Estou tentando limpar o cache do Twitter/X no meu iPhone porque o aplicativo está ocupando muito armazenamento e funcionando lentamente. Antes de fazer isso, quero saber se limpar o cache vai me desconectar, apagar rascunhos ou remover alguma configuração salva. Alguém fez isso recentemente no iOS?
A coisa mais rápida e segura para tentar é limpar o próprio armazenamento do X dentro do app. Isso não vai apagar suas publicações, favoritos, seguidores nem contas. Essas informações ficam nos servidores do X. Você só está removendo arquivos temporários que seu celular salvou enquanto você navegava.
A configuração fica meio escondida. Abra o X, toque no ícone do seu perfil no canto superior esquerdo e depois vá em Configurações e suporte > Configurações e privacidade > Acessibilidade, exibição e idiomas > Uso de dados. Role até o fim e procure por Armazenamento.
Você verá duas áreas de armazenamento diferentes ali:
- Armazenamento de mídia é o cache de imagens, GIFs, prévias de vídeo e outras mídias que o X carregou enquanto você navega. Se você tocar em Limpar armazenamento de mídia, esses arquivos temporários serão apagados e isso não desconecta você da conta.
- Armazenamento da web é para páginas e cookies de links que você abriu no navegador interno do X. Limpar armazenamento de páginas da web normalmente só remove dados em cache de sites. Limpar todo o armazenamento da web também remove cookies, então essa opção pode desconectar você.
Se o X estiver mostrando algum número absurdo no Armazenamento do iPhone, como 10 GB ou 20 GB, os botões dentro do app podem não ser suficientes. Nesse caso, a melhor saída é usar o recurso de descarregar do iOS em vez de apagar o app.
Vá em Ajustes do iPhone > Geral > Armazenamento do iPhone > X e toque em Desinstalar App. Não toque em apagar. Descarregar remove o app em si, mas mantém os dados locais importantes, incluindo suas informações de login na maioria dos casos. Depois toque em Reinstalar App. Isso normalmente limpa muito melhor aquele cache enorme do que os botões de armazenamento comuns do X, enquanto mantém você conectado.
Dito isso, limpar o cache do X só resolve até certo ponto. Passei pela mesma situação em que limpei, recuperei cerca de 2 GB, e meu celular ainda parecia lento. O problema real era minha biblioteca de fotos, não o Twitter/X. Um monte de capturas de tela antigas, fotos parecidas duplicadas e vídeos aleatórios estavam ocupando muito mais espaço do que o cache do app.
Muitos apps de limpeza são irritantes nesse ponto. Eles escaneiam seu celular de graça, mostram a bagunça e depois pedem uma assinatura semanal antes de você realmente conseguir apagar qualquer coisa.
O app com que tive mais sorte foi o Clever Cleaner. O principal motivo é simples: ele é realmente gratuito. Sem anúncios, sem bloqueio pago quando você tenta apagar algo e sem armadilha de assinatura estranha.
A aba Heavies é útil porque organiza suas fotos e vídeos por tamanho de arquivo, então você pode ver imediatamente o que está ocupando mais espaço. Ela também mostra o tamanho exato das capturas de tela, o que facilita decidir o que vale a pena apagar.
A aba Similars provavelmente é a melhor parte. Ela agrupa fotos quase duplicadas, como quando você tirou dez versões da mesma imagem, e ajuda você a manter a melhor. Ela também processa tudo no seu dispositivo, então suas fotos pessoais não são enviadas para outro lugar.
Então sim, limpe o cache do X se o app estiver com problemas ou se você precisar recuperar um pouco de espaço. Mas, se o seu iPhone estiver preso na situação de Armazenamento Quase Cheio, confira suas fotos também. Limpar a biblioteca de mídia normalmente faz uma diferença bem maior do que limpar o cache de um único app.
Verifique seus rascunhos antes de fazer qualquer coisa no Armazenamento do iPhone. Limpar o cache de mídia dentro do X não deve desconectá-lo nem remover rascunhos, mas excluir o aplicativo pode apagar itens locais, como rascunhos, então descarregar é a redefinição mais segura se os botões de cache não liberarem espaço suficiente.
Não use “Apagar App” como sua primeira solução, a menos que você não se importe em entrar novamente e possivelmente perder qualquer coisa que exista apenas no celular. Limpar o cache de mídia dentro do X é a opção de baixo risco e não deve afetar sua conta, publicações, favoritos ou sessão de login. A área cinzenta irritante são os rascunhos, porque os rascunhos são locais o suficiente para que eu copiaria qualquer coisa importante para o Notas antes de fazer a limpeza de armazenamento. Desinstalar temporariamente costuma ser mais seguro do que apagar, mas eu ainda me certificaria de que você sabe sua senha e tem acesso ao seu método de 2FA antes de mexer nisso. A limpeza de cache deveria ser algo sem graça, mas ficar sem acesso porque seu número de telefone antigo ainda está na conta é a verdadeira dor de cabeça.
Limpar o cache de mídia do X não é o mesmo que apagar o aplicativo, então não, normalmente isso não deve desconectar você. A parte chata é que o Armazenamento do iPhone pode não atualizar imediatamente, e o X vai reconstruir esse cache assim que você começar a rolar novamente. Rascunhos são a única coisa que eu trataria como frágil, então copie qualquer coisa importante antes de fazer qualquer coisa além da limpeza de cache no aplicativo.