Por que Aplicativos no armazenamento do meu iPhone é maior do que todos os meus apps juntos?

O armazenamento do meu iPhone mostra que a categoria Aplicativos está usando mais espaço do que o tamanho total de todos os apps que tenho instalados. Já verifiquei minha lista de apps, e os números não batem. Preciso de ajuda para entender o que está incluído no armazenamento de Aplicativos e como liberar o espaço extra sem excluir dados importantes.

A tela de armazenamento do seu iPhone é confusa por um motivo. Eu passei pela mesma coisa. Eu tinha uma lista curta de apps, nada muito grande, mas a seção 'Aplicativos' parecia inchada e bem diferente do que eu achava que tinha instalado. O que me confundiu foi o seguinte. 'Aplicativos' não significa apenas os arquivos dos apps que você baixou da App Store. Também inclui as coisas extras que os apps deixam para trás enquanto você os usa. Veja o que normalmente fica ali dentro. Dados do usuário. Seus logins, ajustes salvos, preferências, rascunhos, downloads e itens vinculados à sua conta. Arquivos de suporte. Pacotes de idioma, recursos incluídos, ativos do app e outros arquivos de que o app precisa para não quebrar. Arquivos em cache. Esse é o principal na maioria das vezes. Apps sociais salvam imagens e partes de vídeos. Navegadores guardam dados de sites. Jogos armazenam texturas e outros recursos. Com o tempo, essa pilha cresce, mesmo quando você não instala nada novo. Então, se a quantidade de apps continuou a mesma, mas a barra de Aplicativos continuou subindo, o cache costuma ser o motivo. Eu vi isso com Telegram, Safari, Instagram e alguns apps de compras. Tamanho de instalação pequeno, uso de armazenamento enorme depois de algumas semanas. Além disso, 'Aplicativos' não é a mesma coisa que 'Dados do Sistema'. Aplicativos está ligado aos apps que você instalou. Dados do Sistema são coisas do próprio iPhone. Fontes, vozes da Siri, registros, dicionários, índices e outros arquivos do sistema. A Apple costumava chamar parte disso de 'Outros', o que não ajudava muito. Se você quer recuperar espaço sem apagar o iPhone, eu começaria por aqui. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Escolha um app e veja se 'Desinstalar App' faz sentido. Eu uso isso para apps que quero manter, mas quase nunca abro. Desinstalar remove o app em si, mas mantém os documentos e dados no lugar. Quando você reinstala, suas coisas geralmente voltam como estavam. Para apps com controles de cache embutidos, limpe o cache dentro do próprio app ou nas configurações dele. O Safari é o exemplo mais óbvio. Você pode limpar em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Para apps sem botão de limpar cache, apagar e reinstalar é a solução mais direta. Irritante, sim. Ainda assim, foi a forma mais limpa que encontrei de eliminar arquivos temporários antigos. Uma coisa que aprendi do jeito difícil: pouco espaço livre deixa o telefone inteiro mais lento. O meu ficou péssimo. Câmera com atraso. Travamentos aleatórios de apps. Atraso no teclado. O aviso 'Armazenamento Quase Cheio' continuava aparecendo. Depois de investigar, pareceu que o iOS quer uma folga, e cerca de 6 GB livres é um mínimo razoável. Assim que recuperei espaço, o telefone parou de parecer quebrado. Eu tentei limpar manualmente primeiro. Demorou uma eternidade. Os menus de armazenamento no iPhone não foram feitos para serem rápidos. Acabei usando um app de limpeza depois disso e encontrei este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PJZfJnOUmRE O que mais me ajudou foi classificar a mídia por tamanho. Quando você vê os vídeos gigantes, capturas de tela duplicadas e gravações de tela antigas em um só lugar, a limpeza fica mais rápida. Também gostei da detecção de fotos duplicadas porque eu sempre tiro 4 fotos da mesma coisa e esqueço 3 delas. Meio constrangedor, mas é isso. A parte da privacidade também importava. Eu não queria minha biblioteca de fotos enviada para fora do dispositivo para ser analisada. O processamento no dispositivo foi a única coisa em que eu estava disposto a confiar para fotos pessoais. Depois que limpei cerca de 15 GB, a diferença ficou óbvia. Os apps abriam mais rápido. A câmera voltou a abrir no tempo certo. O telefone parou de engasgar em tarefas básicas. Então, sim, se o número de Aplicativos parece alto demais, geralmente ele não está mentindo. Ele está contando mais do que os ícones dos apps fazem você imaginar. A solução é principalmente limpar o cache, desinstalar apps e apagar os apps mais teimosos quando necessário.