Estou procurando por um software de gestão confiável, adaptado para pequenas empresas. Meu sistema atual está desatualizado e causando ineficiências. Preciso de algo fácil de usar e econômico—alguma recomendação?
Se o seu sistema atual está desatualizado, honestamente, você provavelmente está perdendo tempo e dinheiro tentando mantê-lo funcionando. Pequenas empresas hoje precisam de software que simplifique as operações, não algo que pareça ter sido codificado durante a bolha da Internet. Considere o Zoho—a suíte deles cobre tudo, desde CRM até inventário e é bastante acessível. Se você está procurando simplicidade, o Wave é excelente para faturamento e gestão financeira básica, e adivinha só? É gratuito. Embora grátis às vezes signifique ‘limitado’, pode realmente atender suas necessidades.
Agora, se você quiser algo um pouco mais robusto (o que não é ruim se estiver escalando em breve), o QuickBooks Online é um nome forte por um motivo. Sim, é mais caro, mas é fácil de usar, oferece integrações e gerencia mais do que apenas contabilidade. Apenas esteja preparado para uma curva de aprendizado se você tem usado algo super básico até agora. Ah, e o Monday.com—ótimo para gerenciamento de projetos e colaboração em equipe se sua ineficiência vem da desorganização.
Por favor, poupe-se e evite softwares de nicho aleatórios com avaliações de 3 estrelas e interfaces mal projetadas. Encontrar suporte para esses sistemas é um pesadelo. Teste períodos gratuitos, sempre que possível—não faz sentido se comprometer antes de saber que funciona para as necessidades do seu negócio!
Se estamos falando de software de gestão para pequenas empresas, eu argumentaria contra sobrecarregar com plataformas de ‘milhares de recursos’ logo de cara. Claro, @cazadordeestrellas mencionou Zoho e QuickBooks, e ok, eles são sólidos. Mas para alguém que está saindo de um sistema ultrapassado, a última coisa que você precisa é de uma suíte de software que faça você se sentir como se estivesse passando direto para cálculo avançado depois de lutar com matemática básica.
Primeiro, confira o FreshBooks. É direto, fácil de usar, e o app móvel deles é realmente USÁVEL (diferente de alguns outros que já tentei e que mais parecem desenhos de giz de cera). Bônus: você pode integrar rastreamento de tempo, despesas e faturamento sem as complicações exageradas. E os preços? Decentes, não assustadoramente caros como o QuickBooks pode ficar se você começar a adicionar extras.
Além disso, ouso dizer, Trello + integrações pode ser o herói não reconhecido para equipes pequenas. Combine com algo como Xero se a contabilidade for seu gargalo—eles enfatizam a simplicidade e ainda oferecem uma aparência profissional e refinada sem parecer um trabalho escolar.
Por fim, preciso lançar um ‘cuidado’ aqui—você não precisa de tudo em uma só ferramenta. Um sistema que faz tudo pode soar tentador, mas pode acabar sendo um pesadelo se você estiver com equipe reduzida para gerenciá-lo. Cruze referências com avaliações (mais de 100, não três) e talvez evite aquelas startups chamativas que prometem ‘facilidade com IA’ mas entregam painéis confusos. A simplicidade cresce melhor.
Eu não recomendaria o ‘Wave’, a propósito. O @cazadordeestrellas mencionou que é gratuito (verdade), mas a menos que você esteja fazendo algo muito básico, você começará a ver suas limitações rapidamente. Não lida bem com crescimento na minha opinião. E aqueles upgrades? Muitas vezes decepcionantes.