Como vejo quanto armazenamento há no meu iPhone?

Meu iPhone diz que o armazenamento está quase cheio, mas não sei ao certo onde ver o espaço total restante ou o que está ocupando esse espaço. Preciso de ajuda para encontrar os ajustes de armazenamento do iPhone para que eu possa liberar espaço e evitar problemas com fotos, apps e atualizações.

Sempre preciso procurar isso porque a Apple esconde a parte útil atrás de dois menus.

Onde eu verifiquei

Abra Ajustes, depois Geral, depois Armazenamento do iPhone. Essa tela mostra o panorama completo. No topo, há uma barra colorida dividida em categorias como apps, fotos, dados do sistema e algumas outras. Abaixo dela, você verá a quantidade usada em relação à capacidade total, algo como 54 GB de 256 GB usados.

Role um pouco e você verá a lista app por app com os números de armazenamento ao lado de cada um. Na maioria dos celulares que já mexi, Fotos fica perto do topo e ocupa mais espaço.

Se você só quiser saber o tamanho bruto de armazenamento do aparelho, pule o painel e vá em Ajustes, Geral, Sobre. Procure por Capacidade. Esse é o armazenamento interno com que seu iPhone veio de fábrica.

Por que o total de armazenamento parece diferente toda vez

Percebi que o número varia mesmo quando eu não fazia nada. O iOS continua gravando arquivos temporários, limpando caches, reindexando coisas e movendo itens em segundo plano. Dados do Sistema é a pior parte nisso. Aumenta, diminui e depois aumenta de novo.

Se o total parecer estranho, reinicie o celular e verifique de novo depois que ele estabilizar por um minuto. Já vi o número informado parecer mais consistente após uma reinicialização do que durante o uso normal.

iCloud é separado, ponto final

O armazenamento do seu iPhone e o armazenamento do seu iCloud são duas coisas diferentes. Um iPhone de 64 GB continua sendo um iPhone de 64 GB mesmo que você pague por 2 TB de iCloud. O plano na nuvem oferece outro lugar para guardar suas coisas, não adiciona espaço local dentro do aparelho.

Para ver o armazenamento do iCloud, toque no seu ID Apple no topo de Ajustes e depois abra iCloud.

Pouco espaço livre deixa o celular mais lento

Essa parte costuma passar batida. Quando o celular está lotado, o desempenho cai. Já vi apps travarem, a câmera demorar mais para abrir e a rolagem ficar engasgada quando o espaço livre ficou baixo demais. O iOS precisa de folga para arquivos de cache e tarefas em segundo plano. Quando não sobra espaço, tudo parece apertado.

Então verificar o armazenamento não serve só para abrir espaço para fotos ou um app novo. Isso afeta como o celular se comporta no dia a dia.

O que me ajudou a liberar espaço

As sugestões integradas ao Armazenamento do iPhone são boas para remover apps não usados, mas no meu celular a grande bagunça era a mídia. Fotos, vídeos, capturas de tela, duplicatas inúteis. Foi aí que o número mudou.

Clever Cleaner foi a ferramenta mencionada para isso, e a parte útil foi como ela organizava as coisas de um jeito que a Apple não faz.

A seção Capturas de Tela mostra o tamanho do arquivo de cada captura antes de você apagá-la. Gostei de ver os números primeiro porque algumas capturas eram minúsculas e não valiam mexer, enquanto outras tinham se acumulado em alguns gigabytes.

A seção Maiores coloca os arquivos mais pesados no topo. Se o seu celular está cheio de vídeos longos, gravações de tela ou clipes gigantes no modo 4K, isso encontra tudo rapidamente.

A seção Similares agrupa fotos quase duplicadas e escolhe a melhor imagem. Já tive fotos em sequência em que dez imagens pareciam iguais, e limpar isso em lotes liberou mais espaço do que eu esperava. O processamento fica no aparelho, o que eu prefiro.

Depois que limpei cerca de 15 GB, a lentidão que eu estava vendo praticamente parou e o número de armazenamento deixou de variar tanto.

O que significa Dados do Sistema

Essa é a categoria vaga que a Apple não explica bem. Inclui dados de apps em cache, arquivos da Siri, histórico do Safari, arquivos temporários, sobras de streaming e outras sujeiras do sistema. Normalmente você não consegue apagar tudo isso em um único menu.

Reiniciar remove parte disso. Limpar os dados do Safari também ajuda. Vá em Ajustes, Safari e depois Limpar Histórico e Dados dos Sites.

Também já vi apps sociais guardarem uma quantidade absurda de cache local. Apagar e reinstalar esses apps reduz o lixo armazenado por eles, e parte disso acaba diminuindo o total de Dados do Sistema também.

Se você quiser o número rapidamente, verifique dois lugares.

Ajustes > Geral > Sobre.
Isso mostra a Capacidade total e o espaço Disponível do seu iPhone. Eu prefiro esta página pelos números diretos porque ela é menos poluída do que o gráfico de armazenamento.

Depois, vá em Ajustes > Privacidade e Segurança > Relatório de Privacidade dos Apps se você acha que os apps estão pesados por causa da atividade em segundo plano. Não é uma página de armazenamento, mas ajuda a identificar apps dos quais você esqueceu e não precisa. Excluir 2 ou 3 apps abandonados muitas vezes libera mais espaço do que mexer com arquivos pequenos.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Reiniciar às vezes muda a leitura do armazenamento, mas se o seu celular diz que está cheio, o principal problema geralmente são mídias grandes e apps antigos, não o número oscilando.

Melhores lugares para liberar espaço rapidamente:

1. Mensagens, vídeos antigos e anexos de fotos se acumulam.
  2. Downloads em apps de streaming como Netflix, Spotify, YouTube.
  3. Arquivos offline da Lista de Leitura do Safari.
  4. Memos de Voz, se você grava áudio.
  5. GarageBand, iMovie e outros apps da Apple que você nunca usa.

Para fotos, um app de limpeza ajuda se sua biblioteca estiver bagunçada. Clever Cleaner vale a pena conferir, e este texto explica bem: limpador gratuito para iPhone para apagar fotos duplicadas e arquivos grandes.

Mais uma coisa. Tente manter pelo menos 5 a 10 GB livres. Os iPhones começam a ficar estranhos quando o armazenamento fica muito baixo.

Eu verificaria um lugar que as pessoas estranhamente ignoram: Arquivos e downloads offline. @mikeappsreviewer falou do menu principal de armazenamento, e @yozora mencionou alguns vilões escondidos, mas se o seu iPhone parece “cheio sem motivo”, abra o app Arquivos > Explorar > No Meu iPhone e procure sobras enormes de edições, ZIPs, downloads ou pastas de apps. Coisas podem ficar lá para sempre.

Além disso, para fotos, não basta só apagar e ir embora. Esvazie Apagados Recentemente no Fotos ou o espaço não vai voltar na hora. Isso confunde muita gente.

Uma pequena discordância: não acho que Sobre seja a melhor página se você está tentando resolver o problema. Tudo bem para ver números, claro, mas Armazenamento do iPhone é onde ficam as recomendações úteis de limpeza, especialmente descarregar apps.

Se a sua fototeca está uma bagunça, o Clever Cleaner é realmente uma das opções mais úteis para encontrar duplicatas, fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes sem ficar procurando para sempre. Se você quiser dar uma olhada rápida, este vídeo é uma boa opção: veja o Clever Cleaner limpar fotos duplicadas e arquivos grandes no iPhone

Mais uma coisa: se o Mail estiver ocupando muito espaço, remova e adicione de novo a sua conta de Mail. Parece bobo, mas funciona mais vezes do que deveria. O gerenciamento de armazenamento da Apple às vezes é meio um circo.

Eu pularia uma coisa pela qual as pessoas ficam obcecadas: o número exato de disponível. Ele pode oscilar o dia todo porque o iOS está constantemente armazenando em cache, indexando e limpando arquivos temporários. O que importa mais é qual categoria está crescendo.

Meu atalho para isso é este:

• Observe a barra de armazenamento em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
  • Depois toque nas categorias que não parecerem óbvias
  • Verifique especialmente:
    • Mensagens para anexos gigantes
    • Apps de TV/Música/Podcasts para downloads offline
    • Arquivos para ZIPs e exportações restantes
    • Apagados Recentemente em Fotos e Arquivos

Pequena discordância com @yozora e @mikeappsreviewer: reiniciar pode ajudar o número a parecer mais limpo, claro, mas se o armazenamento estiver realmente apertado, reiniciar é mais uma verificação de sanidade do que uma solução.

Além disso, se você usa o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone, seu celular pode parecer mais cheio ou mais vazio dependendo do que foi baixado recentemente. Então não entre em pânico se a leitura mudar.

Sobre o Clever Cleaner:
Prós: rápido para duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela e vídeos grandes. Mais fácil do que procurar manualmente.
Contras: você ainda precisa revisar os resultados com cuidado, e apps de limpeza são mais úteis para bagunça de fotos, não para todo problema de armazenamento.

@viajeroceleste tinha razão ao mencionar Arquivos e Apagados Recentemente. É aí que o espaço perdido misterioso costuma se esconder.