O armazenamento do meu iPhone está quase cheio porque o app Fotos tem anos de fotos, capturas de tela, duplicatas e downloads aleatórios. Não sei o que apagar primeiro, como fazer backup com segurança ou qual é a melhor forma de organizar tudo sem perder memórias importantes. Alguma dica para limpar as fotos do iPhone com eficiência?
A maior coisa que aprendi fazendo isso com cerca de 35.000 fotos e vídeos: não tente arrumar a biblioteca inteira à mão em uma única sessão maratona. Eu fiz isso primeiro e, depois de horas rolando, tocando, selecionando e apagando, mal parecia que eu tinha feito alguma diferença.
Uma forma melhor é resolver primeiro as coisas fáceis e depois usar uma ferramenta para as partes bagunçadas.
Comece com o app Fotos comum. Ele ainda é bom para lixo óbvio, especialmente se você usar o gesto de deslizar para selecionar várias fotos de uma vez em vez de tocar em cada uma delas. Eu também trabalharia a partir dos álbuns em vez da biblioteca principal. É mais fácil manter o foco quando você está olhando apenas capturas de tela, downloads, vídeos ou um grupo específico de fotos.
Verifique também se o álbum em que você está tem Selecionar Tudo. Se for um álbum de capturas de tela ou alguma outra pasta cheia de coisas que você já sabe que não quer, isso pode economizar muitos toques.
Onde o Fotos começou a ficar limitado para mim foi com duplicatas e quase duplicatas. O álbum Duplicatas integrado funcionava bem para cópias exatas, mas meu problema real eram coisas como fotos em sequência, dez versões da mesma imagem, capturas de tela antigas, Live Photos das quais eu não me importava mais e vídeos grandes ocupando espaço.
Foi aí que passei para o Clever Cleaner. Foi isso que acabou economizando mais tempo.
Ele agrupou fotos semelhantes, separou capturas de tela, encontrou vídeos grandes, sugeriu a melhor foto de um conjunto e me permitiu transformar Live Photos em imagens estáticas normais quando eu não precisava da parte em movimento. Em vez de passar por dezenas de milhares de itens individuais, eu revisava grupos menores que realmente faziam sentido. A revisão no estilo deslizar também ajudou, já que você decide em lotes em vez de uma foto por vez.
Ainda assim eu conferia as coisas antes de apagá-las, mas o app cuidava da maior parte da organização. O que parecia que ia levar vários fins de semana acabou sendo mais como um par de noites.
Se você também está tentando liberar armazenamento no iCloud, lembre-se de que o Fotos do iCloud é a mesma biblioteca em todos os dispositivos. Apagar uma foto do iPhone também a apaga do Fotos do iCloud. É isso que você quer se estiver fazendo uma limpeza geral, mas não é a mesma coisa que apenas remover algo do telefone enquanto o mantém no iCloud.
E depois de apagar um monte de coisas, esvazie Apagados Recentemente. Até que esse álbum seja limpo, as fotos ainda podem ocupar armazenamento, então seu número no iCloud pode não cair muito imediatamente.
Se o espaço de armazenamento for o principal problema, ataque os arquivos grandes antes de se preocupar com centenas de fotos normais. Para mim, os maiores ganhos foram:
- vídeos longos antigos
- gravações de tela
- capturas de tela
- Live Photos
- mídia aleatória salva de apps de mensagens
Apagar alguns vídeos esquecidos liberou muito mais espaço do que remover uma enorme pilha de fotos comuns.
Uma coisa que eu ainda faria no final é uma passada no computador, se você tiver um. Depois que o lixo óbvio saiu, conectei o iPhone ao meu Mac e fiz a organização mais minuciosa em uma tela maior. Comparar fotos semelhantes e organizar álbuns é simplesmente mais fácil assim.
Meu fluxo de trabalho básico seria:
- Use o Fotos primeiro para o lixo óbvio e use Selecionar Tudo onde fizer sentido.
- Use o Clever Cleaner para duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela, vídeos grandes e Live Photos.
- Esvazie Apagados Recentemente.
- Faça a limpeza final mais minuciosa em um Mac ou PC, se possível.
- Passe 10 a 15 minutos toda semana limpando novas capturas de tela, fotos borradas e duplicatas para que isso não se acumule de novo.
Isso foi muito mais rápido do que tentar enfrentar manualmente a biblioteca inteira em um único dia.
Um telefone que está cheio por causa de vídeos é um problema diferente de um telefone que está cheio por causa de 20.000 capturas de tela minúsculas. Eu verificaria primeiro Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos, porque isso diz se você precisa de um ataque de grande espaço ou apenas de uma limpeza de bagunça. Concordo com @mikeappsreviewer sobre não ficar rolando manualmente para sempre, mas eu iria com mais calma antes de apagar qualquer coisa em massa e faria um backup separado que não fosse apenas o Fotos do iCloud. O Fotos do iCloud faz sincronização, então se você apagar lá, desaparece em todos os lugares. Exporte as coisas importantes para um computador, disco externo, Google Fotos, OneDrive ou o que você considerar confiável, depois limpe. Depois disso, comece com vídeos e gravações de tela, depois capturas de tela, depois duplicatas ou fotos parecidas. Aplicativos como Clever Cleaner podem tornar essa última parte menos dolorosa, mas eu ainda trataria as sugestões dele como revisar isso mais rápido, não apagar às cegas.
Não exclua nada até saber se você está resolvendo o armazenamento do telefone ou o armazenamento do iCloud.
Essas são duas limpezas diferentes. Se o seu iPhone estiver cheio, mas você tiver bastante espaço no iCloud, a solução mais rápida pode ser ativar o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone. Isso mantém versões menores no telefone e armazena os originais no iCloud. Isso não é organização e não vai reduzir sua conta do iCloud, mas pode impedir que o telefone trave enquanto você faz a limpeza em um ritmo normal.
Concordo com o aviso acima sobre o Fotos do iCloud sincronizar exclusões em todos os lugares. A etapa extra que eu seguiria é chata, mas importante: depois de copiar as fotos para outro lugar, abra esse backup e verifique alguns vídeos antigos, Fotos Live e fotos aleatórias mais antigas antes de apagar do telefone. Um backup que você não verificou é mais um palpite do que uma garantia.
Quanto à ordem da limpeza, eu não começaria com fotos sentimentais da câmera. Comece com pastas de baixo risco: capturas de tela, gravações de tela, memes salvos, downloads, duplicatas e lixo de aplicativos. Depois lide com vídeos grandes. Deixe álbuns de família, viagem e importantes para depois, quando houver menos chance de você agir com pressa. Ferramentas como Clever Cleaner podem ser úteis para encontrar fotos parecidas, mas eu ainda evitaria aprovar grandes lotes de exclusão quando estiver cansado. É assim que a foto errada quase duplicada acaba sendo apagada.
Depois de excluir, esvazie Apagados Recentemente somente quando tiver certeza. Até lá, trate isso como seu botão de desfazer.
Um rolo de câmera de 60 GB sem cópia externa é uma limpeza bem diferente de um rolo de câmera de 60 GB que você já exportou e conferiu. Eu faria primeiro um pequeno backup para guardar para sempre e depois seria implacável apenas com o lixo criado por apps, como capturas de tela, recibos, códigos QR, salvamentos de papel de parede e fotos de entrega. Apps de limpeza podem ajudar a encontrar candidatos, mas não conseguem saber qual foto de aparência ruim ainda é importante para você.