Como faço para limpar arquivos no iPhone para liberar espaço de armazenamento?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e não tenho certeza de quais arquivos posso excluir com segurança sem perder nada importante. Já removi alguns apps e fotos, mas ainda continuo recebendo avisos de pouco armazenamento. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de limpar arquivos, liberar espaço e fazer meu iPhone voltar a funcionar normalmente.

Sempre achei a limpeza de arquivos no iPhone estranhamente escondida. Quando aprendi onde a Apple coloca as coisas, deixou de parecer aleatório.

Excluindo arquivos no app Arquivos no iPhone

O app Arquivos é onde eu continuava vendo PDFs, arquivos ZIP, downloads do Safari e anexos salvos do Mail.

Se você estiver removendo um arquivo ou uma pasta:

1. Abra o app Arquivos e vá até o item
  2. Pressione e segure o arquivo ou a pasta até o menu aparecer
  3. Role para baixo. No iOS 18, Excluir costuma ficar perto da parte inferior em vermelho com um ícone de lixeira
  4. Toque em Excluir

Se você estiver limpando vários itens de uma vez:

1. Toque no botão de três pontos no canto superior direito e escolha Selecionar
  2. Toque em cada arquivo que você quer remover
  3. Toque no ícone de lixeira na parte inferior

Excluindo uma pasta no Arquivos

As pastas funcionam da mesma forma. Pressionei e segurei a pasta, rolei para baixo até Excluir e depois toquei nela. Se você quer manter a pasta, mas esvaziá-la, abra-a primeiro, use Selecionar Tudo e depois remova o conteúdo por dentro.

Quando um arquivo se recusa a ser excluído

Encontrei isso mais de uma vez. O arquivo parecia ainda estar lá, mas o iCloud já o tinha movido ou sincronizado para fora. O app Arquivos ainda não tinha se atualizado, então o ícone ficou na tela como um resto.

1. Feche completamente o app Arquivos e depois abra-o de novo
  2. Se o arquivo ainda aparecer, reinicie o iPhone
  3. Depois de reiniciar, o iOS geralmente atualiza a lista local de arquivos e remove a entrada falsa

Liberando espaço local sem remover o arquivo do iCloud

Se você vir um ícone de nuvem ao lado de um arquivo, ele também está no iCloud. Excluí-lo o remove de todos os dispositivos vinculados ao seu ID Apple. Aprendi isso da pior forma uma vez, então parei de tocar em Excluir sem ter certeza.

Se o seu objetivo é ganhar espaço, procure por Remover Download. Isso tira a cópia local do telefone, mas deixa o arquivo no iCloud Drive. Depois, quando você tocar nele de novo, ele será baixado novamente.

Por que o armazenamento ainda parece cheio depois de excluir arquivos

Essa parte me confundiu. O iOS não apaga os arquivos excluídos imediatamente. Eles vão para Apagados Recentemente por 30 dias e ainda contam no armazenamento até você removê-los de lá.

Para apagá-los agora em vez de esperar:

1. Abra a aba Explorar no Arquivos
  2. Role para baixo até Apagados Recentemente em Localizações
  3. Toque nos três pontos, escolha Selecionar e depois Apagar Tudo

O app Fotos faz a mesma coisa. Fotos e vídeos excluídos ficam na própria pasta Apagados Recentemente, então você também precisa esvaziá-la separadamente.

Por que a limpeza do app Arquivos muitas vezes quase não altera o número do armazenamento

No meu telefone, os documentos quase nunca eram o problema real. Eram fotos e vídeos. Um vídeo antigo em 4K ocupava mais espaço do que uma pilha de PDFs. O mesmo vale para fotos em sequência. Você acha que está excluindo muita coisa, mas o armazenamento mal muda. Irritante, mas é isso.

A seção Duplicados integrada da Apple só encontra cópias exatas. Clever Cleaner verifica além disso e é grátis, sem anúncios nem assinatura.

Gostei da parte em que a aba Heavies lista os itens do maior para o menor e mostra o tamanho logo de cara. Isso facilitou encontrar vídeos grandes. A aba Similars agrupa fotos quase iguais e escolhe uma Melhor Foto, o que me ajudou a limpar rapidamente conjuntos bagunçados de fotos em sequência. Também há uma visualização por deslize para organizar mês a mês, para a esquerda excluir, para a direita manter. O processamento fica no telefone, então nada é enviado para fora.

Depois que limpei o app Arquivos manualmente e usei Clever Cleaner na minha biblioteca de fotos, ainda precisei esvaziar as duas pastas de Apagados Recentemente, uma no Arquivos e outra no Fotos, antes que o número de armazenamento do iPhone mudasse. Se você pular essa etapa, parece que nada aconteceu. Meio sem sentido, mas é assim que funciona.