O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e não tenho certeza de quais arquivos posso excluir com segurança sem perder nada importante. Já removi alguns apps e fotos, mas ainda continuo recebendo avisos de pouco armazenamento. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de limpar arquivos, liberar espaço e fazer meu iPhone voltar a funcionar normalmente.
Sempre achei a limpeza de arquivos no iPhone estranhamente escondida. Quando aprendi onde a Apple coloca as coisas, deixou de parecer aleatório.
Excluindo arquivos no app Arquivos no iPhone
O app Arquivos é onde eu continuava vendo PDFs, arquivos ZIP, downloads do Safari e anexos salvos do Mail.
Se você estiver removendo um arquivo ou uma pasta:
- Abra o app Arquivos e vá até o item
- Pressione e segure o arquivo ou a pasta até o menu aparecer
- Role para baixo. No iOS 18, Excluir costuma ficar perto da parte inferior em vermelho com um ícone de lixeira
- Toque em Excluir
Se você estiver limpando vários itens de uma vez:
- Toque no botão de três pontos no canto superior direito e escolha Selecionar
- Toque em cada arquivo que você quer remover
- Toque no ícone de lixeira na parte inferior
Excluindo uma pasta no Arquivos
As pastas funcionam da mesma forma. Pressionei e segurei a pasta, rolei para baixo até Excluir e depois toquei nela. Se você quer manter a pasta, mas esvaziá-la, abra-a primeiro, use Selecionar Tudo e depois remova o conteúdo por dentro.
Quando um arquivo se recusa a ser excluído
Encontrei isso mais de uma vez. O arquivo parecia ainda estar lá, mas o iCloud já o tinha movido ou sincronizado para fora. O app Arquivos ainda não tinha se atualizado, então o ícone ficou na tela como um resto.
- Feche completamente o app Arquivos e depois abra-o de novo
- Se o arquivo ainda aparecer, reinicie o iPhone
- Depois de reiniciar, o iOS geralmente atualiza a lista local de arquivos e remove a entrada falsa
Liberando espaço local sem remover o arquivo do iCloud
Se você vir um ícone de nuvem ao lado de um arquivo, ele também está no iCloud. Excluí-lo o remove de todos os dispositivos vinculados ao seu ID Apple. Aprendi isso da pior forma uma vez, então parei de tocar em Excluir sem ter certeza.
Se o seu objetivo é ganhar espaço, procure por Remover Download. Isso tira a cópia local do telefone, mas deixa o arquivo no iCloud Drive. Depois, quando você tocar nele de novo, ele será baixado novamente.
Por que o armazenamento ainda parece cheio depois de excluir arquivos
Essa parte me confundiu. O iOS não apaga os arquivos excluídos imediatamente. Eles vão para Apagados Recentemente por 30 dias e ainda contam no armazenamento até você removê-los de lá.
Para apagá-los agora em vez de esperar:
- Abra a aba Explorar no Arquivos
- Role para baixo até Apagados Recentemente em Localizações
- Toque nos três pontos, escolha Selecionar e depois Apagar Tudo
O app Fotos faz a mesma coisa. Fotos e vídeos excluídos ficam na própria pasta Apagados Recentemente, então você também precisa esvaziá-la separadamente.
Por que a limpeza do app Arquivos muitas vezes quase não altera o número do armazenamento
No meu telefone, os documentos quase nunca eram o problema real. Eram fotos e vídeos. Um vídeo antigo em 4K ocupava mais espaço do que uma pilha de PDFs. O mesmo vale para fotos em sequência. Você acha que está excluindo muita coisa, mas o armazenamento mal muda. Irritante, mas é isso.
A seção Duplicados integrada da Apple só encontra cópias exatas. Clever Cleaner verifica além disso e é grátis, sem anúncios nem assinatura.
Gostei da parte em que a aba Heavies lista os itens do maior para o menor e mostra o tamanho logo de cara. Isso facilitou encontrar vídeos grandes. A aba Similars agrupa fotos quase iguais e escolhe uma Melhor Foto, o que me ajudou a limpar rapidamente conjuntos bagunçados de fotos em sequência. Também há uma visualização por deslize para organizar mês a mês, para a esquerda excluir, para a direita manter. O processamento fica no telefone, então nada é enviado para fora.
Depois que limpei o app Arquivos manualmente e usei Clever Cleaner na minha biblioteca de fotos, ainda precisei esvaziar as duas pastas de Apagados Recentemente, uma no Arquivos e outra no Fotos, antes que o número de armazenamento do iPhone mudasse. Se você pular essa etapa, parece que nada aconteceu. Meio sem sentido, mas é assim que funciona.