O Facebook está ocupando muito armazenamento no meu iPhone, e percebi que o tamanho dos documentos e dados continua crescendo mesmo depois que eu excluo fotos e vídeos do aplicativo. Preciso de ajuda para descobrir como limpar com segurança o cache, os documentos e os dados do Facebook sem perder minha conta ou informações importantes.
Passei por essa bagunça há um tempo, com o mesmo sintoma. “Documentos e Dados” tinha engolido uma fatia enorme do armazenamento, e o iOS não estava me dizendo muita coisa. Parecia opaco de propósito.
O que fica ali são todos os restos dos apps. Arquivos de cache, cookies, sessões salvas, histórico, mídia baixada, lixo temporário. Apps sociais costumam ser ruins nisso. Se você rola muito o Instagram, Facebook ou TikTok, seu celular guarda pilhas de imagens e fragmentos de vídeo para o app parecer mais rápido depois. Com o tempo, seu armazenamento paga a conta.
Se você quiser reduzir um app primeiro, comece dentro do próprio app se ele oferecer uma opção de limpeza. O Facebook, por exemplo, tem configurações do navegador em que limpei cookies e cache do navegador interno. Ajudou um pouco. Só um pouco.
A solução que vi funcionar com mais frequência foi mais pesada. Apague o app e depois instale de novo. Desinstalar app não é a mesma coisa. Desinstalar app remove o binário do app e deixa os dados do app para trás, então a parte inchada continua no lugar. Se você quer que o lixo armazenado do app suma, use “Apagar App” em Armazenamento do iPhone. Depois de reinstalar, vi alguns apps caírem de gigabytes para quase nada.
Fotos é outra armadilha. As pessoas apagam um monte de fotos, depois ficam olhando as estatísticas de armazenamento e não recuperam nada. Normalmente os arquivos ainda estão em “Apagados Recentemente”. O iPhone os mantém lá por 40 dias. Se você precisa de espaço agora, abra Fotos, vá em Álbuns, role até “Apagados Recentemente” e esvazie você mesmo. Já vi esse ser o motivo inteiro de os números de armazenamento parecerem travados.
O meu ficou feio quando o espaço livre caiu demais. Perto dos últimos 1 a 2 GB, o celular começou a se arrastar de verdade. Câmera lenta para abrir. Apps fechando. Travamentos aleatórios por toda parte. Pelo que vi, pouco armazenamento livre faz um iPhone parecer velho bem rápido. O sistema precisa de espaço sobrando para arquivos temporários e, quando perde isso, tudo começa a ficar capenga. Bem capenga mesmo.
Passei tempo demais fazendo isso na mão. Anexos antigos de mensagens, clipes enormes esquecidos, fotos duplicadas, capturas de tela de que eu nunca precisei. As coisas se escondem bem. Acabei testando algumas ferramentas de limpeza, e a que continuei usando foi o Clever Cleaner. Eu esperava a armadilha de sempre, bloqueio por pagamento depois de um toque, anúncios a cada poucos segundos, resultados ruins. Não foi isso que encontrei aqui.
O que mais me ajudou foi a seção “Heavies”. Ela organizava a mídia por tamanho de arquivo, então os piores arquivos apareciam rápido. Sem adivinhação. Também existe uma seção “Similars” para fotos quase duplicadas, o que importou porque eu tendo a tirar cinco ou seis fotos da mesma coisa e guardar todas sem querer. Outra coisa de que gostei é que ele roda no dispositivo. Minhas fotos não estavam sendo enviadas para outro lugar. Ele também mostra o tamanho do arquivo antes da exclusão, o que facilitou decidir o que valia a pena remover.
Depois de limpar cerca de 8 GB, principalmente vídeos grandes e lixo que eu tinha esquecido que existia, a lentidão caiu muito. Se o número de armazenamento ainda se recusar a mudar depois da limpeza, reinicie o celular. Tive que fazer isso uma vez. Verificar se havia uma atualização do iOS também ajudou em outro aparelho. Se nada mais funcionar, olhe primeiro os caches dos apps, os anexos de mensagens e a lixeira de fotos. Pelo que vi, esses são os vilões de armazenamento mais comuns.
O Facebook no iPhone é ruim em manter tudo organizado. Excluir fotos ou vídeos dentro do app não limpa as cópias em cache que ele já armazenou. Então seus “Documentos e Dados” continuam aumentando.
Algumas coisas que vale a pena tentar, sem repetir demais o @mikeappsreviewer:
-
Desative o pré-carregamento de vídeos do Facebook.
Abra o Facebook, Menu, Configurações e Privacidade, Configurações, Mídia. Defina a reprodução automática como Somente Wi-Fi ou Nunca. Isso desacelera o crescimento futuro do cache. Não apaga a bagunça antiga, mas impede que o app volte a encher tão rápido. -
Limpe os dados do navegador interno do Facebook.
Menu, Configurações e Privacidade, Configurações, Navegador. Limpe os dados de navegação ali. É um pequeno ganho, mas remove dados de sites armazenados, cookies e histórico. -
Remova conteúdos baixados para uso offline dentro do Facebook.
Verifique itens salvos, rascunhos de postagens e quaisquer vídeos baixados, se você usa isso. Parte disso fica armazenada por mais tempo do que as pessoas esperam. -
Saia da conta, force o fechamento do app, reinicie o iPhone e entre novamente.
Eu sei, parece coisa da velha guarda. Ainda assim, já vi os números de armazenamento atualizarem após uma reinicialização quando o iOS estava mostrando estatísticas de uso desatualizadas. -
Observe o número de armazenamento por 24 horas.
Esta parte importa. Às vezes, o relatório de armazenamento do iOS demora para atualizar. Se o Facebook diminuir depois de uma reinicialização, o telefone precisava de tempo para recalcular.
Vou discordar um pouco da frase comum de que “apagar e reinstalar resolve tudo”. Funciona, sim. Mas se você usa muito o Facebook, o cache volta rápido, a menos que você também mude as configurações de mídia. Excluir o app é o reset. Mudar a reprodução automática é a prevenção.
Se você está limpando o telefone inteiro, não só o Facebook, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para fotos e arquivos grandes. Esta análise explica por que ele se destaca como um app gratuito de limpeza para iPhone: veja por que o Clever Cleaner funciona bem para liberar armazenamento no iPhone.
Se só o Facebook está enorme, a resposta direta ainda é esta: exclua o app, reinstale e depois reduza a reprodução automática para que ele não fique inchado novamente.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @boswandelaar disseram: verifique se o Facebook está armazenando uma tonelada de dados por meio do backup do iPhone e do comportamento de atualização em segundo plano, não apenas cache. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Facebook e compare o tamanho do app com o tamanho dos dados. Depois vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano e desative isso para o Facebook por alguns dias. O mesmo em Ajustes > Facebook > Fotos e deixe o acesso mais restrito se você não precisar de acesso total. Menos permissões às vezes significam menos lixo sendo indexado.
Além disso, o Safari pode fazer parte da bagunça se você abrir muitos links do Facebook por lá. Limpar os dados de sites do Safari às vezes ajuda se o seu uso estiver ligado a logins e visualizações do FB. Não é uma solução mágica, mas vale tentar.
Na verdade, eu meio que discordo que esperar 24 horas sempre conte toda a história. Às vezes, as estatísticas de armazenamento do iOS simplesmente estão erradas até reiniciar e passar por um ciclo de carga. Irritante, mas é verdade.
Se o seu celular inteiro estiver sem espaço, não só o Facebook, use o Clever Cleaner para encontrar rapidamente os arquivos de mídia que mais ocupam espaço. Para um passo a passo sobre como liberar armazenamento no iPhone e reduzir o inchaço dos apps, este vídeo sobre limpar o armazenamento do iPhone e dados ocultos de apps é mais fácil de seguir do que ficar fuçando sem rumo.
Versão curta: se os dados do FB continuarem enormes, provavelmente não são suas postagens, e sim tralha em cache. Limite a atividade em segundo plano, verifique os dados relacionados do navegador e depois apague/reinstale se necessário. Esse app é meio um goblin de armazenamento, pra ser sincero.
O grande ponto que ninguém disse de forma clara o suficiente: Documentos e Dados do Facebook podem incluir bancos de dados locais corrompidos, não apenas cache. Quando isso acontece, até uma limpeza normal dentro do app mal faz o número diminuir.
O que eu tentaria antes de apagar o app:
- Desative o acesso do Facebook ao microfone e à localização precisa se você não precisar deles. Às vezes, os apps mantêm arquivos temporários extras de mídia/sessão ligados a uploads, stories, check-ins e recursos próximos.
- Exclua rascunhos antigos de voz/vídeo do Facebook Messenger se você usa o Messenger separadamente. Muita gente culpa o Facebook quando é o Messenger que está acumulando armazenamento.
- Verifique o app Arquivos em busca de downloads relacionados ao Facebook. Algumas exportações e anexos salvos podem ficar fora do cache do app.
Eu meio que discordo da ideia de que a atualização em segundo plano seja uma grande causa por si só. Ela pode contribuir, claro, mas, na minha experiência, o verdadeiro vilão do armazenamento é o cache de vídeos e imagens.
Se você quiser a forma mais rápida de conferir a realidade:
- Anote o tamanho do Facebook em Armazenamento do iPhone.
- Use o app normalmente por 10 minutos no Wi‑Fi.
- Verifique o tamanho novamente.
Se ele aumentar muito, isso é rotação de cache, não seu conteúdo pessoal.
Para uma limpeza do telefone inteiro, o Clever Cleaner é útil para identificar a bagunça de mídia ao redor do problema. Prós: encontrar arquivos grandes com facilidade, limpar duplicados, layout simples. Contras: ele não limpa diretamente o sandbox protegido do app do Facebook, e as sugestões de limpeza ainda precisam ser revisadas para que você não apague coisas que queria manter.
Além disso, @boswandelaar, @jeff e @mikeappsreviewer têm razão ao dizer que reinstalar é o verdadeiro reset. Eu só acrescentaria: se o armazenamento aumentar de novo em até um dia, o problema é o comportamento do app, não o iOS mentindo sobre o espaço.