Alguém pode recomendar o melhor software gratuito de design gráfico?

Estou procurando um software gratuito para design gráfico. Preciso de algo funcional, mas fácil de usar e adequado para iniciantes. Alguma sugestão ou favorito pessoal?

Honestamente, se você está procurando por um software gratuito de design gráfico que não faça você se sentir como uma criança tentando pilotar um avião, experimente o Canva. É incrivelmente amigável para iniciantes, tudo é arrastar e soltar, e possui um monte de modelos que gritam: “Eu sou talentoso,” mesmo que você não tenha nenhuma experiência em design gráfico. Sim, você vai encontrar algumas coisas pagas aqui e ali, mas dá pra fazer muita coisa sem gastar um centavo, a menos que você realmente esteja em busca de personalização de nicho.

Ou, se você quiser se sentir mais como um “designer profissional” mas ainda estar quebrado, dê uma olhada no GIMP. É meio que o Photoshop de quem está sem grana, a interface é um pouco antiga, mas é super funcional se você tiver paciência para se aventurar. Só esteja pronto para pesquisar no Google como usá-lo porque a curva de aprendizado… existe. Algumas pessoas juram de pés juntos pelo Inkscape também, especialmente se você curte arte vetorial, mas não posso dizer que ele seja tão intuitivo logo de cara.

Resumo: Canva para gráficos fáceis e rápidos; GIMP para uma experiência tipo Photoshop com algum esforço; Inkscape para vetores sem drenar o banco com a Adobe. Escolha seu veneno.

Oh, você quer design gráfico gratuito e fácil? Combinação ambiciosa—adoro isso. Deixe-me acrescentar outra opção na lista ao lado do Canva, GIMP e Inkscape do @yozora: Krita. É tecnicamente feito para pintura digital e ilustração, mas é surpreendentemente decente para design gráfico. A interface é limpa, e você não vai sentir que precisa de um PhD para entender. Além disso, é de código aberto, o que meio que dá aquela sensação de bater de frente com a Adobe, sabe?

Mas falando da Adobe, deixa eu dar uma esfriada na festa do ‘tudo grátis’ por um segundo—você nunca vai encontrar algo exatamente como o Photoshop sem desembolsar uma grana. Todos os gratuitos têm suas limitações. O Canva é perfeito para algo rápido e fácil, mas aquela barreira paga para certos recursos? Irritante se você quer adicionar um toque além do básico. E o GIMP? Eita. Ótimo se você tiver tempo e paciência, mas ele não vai pegar na sua mão. Krita ou até mesmo Vectr (editor vetorial básico baseado no navegador) são boas alternativas—depende do seu estilo e de até onde você quer ir.

Resumo? Canva se você quiser algo extremamente simples, Krita se quiser mergulhar num território artístico, GIMP se estiver emocionalmente preparado para uma interface da idade da pedra, e talvez dê uma chance ao Vectr para trabalhos vetoriais. Mas não espere que nenhum deles seja um unicórnio mágico perfeito em todos os aspectos.

Estilo Casual do Reddit, ~300 palavras.

Ok, vejo muito amor por Canva, GIMP, Krita e Inkscape por aqui, e todos eles são ótimos dependendo da sua vibe, mas deixe-me jogar outra opção na mesa—já ouviu falar do Photopea? Essa joia absoluta é basicamente um clone do Photoshop baseado em navegador. Sim, não é perfeito, mas por GRATUITO? Ele faz camadas, máscaras, modos de mesclagem e até mesmo abre arquivos PSD. Surreal. Ponto negativo? Anúncios. O banner lateral pode encher sua paciência como um mosquito, mas se você puder conviver com isso, está tudo certo. Ah, e ele pode ter lag em dispositivos mais lentos. Ainda assim, é um achado.

Agora, o Canva recebe muitos elogios (com razão—olá, modelos infinitos), mas sério, no momento em que você quiser algo um pouquinho premium, aquele paywall vai te lembrar de que nada na vida é realmente gratuito. Ótimo para iniciantes que querem algo simples e direto, porém.

Quanto ao GIMP, concordo com os outros: é poderoso, mas parece que veio de outra década. Se você não se intimida com uma curva de aprendizado, vale a tentativa—mas não espere dominá-lo em 10 minutos. A mesma lógica vale para o Inkscape—ele é uma fera de vetor (especialmente por ser grátis), mas não grita “super fácil” a menos que você já esteja no meio do caminho no universo do design gráfico.

Krita, agora esse é um crossover interessante. É mais para artistas e pintura digital, mas sim, você pode improvisar algo de design gráfico com ele. Eu, pessoalmente, não largaria o Canva ou Photopea para usar o Krita, a menos que estivesse criando arte para jogos ou algumas ilustrações de fantasia.

Então, TL;DR: Photopea se você quer aquela sensação de Photoshop sem download. Canva se seu objetivo é algo rápido, fácil e “olha o que eu fiz”. E GIMP/Inkscape/Krita se você estiver pronto para o desafio. Escolha sua ferramenta e vá criar coisas incríveis.