Eu apaguei acidentalmente vários clipes de vídeo da GoPro do meu cartão SD antes de fazer backup deles, e estou tentando encontrar uma maneira confiável de recuperá-los. Esses arquivos de filmagem são muito importantes, e preciso de ajuda para escolher o melhor software ou método de recuperação de vídeos da GoPro que realmente funcione.
Já passei por isso. É horrível.
A primeira coisa que eu faria é parar de usar o cartão SD agora mesmo. Nada de novos clipes. Nada de formatar. Nada de botão de reparo em aplicativos aleatórios. Quando uma filmagem da GoPro é apagada, os dados geralmente permanecem no cartão por um tempo. O problema é a sobrescrita. Mais um passeio, mais um clipe de teste, mais um erro, e suas chances diminuem.
Coisas que eu verificaria antes de usar um software de recuperação
- Se você paga por uma assinatura GoPro, entre na conta e verifique a Biblioteca de Mídia na nuvem e a pasta Lixeira.
- Coloque o cartão de volta na câmera uma vez e veja se a GoPro oferece seu próprio aviso de reparo de arquivo.
- Navegue pelo cartão em busca de arquivos LRV. Esses são os arquivos de visualização em baixa resolução. Não é o ideal, mas ainda é melhor do que nada se o vídeo completo sumiu.
Se a filmagem principal estiver faltando no cartão, eu tentaria o Disk Drill. Usei uma vez em um cartão de câmera depois de uma transferência malfeita, e ele recuperou mais do que eu esperava. A parte que vale a pena testar para mídia da GoPro é o modo Advanced Camera Recovery mostrado aqui:
Por que isso importa: as filmagens da GoPro costumam estar fragmentadas. A câmera grava o vídeo em partes espalhadas por todo o cartão, às vezes muitas delas. Alguns aplicativos de recuperação encontram pedaços, mas falham na hora de reconstruir o arquivo. Resultado final: você obtém um MP4 com o nome e o tamanho corretos, mas ele não abre. Ou reproduz 11 segundos e para. Já vi os dois casos.
O modo de câmera do Disk Drill foi feito para coisas como câmeras de ação, drones e câmeras veiculares, onde vídeo fragmentado é comum. Ele oferece suporte aos formatos da GoPro, incluindo MP4 e LRV, e tenta reconstruir a estrutura do arquivo em vez de entregar uma pilha de fragmentos quebrados.
Três coisas práticas que as pessoas ignoram
- Use um leitor de cartão. Não conecte a própria GoPro se não precisar. Conexões diretas com a câmera falham de maneiras estranhas.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Nunca os coloque de volta no mesmo cartão SD.
- Se o cartão apresentar erros, desconectar ou ler devagar, crie primeiro uma imagem byte a byte. Faça a varredura da imagem, não do cartão. É mais seguro.
Se você não gravou muito desde que as filmagens desapareceram, suas chances ainda são razoáveis. Não é garantido. Ainda vale a pena tentar antes de fazer qualquer outra coisa.
Se os clipes foram excluídos e você não gravou novas imagens depois, suas chances ainda são razoáveis.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de usar o cartão. Discordo um pouco sobre colocá-lo de volta na GoPro para testar coisas. Eu pularia essa parte, a menos que o cartão esteja estável e legível. Cada operação extra de gravação é um risco.
Quanto ao software, eu daria uma olhada primeiro no Disk Drill. Ele tende a se sair melhor com cartões de câmera do que muitos aplicativos genéricos de recuperação de arquivos excluídos, especialmente quando o vídeo da GoPro foi dividido em fragmentos. Isso importa em filmagens de câmeras de ação. Muito. Se você recuperar um MP4 e ele mostrar o tamanho de arquivo correto, mas não reproduzir, a fragmentação geralmente é o motivo.
Minha abordagem:
- Coloque o cartão SD em um leitor.
- Faça uma imagem do disco primeiro se o cartão estiver velho, com falhas ou lento.
- Escaneie com o Disk Drill.
- Visualize tudo o que ele encontrar antes da recuperação.
- Recupere para o seu computador, não de volta para o cartão SD.
Se o Disk Drill não encontrar os arquivos, o PhotoRec é uma alternativa gratuita. Ele é feio, mas às vezes consegue extrair dados brutos de vídeo de cartões danificados. A desvantagem é que os nomes dos arquivos e a estrutura de pastas geralmente se perdem, e os clipes da GoPro voltam bagunçados.
Também veja este vídeo se quiser um passo a passo claro sobre recuperação de arquivos de GoPro e cartão de câmera:
guia passo a passo para recuperar cartão SD de câmera
Mais uma coisa que muita gente deixa passar: a GoPro frequentemente salva arquivos auxiliares THM e LRV. Se você encontrar esses arquivos com timestamps correspondentes, eles ajudam a identificar quais clipes excluídos pertencem a qual sessão. Não é perfeito, mas ainda é útil.
Se os clipes foram apenas excluídos e o cartão não foi reutilizado, a recuperação ainda é bem possível. Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas sou um pouco menos otimista sobre confiar no comportamento da câmera ou em arquivos auxiliares para dizer muita coisa. Às vezes isso só faz você perder tempo quando deveria estar escaneando o quanto antes.
O que eu acrescentaria é o seguinte:
- Verifique se há corrupção em exFAT, não apenas exclusão. Muitos cartões GoPro parecem ter “arquivos excluídos” quando a tabela de arquivos na verdade está danificada.
- No Windows, você pode usar uma ferramenta como R-Studio ou UFS Explorer se o Disk Drill não encontrar resultados reproduzíveis. Eles são menos amigáveis para iniciantes, mas mais fortes quando o sistema de arquivos do cartão está bagunçado.
- Se os MP4s recuperados forem encontrados, mas não abrirem, tente Grau Video Repair Tool ou restore.media depois. Recuperação e reparo são duas etapas diferentes, e as pessoas confundem isso.
Para a primeira tentativa mais fácil, sim, o Disk Drill provavelmente é a escolha mais prática para recuperar vídeos GoPro em um cartão SD, porque lida com mídia excluída e filmagens fragmentadas de câmera melhor do que muitos aplicativos básicos de recuperação de arquivos. Eu usaria isso primeiro e depois partiria para ferramentas mais pesadas apenas se necessário.
Também vale a leitura: Dicas de recuperação de vídeos perdidos da GoPro Hero 8 de usuários reais
Uma verdade direta: se você gravou novas filmagens depois de excluir os clipes antigos, alguns deles podem ter sumido de vez. Não talvez. Sumiram mesmo. Mas se você parou a tempo, ainda há uma boa chance.
Estou com @suenodelbosque e @reveurdenuit na regra mais importante: trate esse cartão SD como evidência agora, não como armazenamento.
Pequena discordância com @mikeappsreviewer, porém: eu não colocaria o cartão de volta na GoPro só para ver o que acontece, a menos que você não tenha outra opção. Câmeras adoram gravar pequenos pedaços de metadados, e isso é exatamente o que você não quer.
Minha opinião: para clipes apagados da GoPro, Disk Drill é uma ótima primeira tentativa, porque as filmagens de câmeras de ação costumam estar fragmentadas, e ferramentas básicas de recuperação falham nisso.
Prós do Disk Drill
- fácil de usar
- bom com cartões SD e mídia de câmera
- o suporte de visualização ajuda a filtrar o lixo
- resultados acima da média com vídeo fragmentado
Contras
- não é a opção mais barata
- varreduras profundas podem demorar
- se o cartão tiver danos sérios no sistema de arquivos, talvez você ainda precise de algo mais avançado
O que eu faria de diferente em relação ao conselho habitual:
- recupere tudo da mesma sessão de gravação, não apenas os clipes ausentes
- mantenha também os arquivos recuperados LRV/THM
- classifique os resultados primeiro por carimbo de data e hora e tamanho do arquivo, não pelo nome do arquivo
- se os MP4 recuperados não puderem ser reproduzidos, isso não significa que a recuperação falhou, pode significar que o arquivo precisa de reparo depois
Então sim, Disk Drill provavelmente é o melhor lugar para começar. Se ele encontrar os clipes, mas eles estiverem corrompidos, mude do pensamento de problema de recuperação para pensamento de problema de reparo de vídeo. Essa distinção economiza muito tempo.