Meu cartão SD de repente parou de abrir no meu computador depois que movi algumas fotos e vídeos, e agora ele mostra erros ou simplesmente não mostra nada. Estou preocupado que o cartão esteja corrompido e preciso de ajuda para descobrir como recuperar os arquivos e fazer o cartão SD voltar a funcionar.
Eu odeio este porque ele costuma acontecer na pior hora. Você termina uma sessão, conecta o cartão SD, e o computador mostra um erro ou exibe um cartão vazio. Eu mesmo causei isso mais de uma vez ao remover o cartão rápido demais e torcer pelo melhor. Péssima ideia. A primeira coisa que eu diria a você é simples, pare de usar o cartão agora mesmo.
Não continue reinserindo-o no seu telefone, câmera ou notebook para verificar só mais uma vez. Cada gravação extra ou aviso do sistema aumenta a chance de sobrescrever os arquivos que você quer recuperar.
A ordem importa aqui. Primeiro recupere. Repare depois. Muita gente vai direto para a formatação, comandos de reparo ou qualquer coisa que o Windows sugira na janela pop-up. Fiz isso anos atrás e tornei a recuperação mais difícil do que precisava ser. Quando o sistema de arquivos está danificado, seus dados muitas vezes ainda existem. O índice está quebrado, nem sempre os arquivos.
Se as fotos ou o vídeo forem importantes, eu começaria com um software de recuperação antes de mexer nas ferramentas de reparo. Tive bons resultados com Disk Drill, principalmente porque não parece um projeto de laboratório e tem um recurso que eu gostaria que mais pessoas usassem, backup byte a byte.
Esta parte importa mais do que as pessoas pensam. Um cartão SD corrompido às vezes é um cartão SD desgastado. Se o hardware estiver falhando, varreduras repetidas são pesadas para ele. Disk Drill permite que você crie uma imagem completa do cartão, setor por setor, no seu computador. Depois disso, você trabalha a partir da imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente. Já vi cartões desaparecerem no meio da varredura, então esta etapa não é drama da minha parte.
Depois que seus arquivos forem recuperados, ou quando você decidir que os dados se foram e quiser colocar o cartão de volta em uso, aí sim comece a parte do reparo. Esta é a ordem que eu geralmente sigo.
1. Verifique primeiro as coisas chatas
Sim, é óbvio, mas ainda assim. Troque a porta USB. Troque o leitor. Esses pequenos adaptadores microSD falham bastante. Já tive um que parecia morto por uma hora e depois foi lido normalmente em um leitor diferente. Se você estiver usando um slot embutido no laptop, experimente usar um leitor de cartões USB separado. Às vezes, o problema não é o cartão.
2. Verifique no Gerenciamento de Disco
No Windows, clique com o botão direito em Iniciar e abra o Gerenciamento de Disco. Se o cartão aparecer lá, mas não tiver uma letra de unidade, o Windows não o mostrará corretamente no Explorador de Arquivos. Clique com o botão direito no volume, escolha Alterar letra de unidade e caminhos e depois atribua uma. Já tive cartões voltando instantaneamente depois de fazer isso. É uma solução estranha, mas acontece.
3. Execute a verificação de erros integrada
No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão SD, Propriedades, Ferramentas e depois Verificar. Esta é a primeira etapa de baixo risco. Ela procura problemas no sistema de arquivos e tenta corrigi-los. Eu uso isso antes das coisas de linha de comando.
4. Execute o CHKDSK se o reparo básico não ajudar
Abra o Prompt de Comando ou o Terminal como Administrador. Em seguida, execute chkdsk X: /r, substituindo X pela letra da unidade do cartão SD. A opção /r informa ao Windows para procurar setores defeituosos e recuperar dados legíveis quando possível. É lento em cartões grandes. Em um cartão de 128 GB, já aconteceu de ele ficar ali tempo suficiente para eu fazer café e esquecer que o iniciei.
5. Use o TestDisk se a partição estiver ausente
Se o cartão aparecer como não alocado, ou se a partição sumiu, vale a pena dar uma olhada no TestDisk. Sem interface bonita. Sem orientações passo a passo. Ainda assim, é uma das poucas ferramentas que já vi trazer um cartão “em branco” de volta à visualização ao reconstruir a tabela de partição. Se você se sente à vontade para ler os menus com atenção, é uma opção sólida.
6. Formate o cartão se o reparo falhar
Se nada mais funcionar, a formatação é a etapa de limpeza. Primeiro, faça a formatação padrão. Se isso falhar, a próxima coisa que eu tentaria é uma ferramenta de formatação de baixo nível. Para uso geral, fico com exFAT porque lida bem com arquivos grandes e funciona na maioria dos dispositivos.
Mais uma coisa. Se um cartão SD começar a corromper do nada, eu paro de confiar nele. O armazenamento flash se desgasta. A taxa de falha deixa de ser teórica quando isso acontece com os seus arquivos. Normalmente, aposento esses cartões de qualquer coisa importante e os substituo por algo de uma marca conhecida, como SanDisk ou Kingston.
E sim, aprendi isso da forma mais irritante, use Remover com segurança ou Ejetar. Pular essa etapa economiza talvez um segundo. Perder uma sessão custa muito mais do que um segundo.
Pare de tentar abri-lo repetidamente. Se o cartão montar uma vez a cada dez tentativas, ainda não copie nada dele. Primeiro, verifique se sua câmera ainda consegue lê-lo. Se a câmera enxergar as fotos, copie-as com um cabo USB da câmera, não pelo leitor de cartões. Já consegui fazer isso funcionar quando o Windows continuava se comportando de forma idiota.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre o momento de usar o CHKDSK. Em cartões SD instáveis, o CHKDSK já bagunçou nomes de pastas para mim e dificultou uma recuperação limpa. Eu o trato como uma etapa posterior, não inicial.
O que eu faria:
- Teste outro leitor e outro PC. Leitores baratos falham muito.
- Se o Windows reconhecer o tamanho do cartão, mas não conseguir abri-lo, faça uma imagem primeiro. O Disk Drill é bom para isso.
- Faça a varredura da imagem, não do cartão, para a recuperação.
- Se o cartão aparecer como RAW, ignore as ferramentas de reparo no início e recupere os arquivos.
- Após a recuperação, formate o cartão no SD Memory Card Formatter, não na formatação rápida do Windows. Ele corrige melhor problemas de alinhamento em alguns cartões.
Verifique também o Visualizador de Eventos no Windows. Procure por erros de disco ou ntfs exatamente quando você inserir o cartão. Se aparecerem erros repetidos de E/S, o cartão está morrendo, não corrompido.
Se você quiser um vídeo passo a passo, este é bom: como recuperar arquivos de um cartão SD corrompido
Se os arquivos forem muito importantes e o cartão desconectar no meio da leitura, pare por aí. Não continue mexendo nele. É aí que as pessoas pioram a situação.
Não tente “consertar” primeiro. Essa é a parte em que eu insistiria mais do que @mikeappsreviewer, e meio que em linha com @techchizkid. Se o cartão estiver aparecendo como vazio, RAW ou pedindo para formatar, trate isso primeiro como um trabalho de recuperação de dados e só depois como um trabalho de reparo.
Algumas coisas que eu acrescentaria e que eles não abordaram muito bem:
- Verifique a situação da proteção contra gravação do cartão. Adaptadores SD de tamanho normal podem ficar estranhos se aquela pequena trava lateral estiver solta. Já vi um adaptador com defeito fazer um microSD perfeitamente bom parecer morto.
- No Windows, abra o Gerenciador de Dispositivos. Se ele aparecer em Unidades de disco, mas não no Explorador de Arquivos, isso indica que o controlador ainda vê alguma coisa, o que é útil.
- No Mac, verifique o Utilitário de Disco e as Informações do Sistema. Às vezes o Finder age como se o cartão não existisse, mesmo quando o sistema operacional ainda o detecta.
- Se o cartão esquentar muito rápido, desconecte-o. Isso é um mau sinal, não um comportamento normal da memória flash.
Minha ordem seria:
- Tente outro leitor/adaptador.
- Tente outro computador.
- Se for detectado de alguma forma, faça uma imagem do disco.
- Recupere os arquivos da imagem com o Disk Drill ou algo parecido.
- Só depois disso, teste reformatar o cartão.
Além disso, discordo um pouco do pessoal do talvez continue usando se voltar a funcionar. Não. Quando um cartão SD começa a agir de forma suspeita, eu aposento ele de qualquer coisa importante. Eles são baratos. Fotos perdidas não são.
Se você quiser leitura extra, este tópico tem dicas práticas para recuperar arquivos de um cartão SD corrompido e cobre algumas abordagens de recuperação que as pessoas deixam passar.
E se o Disk Drill não conseguir criar uma imagem do cartão corretamente porque ele continua desconectando, pare de mexer nele. Esse é o ponto em que tentar resolver por conta própria pode piorar a situação, para ser sincero.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @techchizkid, @viajeroceleste e @mikeappsreviewer abordaram: verifique o cartão em um USB live Linux se o Windows continuar mostrando erros vagos. O Linux às vezes monta um cartão SD danificado como somente leitura quando o Windows simplesmente desiste. Se isso acontecer, copie os arquivos imediatamente para o seu disco rígido, não de volta para o cartão.
Também discordo um pouco de usar a verificação de erros integrada do Windows logo no início. Até isso pode alterar metadados. Se os arquivos forem importantes, minha preferência é:
- testar outro leitor
- testar um USB live Linux
- se for detectado, clonar ou criar uma imagem dele
- recuperar a partir da imagem
- só então tentar reparar ou formatar
Para criação de imagem e recuperação, o Disk Drill é razoável porque pode criar uma imagem de backup e escanear essa imagem em vez de forçar ainda mais o cartão. Prós: interface fácil, bom para fotos e vídeos, o recurso de criação de imagem é útil. Contras: não é a opção mais barata, varreduras profundas podem demorar um pouco e, se o cartão estiver falhando fisicamente de forma grave, ainda assim não fará milagres.
Outra coisa que as pessoas ignoram: inspecione os contatos. Contatos sujos ou oxidados podem fazer um cartão parecer corrompido. Limpe com cuidado usando álcool isopropílico e deixe secar completamente antes de tentar novamente.
Se a capacidade do cartão de repente aparecer errada, como 31 MB em vez de 64 GB, isso indica mais uma falha do controlador do que uma simples corrupção. Nessa fase, a recuperação por conta própria geralmente fica complicada rapidamente.