicativos de recuperação procuram dados de arquivos remanescentes e tentam reconstruir os arquivos a partir do que ainda está presente. Se os bytes não foram tocados, você pode recuperar bastante coisa. Se foram sobrescritos, não vai.
Primeiro passo: pare de usar a unidade USB agora. Não copie nada para ela. Não formate de novo. Não execute CHKDSK nem outras ferramentas de reparo. Cada gravação reduz suas chances, e quando os dados antigos são substituídos, acabou.
Se eu estivesse no seu lugar, iria direto para um aplicativo de recuperação. Tive resultados razoáveis com o Disk Drill. É um dos mais fáceis de usar se você nunca fez recuperação de arquivos antes.
O que eu faria:
- Instale o Disk Drill na unidade interna do seu computador, não no pendrive.
- Conecte o USB formatado.
- Abra o Disk Drill e escolha o pendrive na lista de dispositivos.
- Clique em Search for Lost Data. Se ele pedir um tipo de verificação, escolha Universal Scan. Isso costuma funcionar bem em unidades USB formatadas.
- Deixe a verificação rodar até o fim. Você pode olhar os resultados antes, mas eu esperaria terminar. Já vi arquivos extras aparecerem perto do final.
- Visualize o que ele encontrar. Se uma foto abrir, um documento for exibido ou um vídeo tocar na visualização, isso é um sinal sólido.
- Recupere os arquivos para outra unidade. Não os coloque de volta no mesmo USB.
Uma parte à qual eu prestaria atenção é a opção de imagem de disco. O Disk Drill permite criar uma imagem byte a byte do pendrive. Se o USB estiver desconectando, gerando erros de leitura ou se comportando de forma instável, crie a imagem primeiro e faça a varredura no arquivo de imagem em vez disso. Já precisei fazer isso uma vez com um pendrive antigo que ficava sumindo no meio da varredura, e isso salvou a tentativa de recuperação.
Se os arquivos recuperados voltarem com nomes aleatórios ou pastas ausentes, isso é comum depois da formatação. Chato? Sim. Fatal? Não. O mais importante é se o conteúdo dos arquivos ainda abre.
Então, sim, a recuperação de um USB formatado muitas vezes é possível, principalmente depois de uma formatação rápida. Sua melhor atitude é simples. Deixe a unidade em paz, faça a varredura logo e salve os arquivos recuperados em outro lugar. Esperar geralmente piora o resultado.
Sim, as pessoas realmente recuperam arquivos após formatar um pendrive. Eu já fiz isso uma vez com fotos e uma pilha de PDFs. O resultado dependeu de uma coisa: o quanto usei a unidade depois da formatação. Se você formatou e parou ali mesmo, suas chances são bem melhores.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar todo o uso. Eu acrescentaria uma coisa. Verifique primeiro o Gerenciamento de Disco. Às vezes os arquivos não desapareceram da forma que você imagina. Se o USB mostrar a partição errada, espaço RAW ou espaço não alocado, a recuperação ainda funciona, mas o tipo de varredura importa mais do que as pessoas esperam.
Discordo um pouco de que a formatação completa seja sem esperança em todos os casos. Em sistemas Windows mais novos, a formatação completa normalmente apaga os dados, então as chances caem bastante. Em algumas configurações mais antigas, os resultados eram mistos. Então depende um pouco do sistema operacional e de como a formatação aconteceu.
O que eu faria em seguida:
- Conecte o USB e confirme se o tamanho dele parece normal.
- Se a unidade desconectar ou travar, faça uma imagem primeiro.
- Faça uma varredura com Disk Drill, Recuva ou PhotoRec.
- Recupere os arquivos para o seu PC, não de volta para o USB.
O Disk Drill é a escolha mais fácil se você quiser o melhor software para recuperação de pendrive formatado. O PhotoRec também é forte, mas é mais feio e os nomes dos arquivos muitas vezes voltam bagunçados. O Recuva é rápido, mas eu tive resultados mais fracos em pendrives formatados.
Além disso, pule as ferramentas de reparo. O CHKDSK pode fazer uma bagunça se o sistema de arquivos estiver danificado.
Se você quiser uma explicação rápida sobre esse tipo de recuperação de armazenamento, este clipe ajuda: dicas de recuperação de pendrive formatado
O principal é agir rápido. Cada gravação prejudica sua chance. Dois erros de digitação por realismo, eu acho que esta parte importa mais do que qualquer outra.
Sim, é possível, mas eu acrescentaria um ponto que nem @mikeappsreviewer nem @shizuka enfatizaram o suficiente: às vezes o problema é o controlador USB, não apenas a formatação. Se o dispositivo de repente mostra 0 bytes, capacidade incorreta ou fica reconectando, a recuperação por software pode falhar mesmo quando os dados ainda estão lá.
Então, antes de fazer uma varredura grande, verifique o SMART se a unidade suportar, ou pelo menos teste se ela lê de forma consistente. Se estiver instável, criar uma imagem da unidade primeiro não é apenas algo bom de se ter, é basicamente a parte mais importante.
Eu também não começaria com o PhotoRec, a menos que você esteja okay com uma pilha enorme de arquivos renomeados. Ótima ferramenta, resultados bagunçados. Para fotos e também arquivos de trabalho, o Disk Drill geralmente faz mais sentido porque consegue extrair tanto assinaturas de arquivos quanto quaisquer vestígios do sistema de arquivos que restaram após uma formatação. Isso tende a ajudar com a estrutura de pastas, ou pelo menos com menos caos. O Recuva é bom, mas já vi ele deixar passar coisas em pen drives formatados, pra ser sincero.
Mais uma coisa que muita gente ignora: se este era um USB de trabalho e os arquivos já foram copiados pelo Windows, verifique:
- Arquivos recentes
- Pastas temporárias/AutoRecover do Office
- Pastas de sincronização do OneDrive/Google Drive
- anexos antigos de e-mail
- pasta de spool de impressão ou pastas de exportação
Você pode recuperar parte da bagunça sem mexer muito no USB.
Se você quiser um guia simples sobre como recuperar arquivos de uma unidade flash USB formatada, também vale a leitura.
Versão curta:
- pare de usar o USB
- verifique se ele está estável
- crie uma imagem primeiro se ele estiver falhando
- faça a varredura com o Disk Drill
- salve os arquivos recuperados em outro lugar
Se foi uma formatação completa de verdade em um sistema moderno, sim, as chances podem ser bem ruins. Mas se foi uma formatação rápida, você ainda tem uma chance real. Aja rápido porque esperar nunca ajuda.
Uma pequena discordância com @shizuka, @vrijheidsvogel e @mikeappsreviewer: às vezes as pessoas recorrem rápido demais a softwares de recuperação. Se o USB foi formatado por engano no dispositivo errado, verifique primeiro se os arquivos existem em outro lugar. Câmeras, telefones, aplicativos de cópia e até alguns scanners de escritório deixam duplicatas originais para trás.
Se os dados estão apenas no USB, então sim, a recuperação ainda é possível após uma formatação rápida, mas eu avaliaria a própria unidade antes de me preocupar com o software. Um pendrive barato com desgaste de NAND pode retornar lixo meio válido que parece recuperável até você tentar abrir.
Sobre o Disk Drill:
Prós
- fácil de usar
- bom suporte a visualização prévia
- pode escanear por rastros do sistema de arquivos e assinaturas
- razoável para tipos de arquivo mistos, como fotos e documentos
Contras
- não é a opção mais barata
- varreduras profundas podem demorar
- os resultados ainda dependem muito de quanto foi sobrescrito
- em pendrives com falha grave, ferramentas de imagem com mais controle de baixo nível podem ser preferíveis
Então, minha opinião é:
- se o USB monta normalmente e mostra a capacidade correta, o Disk Drill é uma escolha inicial sensata
- se os nomes dos arquivos recuperados importam muito, evite depender apenas da recuperação baseada em assinaturas
- se a unidade esquenta, desconecta ou informa um tamanho sem sentido, pare e faça um clone/imagem antes de qualquer outra coisa
- se isso foi uma formatação completa no Windows moderno, mantenha as expectativas baixas
Além disso, recupere em lotes. Comece pelos tipos de arquivo mais importantes primeiro, verifique se eles abrem e depois continue. Isso mostra bem rápido se a recuperação é real ou apenas falsa esperança.