Como recuperar fotos apagadas de uma câmera Nikon após formatar o cartão SD?

Formatei acidentalmente o cartão SD da minha câmera Nikon antes de fazer backup das minhas fotos, e agora todas as minhas fotos desapareceram. Essas imagens são muito importantes, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar fotos apagadas de um cartão SD formatado de câmera Nikon sem piorar a situação.

Encontrei isso com um cartão SD da Nikon há algum tempo. Resumindo, sim, há formas gratuitas de tentar a recuperação, mas o que funciona depende do que aconteceu após a exclusão.

A primeira coisa que fiz foi parar de usar o cartão. Faça isso antes de qualquer outra coisa. Se você continuou fotografando depois que as fotos foram apagadas, as chances de recuperação caem rápido porque arquivos novos gravam por cima dos dados antigos. Depois de sobrescritas, essas fotos geralmente já eram.

Se o cartão ainda é montado no Windows, eu começaria com Disk Drill. O limite gratuito é de 100 MB. Isso é suficiente para alguns JPEGs, ou pelo menos o bastante para ver se os arquivos ausentes da Nikon ainda aparecem nos resultados da varredura antes de você gastar dinheiro.

O que fiz foi mais ou menos assim:

1. Desliguei a câmera, retirei o cartão SD e o coloquei em um leitor de cartões.
  2. Instalei o Disk Drill no PC, não no cartão SD.
  3. Abri o aplicativo, escolhi o cartão SD e iniciei Search for lost data.
  4. Usei Universal Scan. Para casos simples de exclusão, costuma ser a primeira opção mais segura.
  5. Esperei a varredura terminar e depois verifiquei as prévias para ver se as imagens abriam corretamente.
  6. Selecionei os arquivos que eu queria e cliquei em Recover.
  7. Salvei tudo no computador, nunca de volta no mesmo cartão.

Se os seus arquivos ausentes tiverem mais de 100 MB e você não quiser pagar, PhotoRec é a resposta gratuita mais comum que o pessoal menciona em fóruns, por um motivo. Funciona. Já vi ele recuperar fotos de cartões que outras ferramentas não conseguiram. A desvantagem é que a interface parece meio rústica, não há um fluxo de visualização prático, e os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes bagunçados e sem as pastas originais. Não é difícil em um sentido técnico profundo, mas é irritante.

Uma coisa que muita gente ignora: o RAW da Nikon importa aqui. Se você fotografou em NEF em vez de JPEG, verifique o suporte ao formato antes de perder tempo escaneando. Algumas ferramentas gratuitas lidam bem com fotos normais e depois tropeçam em formatos RAW.

Eu também verificaria os lugares mais óbvios antes da recuperação. Se você já copiou o cartão para o laptop, importou para o Lightroom, usou o SnapBridge ou estava com sincronização em nuvem ativa, suas fotos talvez já existam em outro lugar. Uma vez encontrei um conjunto perdido em uma pasta antiga de importação e me senti meio bobo depois de passar uma hora escaneando.

A ordem prática que eu seguiria:

1. Pare de usar o cartão SD imediatamente.
  2. Use um leitor de cartões, não a câmera via USB.
  3. Tente Disk Drill primeiro se 100 MB forem suficientes para o seu caso.
  4. Use o PhotoRec se precisar de uma opção totalmente gratuita e não se importar com um processo mais desajeitado.

Se o cartão estiver danificado, apresentar erros de leitura ou o computador nem o detectar, eu não continuaria mexendo nele com ferramentas aleatórias. Para fotos importantes, eu pararia por aí e entregaria a um serviço de recuperação. Já vi pessoas piorarem a situação tentando várias coisas por horas.

A formatação em uma Nikon geralmente apaga a tabela de arquivos, não os dados das fotos imediatamente. Portanto, suas melhores chances vêm de fazer menos, não mais. Pare de usar o cartão. Não tire mais nenhuma foto. Não o formate novamente.

Concordo com @mikeappsreviewer na primeira parte, mas eu acrescentaria uma coisa. Antes da recuperação, faça uma imagem completa do cartão SD se o seu PC conseguir lê-lo. Use algo como USB Image Tool ou Win32 Disk Imager. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se uma verificação travar ou o cartão começar a apresentar erros, você ainda terá uma cópia limpa. As pessoas pulam essa etapa e se arrependem.

Para cartões Nikon, preste atenção aos tipos de arquivo:

1. JPEG, mais fácil de recuperar e visualizar.
  2. NEF RAW, maior e mais lento para verificar.
  3. Vídeo MOV ou MP4, frequentemente fragmentado e mais difícil.

O Disk Drill é uma boa primeira escolha porque lida bem com formatos comuns de câmera e mostra as pré-visualizações de forma clara. Se você vir seus arquivos Nikon NEF ou JPG na pré-visualização, suas chances são razoáveis. Eu classificaria os resultados da verificação por tipo de arquivo e data primeiro. Isso economiza tempo.

Mais uma coisa. Formatação rápida e formatação completa são diferentes. Uma formatação rápida na câmera geralmente deixa muitos dados recuperáveis. Uma formatação completa com sobrescrita é outra história e as taxas de recuperação caem bastante.

Se os arquivos forem importantes o suficiente, pule os experimentos depois de uma única verificação sólida e leve a um laboratório. Aqui está um tópico útil com recomendações do Reddit sobre recuperação de fotos e experiências de usuários, dicas urgentes de recuperação de fotos de fotógrafos.

Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade, nunca de volta no cartão SD da Nikon. Essa é a parte em que as pessoas mais erram.

Se o cartão Nikon foi formatado na câmera e depois não foi usado novamente, a recuperação ainda é bem possível. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @techchizkid, mas sou um pouco menos entusiasmado com a ideia de jogar um monte de aplicativos de recuperação no cartão logo de cara.

O que eu faria primeiro seria verificar se o cartão foi formatado rapidamente ou realmente sobrescrito. A maioria das formatações feitas na câmera Nikon é basicamente uma limpeza rápida do índice, não um apagamento real. Isso significa que as fotos ainda podem estar lá, apenas invisíveis para a câmera.

Algumas coisas que as pessoas esquecem:

• Tente o cartão em outro leitor se ele estiver se comportando de forma estranha. Leitores de cartão ruins causam falsa corrupção o tempo todo.
  • Procure em pastas ocultas como DCIM, MISC e, às vezes, diretórios temporários estranhos se a formatação não tiver sido concluída totalmente.
  • Se você fotografou em RAW+JPEG, talvez recupere apenas uma versão de cada foto, então não entre em pânico se a contagem parecer errada.
  • Se o cartão SD for um microSD em um adaptador, o próprio adaptador pode ser o problema. Já vi isso mais de uma vez.

Eu ainda usaria o Disk Drill como uma das primeiras opções sérias porque é fácil organizar os resultados de JPG e NEF da Nikon, e a visualização deixa óbvio se os arquivos são reais ou apenas entradas inúteis. Mas antes de recuperar, salve os resultados da varredura e recupere para uma unidade totalmente diferente. Não para o mesmo cartão. É assim que as pessoas transformam um erro recuperável em algo permanente.

Um lugar que vale a pena conferir para ver um passo a passo simples é este guia de software de recuperação de cartão SD para fotos perdidas da câmera.

O único ponto em que meio que discordo de @techchizkid é o conselho de ir rápido para um laboratório. Se o cartão estiver legível e você não tiver gravado novos dados, uma varredura cuidadosa em casa geralmente é suficiente. Se o cartão estiver apresentando erros, desconectando ou mostrando 0 bytes, então sim, pare de mexer nele e considere uma recuperação profissional.