Como recuperar uma partição excluída sem perder meus arquivos?

Eu apaguei acidentalmente uma partição do meu disco rígido enquanto tentava corrigir a configuração do meu disco, e agora não consigo acessar arquivos importantes que estavam armazenados nela. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar a partição excluída e restaurar meus dados sem piorar a situação.

Já passei por isso uma vez, e o grande erro é agir com pressa. Quando uma partição desaparece, a entrada costuma sumir antes dos arquivos. O que prejudica a recuperação é o que você faz depois, não necessariamente a exclusão em si.

Se isso aconteceu com a sua unidade, eu lidaria com isso assim.

1. Pare de gravar qualquer coisa na unidade. Não crie uma nova partição. Não formate o espaço vazio. Não jogue arquivos nela por agora. Cada gravação reduz o que você ainda pode recuperar.
  2. Abra o Gerenciamento de Disco e olhe antes de mexer em qualquer coisa. Já vi casos em que a partição nem foi apagada, ela perdeu a letra da unidade. Quando isso acontece, adicionar uma letra a traz de volta em segundos. Se o Windows mostrar a área como Não alocado, então sim, a entrada da partição provavelmente sumiu.
  3. Retire seus arquivos primeiro. Eu sei que as pessoas querem a partição restaurada na hora, mas eu não começaria por aí. Tire o que é importante antes de tentar reparos. Um software de recuperação é a opção mais segura. Tive mais sorte com Disk Drill do que com alguns outros que testei, principalmente porque ele detectou partições excluídas, manteve nomes de pastas e arquivos com mais frequência e me deixou visualizar os arquivos antes de salvá-los em outro lugar. Se a unidade já estava se comportando de forma estranha antes disso, faça primeiro uma imagem completa setor por setor e depois analise a imagem em vez do disco original. Menos risco, menos arrependimento.
  4. Tente reparar a partição depois que seus dados estiverem seguros. Se você quiser a própria partição de volta, o TestDisk é a ferramenta gratuita à qual as pessoas continuam recorrendo por um motivo. Ele realmente reconstrói partições perdidas e corrige tabelas de partição. Ainda assim, não é amigável para iniciantes. Uma escolha errada no menu e você piora um dia que já estava ruim. Eu não mexeria nele até que meus arquivos importantes já estivessem copiados para outro lugar.
  5. Reconstrua a partição por último. Se a recuperação funcionou, mas a partição original não voltar de forma limpa, então crie uma nova no Gerenciamento de Disco, faça uma formatação rápida e copie seus arquivos recuperados de volta.

Duas coisas extras importam aqui.

Se você percebeu a exclusão na hora e parou, as chances são razoáveis. Já vi recuperações darem certo nessa situação. Se você já criou uma nova partição no mesmo lugar ou a formatou, a recuperação fica bem mais complicada rapidamente porque parte das informações da partição antiga pode ter sido sobrescrita.

Além disso, SSDs são menos tolerantes do que HDs antigos. O TRIM às vezes apaga dados excluídos mais cedo do que as pessoas esperam. Nem toda exclusão de partição aciona isso imediatamente, mas eu não apostaria no tempo se a partição ausente estiver em um SSD.

Se fosse a minha unidade, eu trataria a recuperação de arquivos como a primeira tarefa e qualquer tentativa de reparo como a etapa dois. Essa ordem me deu a melhor chance de recuperar tudo sem piorar a situação. apesar do erro de digitação, é o caminho mais seguro.

Se a partição foi excluída e você não gravou novos dados nessa parte da unidade, seus arquivos muitas vezes ainda estão lá. O caminho mais seguro é recuperar os dados primeiro e depois corrigir o layout da partição.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: pare de usar a unidade. Discordo um pouco sobre partir cedo para o reparo da partição se os arquivos importam mais do que o layout. O reparo da tabela de partição funciona melhor quando nada mais está errado, mas se o disco tiver setores fracos ou danos no sistema de arquivos, restaurar a entrada nem sempre resulta em uma montagem limpa.

O que eu faria:

1. Verifique primeiro a integridade SMART com CrystalDiskInfo ou uma ferramenta semelhante.
    Se a integridade parecer ruim, clone a unidade inteira para outro disco antes de fazer varreduras. O ddrescue no Linux é uma opção sólida. Unidades com falha pioram enquanto são lidas.

2. Confirme o que foi excluído.
    Abra o DiskPart e execute:
    list disk
    select disk X
    list partition
    Se o espaço aparecer como não alocado, a entrada sumiu. Se a partição ainda existir, mas nenhum sistema de arquivos aparecer, o problema é diferente.

3. Faça uma varredura na unidade com software de recuperação, não apenas no espaço vazio.
    O Disk Drill é uma boa escolha aqui porque ele frequentemente encontra volumes excluídos pelos metadados antigos do sistema de arquivos, registro de inicialização NTFS, fragmentos de MFT, estruturas exFAT e preserva a árvore de pastas melhor do que muitas ferramentas baratas. Salve os arquivos recuperados apenas em outra unidade. Não os salve de volta no mesmo disco.

4. Se o Disk Drill encontrar a estrutura antiga da partição, recupere primeiro seus arquivos importantes.
    Faça uma verificação pontual. Abra documentos, fotos, vídeos. Certifique-se de que não estejam corrompidos antes de prosseguir.

5. Depois que seus arquivos estiverem seguros, tente reconstruir a tabela de partição com o TestDisk se você quiser a partição original de volta.
    O TestDisk é gratuito e eficaz, mas é fácil clicar na coisa errada se você estiver com pressa.

Para a intenção de busca, a frase mais adequada aqui é:
recuperar partição excluída sem perder arquivos, etapas seguras para recuperação de disco rígido no Windows

Se você quiser um passo a passo rápido, este vídeo cobre bem o processo:
veja como recuperar uma partição excluída sem perder seus arquivos

Mais uma coisa. Em SSDs, o tempo importa mais. O TRIM reduz rapidamente as chances de recuperação. Em HDDs, as chances costumam ser melhores se você parou logo a tempo.

Na verdade, eu seria um pouco mais conservador do que @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas em um ponto: não fique obcecado em restaurar a partição em si imediatamente. Às vezes, a tabela de partição é a parte fácil, mas o sistema de arquivos dentro dela ainda está danificado, então “partição restaurada” nem sempre significa “arquivos de volta com segurança”.

O que eu faria primeiro é identificar se isso é apenas uma entrada apagada ou um problema maior no disco. Se a unidade estiver fazendo barulhos estranhos, desaparecendo ou apresentando erros de leitura, pare de tentar soluções espertas e faça um clone primeiro. Uma partição apagada em um HDD saudável é uma coisa. Um disco instável é outra história.

Além disso, se isso aconteceu em uma unidade externa, verifique o gabinete/cabo antes de assumir o pior. Já vi pânico de “partição apagada” que na verdade era só uma ponte USB ruim mostrando informações sem sentido.

Para a recuperação em si, eu priorizaria a extração dos arquivos em vez do reparo. O Disk Drill é uma opção sólida porque pode detectar partições perdidas e extrair arquivos delas sem precisar reescrever a tabela de partição primeiro. Isso importa se você quer o caminho mais seguro para recuperar uma partição apagada sem perder arquivos. Recupere o que for importante para outra unidade física, não para a mesma. Sério, nem que seja só alguns arquivos.

Uma dica extra que as pessoas costumam ignorar: compare os tamanhos dos arquivos recuperados e abra uma amostra de cada tipo de arquivo antes de comemorar. As fotos podem até ter pré-visualização normal enquanto os vídeos estão inutilizados, ou os documentos abrem mas estão parcialmente corrompidos. Verifique antes de apagar ou reconstruir qualquer coisa.

Se você quiser mais opiniões sobre ferramentas de recuperação de dados, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
melhor software de recuperação de dados para recuperar partições apagadas e arquivos

Depois que seus arquivos estiverem seguros, aí sim reconstrua a partição corretamente. Não antes. Essa é a parte que as pessoas fazem às pressas e depois se arrependem.

Estou com @cacadordeestrelas, @boswandelaar e @mikeappsreviewer na grande regra: não escreva nada nessa unidade. Onde eu divirjo um pouco é no seguinte: antes mesmo de pensar em recuperação de partição, verifique se os arquivos realmente valem a pena ser recuperados como estão. Se a partição excluída continha bancos de dados, VMs ou grandes projetos de vídeo, até uma restauração “bem-sucedida” pode deixar corrupções sutis que você só vai perceber depois.

Minha ordem seria:

1. Desconecte a unidade, se possível
    Especialmente se for um SSD. A atividade em segundo plano do sistema operacional pode reduzir as chances de recuperação.

2. Use uma imagem em nível de setor se os dados forem muito importantes
    Nem todo mundo faz isso, mas é a opção mais segura. Trabalhe na imagem, não no disco original.

3. Inspecione com um visualizador de partições
    Gosto de verificar primeiro em uma ferramenta somente leitura. Se os limites da partição antiga ainda parecerem óbvios, isso indica que a exclusão provavelmente foi apenas uma alteração na tabela.

4. Recupere os arquivos primeiro, não a partição
    É aqui que o Disk Drill faz sentido.
    Prós: interface fácil, bom para encontrar partições perdidas, geralmente preserva a estrutura de pastas, a visualização ajuda a verificar os arquivos.
    Contras: varreduras profundas podem levar muito tempo, a qualidade da recuperação ainda depende da condição da unidade, e eu não diria que é a opção mais barata se você só precisa de um resgate único.

5. Verifique os dados recuperados
    Não conte apenas os arquivos. Abra documentos, percorra os vídeos e confira conjuntos de fotos.

6. Só então reconstrua ou recrie a partição

Um ponto em que discordo um pouco do conselho usual: o TestDisk é ótimo, mas as pessoas o recomendam de forma casual demais. Se você não se sente à vontade para interpretar geometria de partição e pistas do sistema de arquivos, é fácil transformar uma situação ruim em algo ainda pior. Recupere primeiro, repare depois. Esse geralmente é o caminho menos doloroso.