Por que meu disco rígido externo não monta no meu Mac?

Meu disco rígido externo de repente parou de montar no meu Mac, embora antes estivesse funcionando bem. Ele mostra que está ligado, mas não consigo acessar meus arquivos, e o Utilitário de Disco não está ajudando muito. Estou preocupado que isso possa significar falha da unidade ou possível perda de dados, então preciso de ajuda para descobrir o que verificar em seguida e se devo me preocupar.

Eu passei por isso há um tempo no meu Mac, conectei um drive externo e não aconteceu nada. Nenhum ícone no Finder. Nenhum volume na área de trabalho. Silêncio total. A sensação ruim vem rápido, mas aprendi a não tratar esse silêncio como um aviso de morte. Muitas vezes o drive ainda está lá, o macOS e o drive é que simplesmente não estão se comunicando direito.

A primeira coisa que eu verifico é o básico, porque o básico continua ganhando. Se o seu drive está conectado por meio de um hub, tire o hub e conecte direto no Mac. HDDs portáteis mais antigos, em especial, podem ser exigentes com energia. Eu também troco o cabo e testo outra porta. Uma vez perdi quase duas horas com um drive supostamente com defeito, e a causa era um cabo USB-C ruim com uma falha minúscula por dentro. Se o LED do drive acende, ou você sente o disco girar ou vibrar, isso normalmente significa que ele está recebendo energia, o que é melhor do que um bloco totalmente inerte.

Depois disso, eu olho o Finder antes de mexer em ferramentas de reparo. Às vezes o macOS monta o drive, mas o esconde da visualização. Abra o Finder, depois Ajustes, ou Preferências em versões mais antigas do macOS. Em Geral, confira se Discos externos está ativado. Depois verifique a aba Barra Lateral e confirme que discos externos também estão permitidos ali. Eu sei, parece simples demais. Mesmo assim vale a pena conferir. Já vi gente deixar isso passar.

Se as configurações do Finder parecem corretas e o drive ainda não aparece, vá para o Utilitário de Disco. Essa é a parte em que eu diminuo o ritmo. Se os arquivos importam, não comece a clicar em opções de reparo aleatórias. Já vi gente ir direto em Primeiros Socorros ou, pior, Apagar, e transformar uma bagunça recuperável em algo apagado. Quando um drive aparece no Utilitário de Disco, mas não monta, eu normalmente assumo dano no sistema de arquivos antes de falha total de hardware.

Nesse ponto eu tento tirar os dados primeiro. Essa ordem importa. O macOS é rígido com montagem. Um pequeno problema no sistema de arquivos já basta para ele desistir. Ferramentas de recuperação não dependem do mesmo processo de montagem, elas leem o drive em um nível mais baixo e puxam os arquivos diretamente dos setores.

Tive os melhores resultados com o Disk Drill para esse tipo de caso. Ele lida melhor com drives não montados, corrompidos e não inicializados do que o Finder. Em uma varredura decente, já vi ele reconstruir a maior parte da árvore de pastas e mostrar os arquivos no lugar certo em vez de despejar nomes de arquivos sem sentido por toda parte. O recurso de backup byte a byte é a parte que eu usaria primeiro se o drive parecer instável. Você cria uma imagem do disco e depois escaneia a imagem em vez de forçar o hardware original de novo e de novo. É a opção mais segura. Eu também verifico as prévias antes de recuperar qualquer coisa grande, porque as prévias mostram rápido se os arquivos estão intactos ou meio quebrados. Depois que os dados são copiados, aí sim eu mexo nos reparos.

Se os seus arquivos já estão seguros, ou você não se importa com eles, eu partiria para correções mais fortes.

1. Abra o Terminal e execute sudo pkill -f fsck

Às vezes o macOS inicia uma verificação de disco em segundo plano depois de uma desconexão insegura. Esse processo fsck deveria ajudar, mas já vi ele travar e impedir a montagem do drive. Encerrá-lo já fez um drive aparecer na hora para mim. Parece meio improvisado, mas funciona com frequência suficiente para valer a pena lembrar.

1. Redefina configurações de hardware de baixo nível se você estiver em um Intel

Em Macs Intel, eu tentaria redefinir a NVRAM ou o SMC. Às vezes essas esquisitices de USB voltam a configurações do sistema nesse nível. Em Apple Silicon, eu não pensaria demais nisso. Uma simples reinicialização resolve muito desse tipo de coisa.

1. Reformate o drive se a recuperação já foi feita e nada mais funcionou

De volta ao Utilitário de Disco, clique em Mostrar Todos os Dispositivos para ver o disco físico, não apenas o volume abaixo dele. Selecione o drive de fato e clique em Apagar. Escolha APFS se o drive vai ficar no mundo Mac. Escolha exFAT se você move arquivos entre macOS e Windows. Isso apaga o disco e grava um sistema de arquivos novo. Se o problema era corrupção, isso costuma resolver. Se ainda falhar depois de uma formatação limpa, eu começaria a suspeitar do hardware.

Minha regra é simples. Salve os dados primeiro. Repare depois. Drives podem ser substituídos. Arquivos não. Se o disco ainda mostra sinais de vida, eu tentaria a recuperação com o Disk Drill antes de fazer qualquer coisa destrutiva. Essa ordem já me salvou mais de uma vez.

Energia, mas sem montagem, nem sempre significa que a unidade está morta. Muitas vezes, isso significa que o macOS reconhece o hardware, mas falha na camada do sistema de arquivos.

Eu verificaria primeiro as Informações do Sistema, não o Finder nem o Utilitário de Disco. Menu Apple, Sobre Este Mac, Relatório do Sistema, depois USB ou Thunderbolt. Se a unidade aparecer lá com número do modelo e capacidade, a ponte da porta está funcionando. Se não aparecer, eu suspeitaria primeiro do gabinete, da placa adaptadora ou do caminho do cabo, antes do próprio disco.

Uma coisa em que discordo do @mikeappsreviewer: eu não começaria encerrando o fsck, a menos que você já saiba que ele está travado. Melhor confirmar o que o macOS está vendo.

Abra o Terminal e execute:
diskutil list

Se a sua unidade externa aparecer como algo como /dev/disk2, execute:
diskutil info /dev/disk2

Procure por:
Mounted: No
File System Personality
S.M.A.R.T. status, se for exibido
Read-Only Media: Yes or No

Se o disco aparecer, mas o volume não montar, tente:
diskutil mountDisk /dev/disk2

Se o macOS retornar um erro como ‘tipo fs incorreto’ ou ‘tamanho de nó b-tree inválido’, você está lidando com dano no sistema de arquivos, não com morte total. Nesse ponto, pare de forçar montagens.

Verifique também se o problema é o gabinete. Remova a unidade do gabinete USB apenas se for um disco SATA padrão e você souber o que está fazendo. Já vi a ponte USB-SATA falhar enquanto o disco sem gabinete estava bem. Coloque-o em um novo gabinete ou dock SATA e ele aparece imediatamente.

Se os dados importam, faça primeiro um clone ou analise com o Disk Drill antes de tentar reparos. O Disk Drill é uma das melhores opções para Mac para um disco rígido externo que aparece no diskutil, mas não monta. É uma escolha melhor do que ficar mexendo no Utilitário de Disco repetidamente.

Se você quiser um passo a passo visual, este guia em vídeo sobre disco rígido externo do Mac que não monta mostra as correções de forma clara.

Se a unidade faz cliques, desacelera a rotação, desaparece do diskutil ou trava o Mac quando conectada, então eu começaria a pensar em falha de hardware. Nessa fase, pare de testá-la repetidamente.

Energia mas sem montagem não significa automaticamente que a unidade está morta. Às vezes, o disco está bem e o que falha é o sistema de arquivos, a placa do gabinete ou o macOS se recusando a montar um volume com erro.

Eu acrescentaria algumas verificações que @mikeappsreviewer e @waldgeist não destacaram muito:

• Tente em outro Mac ou até em um PC com Windows. Se outra máquina reconhece a unidade, isso já diz muita coisa rapidamente.
  • Se montar lá, copie os dados imediatamente e pare de tentar resolver no primeiro Mac.
  • No Console.app, conecte a unidade e acompanhe os logs em tempo real. Às vezes você verá mensagens como erros de E/S, falhas de redefinição da ponte ou “mídia não presente”, o que aponta mais para hardware/gabinete do que para sistema de arquivos.
  • Se for um HDD antigo com partes móveis, escute com atenção. Cliques repetidos, ciclos de ligar/desligar ou pausas longas são maus sinais.

Eu também não presumiria que o “Primeiros Socorros” do Utilitário de Disco seja inofensivo. Às vezes ajuda, às vezes torna um sistema de arquivos já bagunçado ainda pior. Se os arquivos importam, recuperar primeiro ainda é a escolha mais inteligente. O Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de disco rígido externo no Mac quando a unidade aparece mas não monta, especialmente se você quiser fazer uma varredura antes de qualquer ação destrutiva.

Mais um ponto: permissões e criptografia. Se for uma unidade APFS ou HFS+ criptografada, o macOS pode ver o contêiner mas não desbloqueá-lo corretamente. O mesmo vale se a unidade foi usada por último em uma versão diferente do macOS e ficou em um estado estranho.

Se a unidade aparece, desaparece, congela o Finder ou causa beachballs, pare de conectá-la repetidamente. Esse é o ponto em que “só vou testar mais uma coisinha” vira “ótimo, agora piorou”.

Além disso, se você quiser ler mais, isto explica mais correções para um disco rígido externo que não monta no Mac muito bem.

Um ângulo que falta em @waldgeist, @nachtdromer e @mikeappsreviewer é a negociação de energia. Uma unidade pode acender e ainda assim não receber corrente estável suficiente para inicializar os dados corretamente, especialmente HDDs de 2,5 polegadas alimentados pelo barramento. Se ela tiver um adaptador de energia opcional, use-o. Se usar um cabo Y, isso também importa.

Eu também verificaria isto no Terminal:

log stream --predicate 'process == 'kernel' --info

Depois conecte a unidade. Você pode capturar mensagens de timeout, ejeção ou redefinição USB que o Utilitário de Disco oculta.

Outra coisa: se o gabinete suportar apenas USB, mas o disco sem gabinete estiver saudável, o SMART muitas vezes não será transmitido corretamente. Portanto, “nenhum SMART exibido” não é prova em nenhum dos sentidos.

Discordo um pouco de partir para a lógica de reparo cedo demais. Se a unidade estiver fazendo novos ruídos ou montando de forma intermitente, faça uma imagem dela primeiro. O Disk Drill é útil nisso.

Prós do Disk Drill: bom para detectar volumes não montados, backup byte a byte, interface amigável para Mac.
Contras do Disk Drill: verificações mais profundas podem ser lentas, o sucesso da visualização/recuperação depende do dano ao sistema de arquivos, não é uma solução milagrosa para hardware com defeito.

Se o disco montar como somente leitura em qualquer lugar, isso na verdade é uma boa notícia. Copie primeiro, diagnostique depois.