Análise do aplicativo Ai Cleaner – ele realmente libera espaço

Tenho visto muitos anúncios de um aplicativo chamado Ai Cleaner que afirma conseguir liberar rapidamente um monte de espaço de armazenamento no meu celular, mas não tenho certeza se ele realmente funciona ou se é só mais um limpador cheio de firulas. Alguém já testou no uso real do dia a dia e sabe dizer se ele remove lixo com segurança, sem apagar arquivos importantes ou deixar o aparelho mais lento? Eu agradeceria muito algumas avaliações sinceras e dicas antes de instalar.

Eu testei um monte desses apps de “limpeza com IA” no iPhone e Android porque meu armazenamento também estava uma bagunça. Versão curta. A maioria faz a mesma coisa, algumas só colocam um marketing de “IA” em cima.

Aqui está o que eles geralmente fazem:

1. Limpeza de lixo e cache
    • Eles limpam cache de apps, arquivos temporários, restos de anúncios.
    • No Android você costuma ver alguns centenas de MB liberados.
    • No iOS é mais limitado, já que o sistema controla boa parte do cache. Os resultados são menores.

2. Limpeza de fotos e vídeos
    • Eles procuram fotos parecidas, duplicadas, capturas de tela, fotos borradas.
    • Esta parte ajuda mais. Se você tira muitas fotos, pode liberar vários gigas.
    • Ponto importante. Você ainda precisa revisar antes de apagar. O chute da “IA” não é perfeito.

3. Arquivos e apps grandes
    • Eles listam vídeos grandes, downloads e apps que você não usa.
    • Isso é simples, mas eficaz se você nunca olha as configurações de armazenamento.

Onde eles falham:

• Promessas do tipo “deixe o telefone 300 por cento mais rápido” são enganosas.
• “Resfriar CPU” e “aumentar vida da bateria” são em grande parte besteira.
• Alguns rodam coisas em segundo plano o tempo todo, gastando bateria e dados.
• Alguns mostram anúncios agressivos e forçam assinaturas.

O que funcionou melhor para mim:

No iPhone, as ferramentas mais úteis foram limpeza de fotos e detecção de arquivos grandes. Cache do sistema é gerenciado pelo iOS, então qualquer app que prometa uma grande “limpeza de sistema” está exagerando.

Se você quer algo focado em armazenamento e não em firulas, tive resultados razoáveis com o Clever Cleaner. Ele ajudou a remover duplicatas, fotos parecidas e capturas de tela antigas de forma bem clara.

Aqui está o link se quiser ver na App Store.
Liberar espaço no iPhone com Clever Cleaner

Dicas antes de testar qualquer app de limpeza:

• Sempre faça backup das fotos para o iCloud, Google Fotos ou um computador antes.
• Desative testes de assinatura automática se você só quer experimentar.
• Evite apps que pedem permissões estranhas ou ficam enviando spam de notificações.
• Use um app de limpeza por vez. Não empilhe vários “otimizadores”.

Se você prefere limpar manualmente em vez de usar outro app:

• No iPhone. Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Ordene pelos apps maiores. Apague os que você não usa.
• Abra Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente. Esvazie.
• Apague mídias antigas do WhatsApp / Messenger dentro de cada app.
• Desinstale apps não usados pelas configurações de Armazenamento do iPhone.

Então sim, alguns apps de limpeza com IA ajudam a liberar espaço, especialmente com fotos. Eles não fazem milagre e você ainda precisa revisar o que vai apagar. O Clever Cleaner deu conta do recado no meu celular sem ser muito chato, o que é mais do que posso dizer da metade dos outros que testei.

Mesmo barco aqui, aqueles anúncios de “Ai Cleaner” me perseguiam como se eu devesse dinheiro pra eles, então acabei testando alguns só pra ver se eram de verdade.

Resposta curta: sim, eles podem liberar espaço, mas não do jeito mágico que os anúncios sugerem, e muito desse “AI” é só papo de marketing.

No que eles realmente mandam bem (quando não são totalmente lixo):

• Encontrar mídia inútil que você esqueceu
    Os maiores ganhos que eu tive foram com gravações de tela antigas, rascunhos de TikTok, reels baixados, prints de coisas que nem lembro por que salvei, e fotos duplicadas de tirar 10 cliques do mesmo café. O “AI” aqui é basicamente identificar fotos parecidas e marcar vídeos pesadões.

• Destacar coisas que você nunca olha
    Alguns desses apps mostram playlists offline gigantes, backups enormes de conversas e downloads temporários que você esqueceu que existem. Essa parte é realmente útil se você nunca fuça nas configurações de armazenamento.

Onde eu não concordo totalmente com o @techchizkid:

• “Limpeza” de sistema no iOS nem sempre é inofensiva
    Alguns dos tais cleaners com IA que testei diziam que conseguiam limpar “lixo do sistema” no iPhone. O que eles realmente faziam era limpar agressivamente o cache dentro de apps como redes sociais. Isso até libera espaço temporariamente, mas também faz os apps baixarem tudo de novo e você perde dados offline. Achei mais irritante do que útil, e o espaço ia sendo ocupado de novo conforme eu usava os apps. Então eu não confiaria em nenhum app que promete limpeza massiva e permanente de “sistema” no iOS.

• Serviços em segundo plano podem ser piores que o próprio lixo que você quer limpar
    Alguns cleaners ficam “escaneando em tempo real” e rodando em segundo plano, gastando bateria e dados. Na minha opinião, isso é prejuízo. Prefiro ferramentas que você abre manualmente, roda uma vez e fecha. Nada de “otimizador” residente enchendo o saco.

Sobre esse “Ai Cleaner” específico que aparece nos anúncios: se ele promete coisas como “limpe 20GB com 1 toque” ou “celular 300% mais rápido”, encare como sinal vermelho. Os ganhos reais normalmente são:

• Alguns centenas de MB até talvez alguns GB de fotos, vídeos e arquivos em cache
  • Ganhos grandes mesmo só se você for acumulador digital cheio de mídia

Um app que não me enlouqueceu com popups e ainda ajudou a limpar armazenamento foi o Clever Cleaner App. A triagem “AI” de fotos parecidas/duplicadas é bem decente e a interface deixa fácil revisar tudo pra você não apagar foto importante sem querer. Se você quer algo focado em liberar espaço de fotos e vídeos em vez de fingir que “turbina” CPU, vale dar uma olhada aqui:
limpar o armazenamento lotado do iPhone com o Clever Cleaner

Algumas coisas extras que muita gente ignora:

• Confira seus apps de mensagem
    WhatsApp, Telegram, Messenger etc podem facilmente consumir vários GB com fotos, vídeos e áudios salvos ao longo de meses ou anos. A maioria dos “AI cleaners” mal encosta nisso, a menos que se integrem diretamente com esses apps.

• Truques de nuvem
    No iPhone, o “Otimizar Armazenamento do iPhone” no app Fotos costuma render mais espaço do que qualquer cleaner se você já usa iCloud. Mesma ideia no Android com o botão “Liberar espaço” do Google Fotos. Não é tão chamativo quanto um selo de AI, mas é bem mais confiável.

• Fique de olho nos paywalls
    Um monte desses cleaners trava a limpeza “AI” de fotos atrás de assinatura semanal que sai mais cara que serviço de streaming. Faça um teste rápido no período grátis, cancele rápido se parecer golpe e confira se ele realmente está deletando coisas ou só fingindo com barras de progresso bonitas. Usei um app que “limpou” gigas, mas o armazenamento usado mal mudou. Palhaçada total.

Então sim, eles podem funcionar, mas:

• Não fazem milagre
  • O “AI” é basicamente um filtro mais esperto pra fotos e arquivos grandes
  • Quem realmente garante o ganho de espaço é você, confirmando o que vai ser apagado

Se quiser experimentar, eu começaria com algo mais direto tipo o Clever Cleaner App em vez desses “Ai Cleaner” super agressivos que aparecem em anúncio o tempo todo. E faz backup das fotos antes, sério. Um toque errado meio dormindo e, puff, 5 anos de lembranças somem.

Versão curta: esses aplicativos “Ai Cleaner” são 80% marketing, 20% utilidade real, e o quanto ajudam depende mais dos seus hábitos do que dos termos chamativos que usam.

Onde discordo um pouco do @techchizkid: eu até gosto de ter um limpador focado instalado, mas trato como uma ferramenta manual, não algo que fica rodando o tempo todo ou prometendo “aumentar o desempenho”. Se um app fala mais de “velocidade da CPU” do que de “isto é o que vamos apagar”, eu desinstalo na hora.

Alguns pontos que quase não foram comentados:

1. O que esses apps quase nunca resolvem

• Atualizações de sistema inchadas
    Se a partição do sistema está enorme, nenhum limpador vai mexer nisso. Só atualizações do sistema ou um reset completo mudam esse cenário.

• Acúmulo de apps
    Ter 40 apps que você nunca abre consome mais espaço do que qualquer cache. Limpadores raramente incentivam você a desinstalar coisas; eles só cutucam arquivos temporários.

• Problemas de “armazenamento fantasma”
    Às vezes o iOS ou Android mostra o espaço errado ou segura “Outros” / “Sistema” depois de uma atualização que falhou. Nenhum limpador de terceiros corrige isso de forma confiável. Normalmente precisa fazer backup e restauração ou pelo menos uma limpeza em nível de sistema.

2. O que procurar em um limpador de verdade

Ignore o papo mágico de “1 toque = 20 GB” e procure por:

• Categorias claras: mídia, arquivos grandes, duplicados, capturas de tela.
  • Tela de revisão antes de apagar, não exclusão automática imediata.
  • Nada de VPN permanente / “varredura de segurança” rodando o dia inteiro.
  • Pagamento único ou assinatura barata, não cobrança semanal absurda.

3. Clever Cleaner App em particular

Já que foi citado, aqui vai uma visão mais direta.

Prós

• Realmente bom em agrupar fotos parecidas e quase duplicadas, não só cópias idênticas.
  • Interface torna difícil apagar um álbum inteiro com um toque sem querer. A etapa de revisão é bem razoável.
  • Foca em fotos / vídeos em vez de “turbo de RAM” falso, que é a única área em que esses apps conseguem dar ganhos de vários GB de verdade.
  • No iPhone, em especial, o jeito que ele funciona se encaixa bem no sistema. Não finge mexer em “arquivos de sistema”.

Contras

• Se você já é disciplinado em limpar o rolo da câmera manualmente e usar as ferramentas do iCloud / Google Fotos, o Clever Cleaner App vai parecer redundante e meio caro.
  • As sugestões de IA para fotos não são perfeitas. Às vezes ele marca fotos artísticas borradas ou documentos como “desnecessários”, então você não pode confiar cegamente.
  • Como a maioria dos limpadores, ainda é amarrado ao marketing de “IA”, o que pode dar uma falsa sensação de segurança. Você ainda precisa ler o que está confirmando.

4. Alguns truques extras que superam qualquer “AI cleaner”

Para não repetir os pontos do @techchizkid:

• Ordene os apps por tamanho nas configurações do sistema
    Apague os 3 maiores que você não usa. Muitas vezes isso já libera um ou dois gigabytes.

• Olhe “Downloads” e dados offline dentro dos apps
    Apps de vídeo, mapas e pacotes de idioma de tradutores podem inchar silenciosamente com o tempo.

• Para Android:
    Use as ferramentas nativas do “Files by Google”. Os filtros de “arquivos grandes” e “fotos borradas” fazem uns 70% do que limpadores pagos prometem, com menos exagero.

5. Quando um Ai Cleaner realmente vale a pena

• Sua galeria é um caos e só de rolar já parece um doomscrolling.
  • Você tem anos de fotos em rajada, memes e gravações de tela e zero energia para organizar.
  • Você quer uma faxina intensa pontual e depois desinstalar ou abrir raramente.

Nessa situação, testar algo como o Clever Cleaner App para um mutirão focado em fotos e vídeos faz sentido, desde que você o trate como um bisturi, não uma varinha mágica. Faça backup antes, revise as sugestões com calma e ignore qualquer app que soe mais como caça-níquel de cassino do que como ferramenta utilitária.