Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon enquanto examinava as imagens no cartão de memória, e agora estou tentando descobrir se há alguma forma de recuperá-las. Essas fotos são realmente importantes, e preciso de ajuda com a recuperação de fotos da Canon, a recuperação do cartão de memória e os passos mais seguros para evitar piorar a situação.
Eu trataria isso como uma pequena emergência. Se você apagou fotos de um cartão SD da Canon, pare de usar o cartão agora mesmo. Nada de foto de teste. Nada de clipe curto. Não fuce mais na câmera além do necessário. E, se a câmera ou o computador pedir para formatar ou corrigir o cartão, ignore.
O que eu já vi em cartões da Canon é simples. A lista de arquivos é removida primeiro. Os dados das fotos muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Então a janela para recuperação ainda está aberta, mas piora toda vez que você grava algo novo no cartão.
A primeira coisa que eu faria seria tirar o cartão SD da câmera. Se for um cartão SD padrão com a pequena trava lateral, deslize-a para a posição de bloqueio. Isso não vai restaurar nada por si só. Mas ajuda a impedir gravações acidentais, o que importa mais do que as pessoas imaginam.
Em seguida, use um leitor de cartões e conecte o cartão ao computador dessa forma. Eu pularia a conexão da câmera Canon via USB para esse trabalho. Pela minha experiência, um leitor de cartões direto dá aos aplicativos de recuperação uma chance mais limpa de ler o que restou. Além disso, não salve arquivos no cartão. Não execute o CHKDSK no Windows. Não execute o Primeiros Socorros no Mac. Essas ferramentas tentam reparar estruturas de armazenamento, não recuperar fotos apagadas, e eu já vi elas piorarem um cartão problemático.
Para a recuperação, use um software de recuperação de arquivos feito para mídia apagada. Disk Drill é uma opção que eu consideraria aqui. Ele lê tipos comuns de imagem da Canon, incluindo formatos RAW, e o recurso de pré-visualização ajuda bastante. A pré-visualização economiza tempo porque você consegue ver quais arquivos ainda abrem antes de despejar um monte de nomes corrompidos no seu disco.
O fluxo de trabalho normal é assim:
- Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, nunca no cartão SD.
- Coloque o cartão da Canon em um leitor de cartões.
- Abra o aplicativo e escolha o cartão SD na lista de dispositivos.
- Execute uma varredura completa ou universal.
- Verifique a área de arquivos apagados ou perdidos.
- Restrinja os resultados para fotos ou formatos RAW.
- Faça a pré-visualização do que encontrar.
- Recupere os arquivos bons para o seu computador ou outra unidade externa, não de volta para o mesmo cartão SD.
Eu também verificaria os lugares chatos antes de fazer qualquer coisa mais elaborada. Se essas fotos foram copiadas para um computador antes, procure na Lixeira no Windows ou no Lixo no Mac. Depois confira qualquer serviço de backup ou sincronização que estivesse em execução, como Histórico de Arquivos, Time Machine, Google Drive, iCloud, OneDrive ou Canon image.canon. Já vi gente entrar em pânico por causa de um cartão e depois encontrar a sessão inteira no sincronismo em nuvem uma hora mais tarde. Meio bobo, mas do tipo bom de bobo.
Suas chances são melhores se a exclusão aconteceu recentemente e o cartão ficou intocado depois. Se você continuou fotografando nele, algumas imagens ainda podem voltar, embora outras possam estar danificadas ou faltando em partes. Então é isso, a ordem importa. Pare de usar o cartão. Faça a varredura. Faça a pré-visualização dos arquivos antes de restaurar. Salve as fotos recuperadas em outro lugar.
Depois de um susto desses, eu normalmente paro de confiar no cartão pelo resto do dia. Talvez seja exagero, talvez não. Os cartões SD adoram escolher o pior momento possível.
Sim, você ainda tem uma chance.
Se as fotos foram excluídas do cartão Canon e você não continuou fotografando, as taxas de recuperação costumam ser altas. Em cartões SD, a exclusão geralmente remove primeiro a entrada do arquivo. Os dados da imagem permanecem até que novos dados os substituam. Então o tempo importa.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar o cartão. Mas discordo um pouco em um ponto. A trava de bloqueio nos cartões SD ajuda a evitar erros, mas alguns leitores a ignoram, então não a trate como uma armadura. O melhor a fazer é remover o cartão e trabalhar em um computador com um leitor.
Algumas coisas para verificar antes da recuperação:
- Se você fotografou em RAW+JPEG, uma das versões ainda pode estar lá.
- Procure um problema de pasta DCIM oculta no seu computador.
- Se o cartão foi apenas formatado rapidamente, as chances de recuperação ainda costumam ser razoáveis.
- Se a câmera mostrar erro no cartão, faça primeiro uma imagem do cartão se você souber como.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma das melhores opções para fotos Canon excluídas e recuperação de arquivos RAW. Classifique os resultados por tipo de arquivo e tamanho do arquivo. Arquivos CR2 ou CR3 grandes com pré-visualizações são suas melhores apostas. Arquivos sem pré-visualização ou com tamanhos estranhamente pequenos geralmente já eram.
Também vale dar uma olhada rápida se você quiser um guia visual sobre como recuperar fotos excluídas de um cartão SD de câmera:
assista a este passo a passo de recuperação de fotos de cartão SD de câmera
Mais uma coisa que muita gente ignora. Depois de recuperar qualquer coisa, teste o cartão. Faça uma formatação completa na câmera, depois fotografe e copie um lote. Se ele voltar a se comportar de forma estranha, aposente-o. Cartões SD falham de maneiras burras. Triste, mas verdade.
Você provavelmente consegue, mas eu acrescentaria uma coisa na qual nem @mikeappsreviewer nem @shizuka realmente insistiram o suficiente: verifique se as fotos foram realmente excluídas ou apenas ocultadas por uma estrutura de pastas bagunçada. Cartões Canon podem ficar estranhos, quando a câmera não mostra nada, mas os arquivos ainda estão lá em DCIM ou em alguma pasta CANONMSC perdida. No Windows, ative os arquivos ocultos. No Mac, use o Captura de Imagem também, não só o Finder, porque o Finder às vezes se comporta mal com mídia de câmera.
Se os arquivos foram realmente excluídos, sim, software de recuperação é o caminho. O Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de fotos Canon, especialmente se você precisa de suporte a RAW CR2 ou CR3 e quer visualizar antes de restaurar. Eu não perderia uma eternidade testando cinco aplicativos grátis milagrosos primeiro, é assim que as pessoas desperdiçam a janela segura de recuperação.
Uma pequena discordância do conselho habitual: se o cartão estiver fisicamente instável, não fique escaneando ele repetidamente. Uma passada cuidadosa é mais inteligente do que dez desesperadas. Leituras constantes em um cartão falhando podem piorar as coisas.
Além disso, se isso importa para SEO e futuros leitores, isto é basicamente uma útil discussão sobre recuperação de fotos de cartão SD Canon.
Se o Disk Drill encontrar as imagens e as prévias parecerem normais, recupere-as para o seu computador imediatamente. Se nada tiver prévia, a pior resposta possível é que algumas delas talvez já tenham sido sobrescritas. Essa parte é meio ruim, mas é a resposta honesta.