Posso recuperar arquivos de um cartão SD no Mac após esvaziar a Lixeira?

Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu cartão SD no meu Mac e depois esvaziei a Lixeira antes de perceber que eles tinham sumido. O cartão tinha fotos e vídeos de que eu realmente preciso, e estou tentando descobrir se há alguma maneira de recuperar arquivos excluídos do cartão SD no Mac depois que a Lixeira foi esvaziada.

Eu pararia por aí e deixaria o cartão SD em paz. Nada de mais fotos, nada de copiar coisas para ele, nada de reformatar. Quando arquivos são apagados de um cartão SD, os dados muitas vezes ainda ficam lá por um tempo. O problema começa quando você grava novos dados e partes dos arquivos antigos são sobrescritas. Depois que aprendi isso da maneira difícil, parei de mexer no cartão até fazer uma tentativa de recuperação.

No Mac, a ferramenta com que tive menos problemas foi o Disk Drill. Usei em cartões de câmera algumas vezes, incluindo um que formatei por engano. Ele leu cartões FAT32 e exFAT sem problemas, me deixou visualizar os arquivos antes de recuperá-los, e o modo de recuperação específico para câmeras ajudou com clipes de vídeo fragmentados de câmeras de ação e de um drone.

Se esse fosse o meu cartão, eu faria assim.

1. Conecte o cartão SD usando um leitor de cartões decente
  2. Instale o Disk Drill no Mac
  3. Selecione o cartão SD na lista de dispositivos e execute uma verificação
  4. Use a Verificação Universal primeiro
  5. Se os arquivos ausentes forem vídeos de câmera, execute também a Recuperação Avançada de Câmera
  6. Verifique as prévias antes de restaurar qualquer coisa
  7. Salve os arquivos recuperados no drive interno do seu Mac, não de volta no cartão SD

A etapa de pré-visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se uma foto abrir normalmente na prévia, ou um vídeo reproduzir ali sem corrupção óbvia, eu consideraria isso um forte sinal de que o arquivo ainda está intacto o suficiente para ser recuperado. Quando as prévias estão em branco ou quebradas, os resultados tendem a ser piores. Nem sempre, mas com frequência suficiente.

Além disso, dê uma olhada no Lixo do seu Mac. Eu sei, parece bobagem. Mesmo assim, se o cartão estava montado quando você apagou os arquivos, o macOS às vezes os envia para lá em vez de removê-los de vez da visualização. Já vi alguém recuperar um conjunto inteiro de fotos do Lixo e pular completamente o software de recuperação. Pareceu até meio ridículo depois de todo o pânico.

Se você não quiser gastar dinheiro, o PhotoRec ainda vale uma tentativa. Eu também já usei. Funciona, mas é meio rústico. A interface parece antiga, roda em um ambiente parecido com Terminal, e os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos e sem estrutura de pastas. Tudo bem se você tiver paciência. Irritante se você tiver centenas de fotos.

Pelo que vi, exclusão acidental é um dos casos mais favoráveis. Se você não continuou fotografando no cartão depois disso, suas chances ainda são boas.

Sim, ainda há uma chance. Esvaziar o Lixo no macOS nem sempre apaga os dados do cartão SD imediatamente. Normalmente, isso apenas remove as entradas do sistema de arquivos. Se nada foi gravado no cartão desde a exclusão, as taxas de recuperação costumam ser razoáveis.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal: pare de usar o cartão. Eu acrescentaria uma coisa antes. Antes de escanear, faça uma imagem byte a byte do cartão SD com o Utilitário de Disco, dd ou uma ferramenta de clonagem. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Cartões SD falham sem aviso, e verificações repetidas aumentam o desgaste. Essa é a opção mais segura.

Algumas verificações que as pessoas costumam pular:

1. Procure uma pasta oculta .Trashes no cartão SD.
  2. Teste o cartão em outra conta de usuário do Mac, o Finder às vezes demora para atualizar em mídias removíveis.
  3. Se as fotos forem o mais importante, classifique os resultados da recuperação por tipo e tamanho de arquivo. JPEGs pequenos costumam ter visualização normal. Arquivos MP4 grandes são onde a corrupção aparece primeiro.

O Disk Drill continua sendo uma escolha sólida no Mac para isso. Ele tende a lidar bem com cartões exFAT e FAT, e o sistema de visualização prévia economiza tempo. Se você quiser um guia visual, este guia de recuperação de arquivos de cartão SD no Mac cobre bem o processo.

Uma coisa da qual discordo um pouco: a visualização prévia é útil, mas não perfeita. Alguns vídeos falham na prévia e ainda assim são exportados reproduzíveis após a recuperação. Então não os descarte rápido demais. Se os arquivos forem insubstituíveis, um laboratório profissional é o próximo passo.

Sim, talvez. Esvaziar a Lixeira no Mac não significa sempre que os dados do cartão SD sumiram fisicamente. Muitas vezes isso só quer dizer que a entrada do diretório foi removida, então a recuperação ainda é possível até que algo sobrescreva esses blocos.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @techchizkid, mas sou um pouco menos otimista sobre a ideia de “verificar a Lixeira” depois que ela já foi esvaziada. Nesse ponto, eu gastaria menos tempo fuçando no Finder e mais tempo verificando se o cartão ainda está saudável. Abra o Utilitário de Disco e veja se o cartão SD monta corretamente e mostra a capacidade esperada. Se ele exibir informações de tamanho estranhas, erros de leitura ou continuar desconectando, pare com as tentativas caseiras e considere um serviço profissional de recuperação antes que o cartão se deteriore ainda mais.

Outra coisa que as pessoas esquecem: se você usa Fotos do iCloud, Google Fotos, Dropbox ou até a biblioteca de importação do app Fotos no seu Mac, alguns desses arquivos talvez já existam em outro lugar. Já vi gente fazer uma varredura completa de recuperação só para perceber que o rolo da câmera já tinha importado automaticamente metade das imagens. Vale a pena verificar isso antes de gastar hrs organizando arquivos recuperados com nomes inúteis.

Se você seguir pelo caminho do software, Disk Drill para recuperação de cartão SD no Mac é uma das opções mais práticas porque lida com formatos comuns de cartão e permite filtrar por tipo de arquivo/data. Eu focaria primeiro nos seus formatos mais valiosos em vez de tentar recuperar até a última miniatura e arquivo de cache. Para fotos e vídeos, isso economiza muito tempo.

Mais uma leitura útil sobre esse tipo de problema: Recuperação de arquivos de cartão SD no Mac após excluir e esvaziar a Lixeira.

Se os arquivos foram excluídos recentemente e você não usou o cartão desde então, suas chances ainda são bem decentes. Se você continuou fotografando nele depois da exclusão, sinceramente, as chances de recuperação caem rápido. Essa é a parte feia que ninguém gosta de dizer em voz alta.