Meu disco rígido externo Seagate de repente parou de aparecer no meu PC, e ele tem arquivos importantes que eu não posso perder. Estou procurando opções seguras de recuperação de disco rígido externo Seagate antes de tentar qualquer coisa que possa piorar a perda de dados.
Primeira coisa: pare de usar a unidade Seagate por enquanto. Não copie nada para ela, não a formate e não continue tentando correções aleatórias. Se o Windows disser que a unidade precisa ser formatada, ou se seus arquivos desapareceram de repente, os dados ainda podem estar lá. O problema é que arquivos excluídos ou desaparecidos podem ser sobrescritos se a unidade continuar sendo usada.
Faça uma verificação rápida de bom senso antes de executar qualquer ferramenta de recuperação. Conecte a unidade e escute. Se ela estiver fazendo cliques, rangendo, emitindo sons altos ao girar ou tentando iniciar repetidamente sem conseguir, eu não recomendaria fazer a varredura por conta própria. Isso pode piorar uma unidade com falha. Nesse caso, verifique primeiro os Serviços de Recuperação de Dados Rescue da Seagate, especialmente porque algumas unidades Seagate incluem cobertura Rescue por um período limitado. Você pode consultar o número de série no site da Seagate e ver o que está coberto.
Se a unidade parece normal, mas não aparece no Explorador de Arquivos, aparece como RAW ou o Windows pede para formatá-la, o software de recuperação geralmente é o próximo passo mais prático. Muitas vezes, o Windows simplesmente não consegue mais ler o sistema de arquivos, enquanto os arquivos ainda estão no disco.
Para recuperação por conta própria, Disk Drill é uma opção razoável para unidades externas Seagate, especialmente após desconexão insegura, partições RAW ou unidades que aparecem incorretamente.
Uma maneira mais segura de fazer isso:
- Instale o software de recuperação na unidade interna do seu computador ou em outra unidade externa, não na unidade Seagate que você está tentando recuperar.
- Se a Seagate parecer instável, faça primeiro um backup byte a byte. O Disk Drill pode criar uma imagem completa do disco, então você pode desconectar a unidade original e fazer a varredura da imagem em vez dela.
- Use um cabo USB que você sabe que funciona e tente outra porta se ela não aparecer. Cabos ruins causam mais problemas estranhos com unidades externas do que as pessoas imaginam.
- Faça a varredura da unidade Seagate ou da imagem do disco em busca de dados perdidos.
- Visualize os arquivos antes de recuperá-los. Se fotos, vídeos ou documentos forem visualizados corretamente, isso geralmente é um bom sinal de que podem ser recuperados.
- Recupere os arquivos para uma unidade diferente. Nunca salve os arquivos recuperados de volta na mesma unidade Seagate.
Se o Disk Drill ou outra ferramenta não detectar a unidade, verifique o Gerenciamento de Disco do Windows. Se ela aparecer lá com o tamanho correto, como 2 TB ou 5 TB, o software de recuperação ainda poderá conseguir lê-la, mesmo que o Explorador de Arquivos não consiga.
Depois de recuperar os arquivos importantes, não presuma simplesmente que a unidade está boa. Execute o SeaTools da Seagate e use o Teste Genérico Longo. Se falhar, substitua a unidade. Se passar, você pode formatá-la e reutilizá-la, mas eu ainda manteria outro backup de agora em diante.
Unidades Seagate grandes podem levar horas para serem analisadas, às vezes mais. Mas se ela ligar, soar normal e aparecer com a capacidade correta, você provavelmente ainda tem uma chance razoável de recuperar os dados.
A forma sorrateira de as pessoas piorarem isso é executar ferramentas de “reparo” antes de terem uma cópia dos dados. Eu não executaria o CHKDSK, inicializaria o disco, criaria um novo volume, nem deixaria o Windows “corrigir” isso se os arquivos forem importantes. Essas etapas podem ser úteis em uma unidade com a qual você não se importa, mas também podem alterar o sistema de arquivos o suficiente para tornar a recuperação mais complicada.
Concordo com o ponto anterior sobre verificar primeiro se a unidade parece estar fisicamente com defeito. Se o som parecer normal, eu examinaria o lado tedioso do hardware antes de presumir que o próprio disco está morto: tente um cabo USB diferente, evite hubs USB, tente uma porta USB traseira da placa-mãe e teste em outro computador. Em alguns discos externos Seagate, o gabinete USB ou o adaptador de energia é o elo fraco, não a unidade em si. Dito isso, não abra o gabinete imediatamente se houver qualquer chance de você ter cobertura de garantia ou Rescue, porque isso pode complicar a situação.
Se a unidade mostrar o tamanho correto no Gerenciamento de Disco, então a recuperação por software é razoável. O Disk Drill é adequado para esse tipo de situação de “unidade visível, mas ilegível”, mas eu trataria a criação de imagem como o objetivo principal, não apenas escanear o disco com falha repetidamente. Faça uma imagem em outra unidade saudável, se puder, e então recupere a partir dessa imagem. Se a unidade ficar offline durante a criação da imagem, ficar cada vez mais lenta ou começar a se desconectar, pare por aí e decida se os dados valem uma recuperação em laboratório. A recuperação por conta própria funciona melhor quando o problema é lógico. Se o hardware estiver morrendo, a paciência pode rapidamente se transformar em dano.
Não abra o gabinete só para tentar SATA a menos que você saiba qual modelo tem. Alguns dispositivos externos se comportam de forma diferente por meio da ponte USB, e remover a unidade do invólucro pode criar um novo problema em vez de resolver o antigo. Eu verificaria primeiro as coisas simples no Windows: ele aparece no Gerenciamento de Disco com a capacidade correta ou está completamente ausente? Tamanho correto, mas ilegível, significa que vale a pena tentar recuperação por software, e o Disk Drill é uma boa opção se você recuperar para um disco diferente. Ausente, tamanho incorreto, cliques ou desconexão a cada poucos minutos significa que você deve parar de testá-lo e pedir orçamento a um laboratório de recuperação antes que a unidade piore. A resposta sem graça é a mais segura: identifique se o computador ainda consegue ver o disco real antes de escolher o software.
Verifique a fonte de alimentação se for um Seagate externo de desktop maior com seu próprio adaptador. Um adaptador fraco pode fazer a unidade girar pela metade, desaparecer ou não mostrar nada, o que parece comportamento de unidade morta quando o disco pode estar bom. Não compre software de recuperação até que o Windows possa pelo menos ver a unidade com o tamanho correto.