iPad antigo ficando cada vez mais lento - o que posso fazer?

Meu iPad antigo tem ficado mais lento com o tempo, e agora os apps demoram uma eternidade para abrir, os vídeos travam e até a navegação básica parece lenta. Não tenho certeza se isso é causado pelo armazenamento, por uma versão desatualizada do iPadOS ou por problemas na bateria, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de melhorar o desempenho de um iPad antigo sem substituí-lo.

iPad antigo travando demais

Aconteceu comigo também em um iPad de 6ª geração. O meu ficou tão lento que eu tocava no Safari, esperava, ficava olhando, tocava de novo, e depois me arrependia de ter tocado de novo. O YouTube era pior. Parecia quebrado, mas o meu não estava morto. Estava entupido.

Antes de gastar com um substituto, eu tentaria primeiro algumas correções chatas. Elas ajudaram mais do que eu esperava.

Se a lentidão começou depois de uma atualização

Não julgue na hora. Depois de uma atualização do iPadOS, o sistema continua fazendo trabalho de limpeza em segundo plano, indexando arquivos, organizando fotos, reconstruindo coisas. O meu ficou quente e lento por horas. Uma vez até continuou estranho até o dia seguinte.

Eu deixei ele quieto por um tempo e depois fiz uma reinicialização completa. Não modo repouso. Desligamento total, depois liguei de novo. Solução simples, mas já vi isso limpar lixo preso na memória e impedir que processos aleatórios continuem travados.

Armazenamento costuma ser a primeira coisa que eu verifico

Esse ponto é muito ignorado. Quando o armazenamento está lotado, iPads mais antigos começam a ficar bem arrastados. A Apple menciona manter espaço livre disponível, mas pelo que eu vi, 1GB livre não basta em um aparelho envelhecido. Se você estiver com menos de mais ou menos 10 a 15 por cento de espaço livre, o desempenho tende a cair.

Por que isso importa:

• Os apps precisam de espaço para arquivos de cache
  • O iPadOS precisa de espaço temporário para atualizações e dados provisórios
  • A multitarefa fica pior quando o armazenamento está quase cheio

Eu costumava apagar coisas manualmente, principalmente capturas de tela, fotos duplicadas e apps antigos que eu tinha esquecido que existiam. Uma enorme perda de tempo. Eu limpava um pouco, e aí o armazenamento enchia de novo logo em seguida.

O que me poupou tempo foi o Clever Cleaner. Eu não esperava muito, mas foi uma das poucas ferramentas que continuei usando.

Algumas coisas se destacaram para mim:

• A seção Heavies facilitou encontrar arquivos gigantes rapidamente
  • A seção Similars encontrou fotos quase duplicadas e imagens borradas inúteis
  • Ele mostrava os tamanhos dos arquivos com clareza, incluindo capturas de tela
  • Ele fazia a varredura no próprio aparelho, o que eu gostei porque não queria minha biblioteca de fotos enviada para outro lugar

Eu limpei cerca de 5GB na primeira vez. A diferença foi imediata no meu. Alternar entre apps pareceu menos travado, e abrir coisas passou a levar menos tempo.

Ajustes que valem a pena em um iPad antigo

Eles não deixam o chip mais rápido. Mas reduzem a sobrecarga visual, e em hardware antigo isso faz diferença.

Reduzir Movimento

Vá em Acessibilidade e ative Reduzir Movimento.

Isso remove boa parte das animações de zoom e deslizamento. Meu iPad pareceu mais rápido logo depois que eu ativei. Mesmo hardware, mesmos apps, menos espera pelas animações terminarem.

Reduzir Transparência

Já que você está lá, abra Tela e Tamanho do Texto e ative Reduzir Transparência.

Isso reduz os efeitos de desfoque em menus e painéis. Em aparelhos mais antigos, esses efeitos parecem pesar mais do que as pessoas imaginam.

Desative a Atualização em Segundo Plano

Eu desativaria sem pensar duas vezes.

O caminho é Ajustes > Geral > Atualização em Segundo Plano.

Um monte de apps fica ali verificando atualizações que você nem pediu. Notícias, compras, redes sociais, tranqueira aleatória. Enquanto isso, o app que você está usando fica com menos folga para funcionar. Desligar isso também ajudou na bateria do meu.

Às vezes o iPad não está lento, seu Wi‑Fi é que está

Uma vez eu corri atrás de “lentidão do iPad” e o problema era a minha rede. Wi‑Fi antigo de 2,4GHz fazia as páginas parecerem lentas e o buffer de vídeo dava a impressão de que o aparelho estava devagar.

Se o seu roteador tiver 5GHz, conecte o iPad nele e teste de novo. No meu, as coisas da web ficaram mais suaves na hora.

Se o Safari for o principal problema, limpe os dados salvos dele:

Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites

Pequeno aviso: isso desconecta você dos sites. Ainda assim vale a pena tentar se o Safari tiver anos de acúmulo.

Quando eu pararia de tentar resolver

Se o iPad não suportar mais as versões atuais do iPadOS, eu começaria a olhar um modelo recondicionado mais novo. Em algum momento a idade pesa.

Se ele ainda recebe atualizações, eu ainda não descartaria. Muitos desses tablets parecem “velhos” por causa de armazenamento cheio, ajustes visuais pesados, atividade em segundo plano e anos de lixo em cache. O meu parecia acabado. Não estava. Precisava de limpeza.

Então, se o seu estiver se arrastando, eu faria isto nesta ordem:

• Espere um pouco depois das atualizações
  • Reinicie completamente
  • Libere espaço real de armazenamento
  • Ative Reduzir Movimento
  • Ative Reduzir Transparência
  • Desative Atualização em Segundo Plano
  • Verifique se o gargalo é o Wi‑Fi
  • Limpe os dados do Safari se o problema for navegação

Essa lista fez meu iPad antigo voltar a ficar utilizável. Novo, não. Mas utilizável, sim. Às vezes isso já basta.

Comece pela bateria, porque as pessoas pulam essa parte. iPads mais antigos com baterias desgastadas costumam reduzir o desempenho sob carga. Se a saúde da bateria estiver ruim, o iPad parece lento mesmo com armazenamento livre. A Apple oculta a saúde da bateria em muitos iPads, então talvez você precise do diagnóstico do Suporte da Apple ou de uma assistência técnica para verificar a contagem de ciclos e a queda de tensão.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre o armazenamento, mas eu não culparia o iPadOS primeiro. Hardware antigo somado a uma bateria fraca é uma combinação comum. Se os vídeos travam enquanto o aparelho esquenta, isso me aponta mais para envelhecimento da bateria ou limitação térmica do que apenas bagunça.

Algumas coisas que eu faria.

1. Verifique o comportamento da bateria.
    Descarga rápida, desligamentos aleatórios, calor ou lentidão durante tarefas simples são maus sinais.

2. Remova apps web pesados.
    Facebook, Instagram e alguns apps de compras são verdadeiros pesos em iPads antigos. Use o Safari para eles por uma semana e compare.

3. Reduza a carga dos widgets.
    Widgets demais na Tela de Início continuam puxando dados. Remova os não essenciais.

4. Redefina todos os ajustes.
    Não apague. Redefina todos os ajustes. Isso limpa configurações problemáticas, problemas de rede, dicionários do teclado e ajustes estranhos de tela.
    Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPad > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes

5. Teste o iPad offline.
    Se apps locais engasgam mesmo com o Wi-Fi desligado, o problema está no aparelho, não na internet.

6. Restaure para os ajustes de fábrica se nada mais funcionar.
    Faça backup, apague e configure como novo primeiro. Não restaure o backup imediatamente. Esse teste importa. Às vezes os backups trazem a bagunça de volta.

Se o armazenamento estiver apertado, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para limpar rapidamente a bagunça de fotos. Além disso, esta análise é uma leitura decente se você quiser um resumo simples do que ele faz na limpeza do iOS, veja por que o Clever Cleaner ajuda a liberar espaço no armazenamento do iPhone.

Se o iPad tiver 2 GB de RAM ou menos, há um limite rígido. Nesse ponto, nenhum ajuste resolve tudo. Muitas vezes, um recondicionado é a escolha mais inteligente.

Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @chasseurdetoiles realmente insistiram o suficiente: verifique quais apps estão simplesmente velhos demais ou pesados demais para esse iPad agora.

Muita gente assume que o iPad está lento, quando na verdade são 3 ou 4 apps problemáticos consumindo recursos. Abra Ajustes > Armazenamento do iPad e veja a lista de apps. Se um app estiver usando uma quantidade estranha de Documentos e Dados, apague-o e reinstale-o. Desinstalar apps sem apagar os dados é aceitável, mas em iPads realmente antigos tive resultados melhores apagando completamente os piores culpados e começando do zero. Safari, YouTube, Facebook, Chrome e Teams costumam ser os suspeitos de sempre.

Além disso, meio que discordo da ideia de que atualizar é sempre a melhor opção. Às vezes, o iPadOS mais recente que seu modelo suporta é tecnicamente compatível, mas não funciona exatamente bem em hardware antigo. Se você já atualizou, tudo bem, mas eu não ficaria obcecado em correr atrás de cada pequena atualização se o dispositivo é antigo e está estável no momento.

Outra coisa para testar é a pressão sobre a RAM livre. iPads antigos engasgam quando há abas demais abertas, apps demais suspensos e sobreposições de picture-in-picture ou vídeo ativas. Feche as tranqueiras que você nunca usa. As pessoas dizem que o iPadOS gerencia isso automaticamente, e tudo bem, em teoria. Na vida real, hardware antigo fica temperamental.

Um truque inteligente de diagnóstico:

• Coloque em Modo Avião
  • Force o fechamento de todos os apps
  • Reinicie
  • Abra apenas Notas, Ajustes e Fotos

Se até isso parecer lento, provavelmente é idade do hardware, desgaste da bateria ou limites térmicos.
Se isso parecer ok, a lentidão é mais provavelmente específica de app, específica do navegador ou relacionada à rede.

Quanto ao calor, tire a capa por um dia e teste de novo. Parece bobo, mas algumas capas grossas retêm calor o suficiente para fazer um iPad mais antigo reduzir desempenho mais rápido durante vídeo ou navegação.

E sim, se o armazenamento faz parte do problema, o Clever Cleaner é um atalho decente para limpar fotos duplicadas, arquivos gigantes e outros lixos sem ficar procurando para sempre. Se você quiser ver isso de uma forma mais útil, esta é uma demonstração sólida: como o Clever Cleaner ajuda a liberar rapidamente o armazenamento do iPhone e iPad

Se o iPad ficou lento em literalmente todos os apps, mesmo depois da limpeza, talvez você simplesmente já tenha chegado ao estágio de o hardware estar velho e cansado. É meio ruim, mas às vezes essa é a resposta real.

Eu destacaria um ponto que os outros só tocaram de leve: desgaste do tipo de armazenamento. Em iPads realmente antigos, o próprio armazenamento flash pode ficar mais lento após anos de gravações, especialmente se ficou quase cheio por longos períodos. Então, mesmo depois da limpeza, instalações, aberturas de apps e coisas pesadas em cache ainda podem parecer travadas. Não é um assunto muito comentado, mas é bem real em dispositivos envelhecidos.

Onde eu discordo um pouco de @caminantenocturno é em forçar o fechamento dos apps o tempo todo. No iPadOS, fazer isso constantemente pode na verdade fazer alguns apps reiniciarem mais devagar e gastar mais energia. Eu só fecharia os infratores óbvios.

O que eu verificaria de diferente:

• Logs de análise: Ajustes > Privacidade e Segurança > Análise e Melhorias > Dados de Análise. Se você vir o mesmo app travando repetidamente, esse app pode ser o causador da lentidão.
  • Sobrecarga do Mail: Caixas de e-mail enormes e anos de anexos podem tornar a indexação mais lenta. Remova e adicione novamente as contas de e-mail mais pesadas.
  • Loucura de abas: Safari/Chrome com 100 abas abertas é brutal para iPads antigos com pouca RAM.
  • Sites pesados em anúncios: Experimente o Firefox Focus ou um bloqueador de conteúdo. Às vezes, “iPad lento” na verdade é “a web moderna é horrível”.
  • Carregador/cabo: Estranho, mas um carregamento instável pode aumentar o calor e piorar o desempenho durante o uso.

Sobre o Clever Cleaner especificamente, se a sua biblioteca do Fotos estiver uma bagunça, ele é útil.

Prós

• jeito rápido de encontrar duplicatas/fotos parecidas
  • ajuda a identificar arquivos grandes sem ter que procurar manualmente
  • mais fácil do que fazer a limpeza manual

Contras

• não vai corrigir bateria ruim nem hardware fraco
  • apps de limpeza só conseguem fazer até certo ponto dentro das limitações do iPadOS
  • ainda é preciso revisar antes de apagar qualquer coisa importante

Como @chasseurdetoiles e @mikeappsreviewer já cobriram bem bateria e limpeza geral, meu critério é simples: se uma instalação limpa ainda engasga no Notes, Ajustes e vídeo offline, o iPad simplesmente está velho. Nesse ponto, pare de ajustar e comece a substituir.