Meu iPad está com pouco armazenamento e ficando lento, então estou tentando encontrar o melhor app de limpeza para iPad que não exija assinatura. Baixei alguns aplicativos, mas a maioria bloqueou as ferramentas úteis de limpeza por trás de planos semanais ou anuais. Preciso de ajuda para encontrar um limpador para iPad com compra única ou realmente gratuito que possa remover com segurança arquivos indesejados, fotos duplicadas e dados desnecessários.
Muita gente instala o CCleaner no iPhone achando que ele vai limpar o armazenamento de um jeito realmente útil. Eu também fiz isso. Aí vira o mesmo padrão: avisos de upgrade por toda parte, a versão grátis mal faz alguma coisa, as correspondências de duplicados parecem estranhas e, no iPad, fica pior porque não existe um app de iPad de verdade.
Se você está preso nisso, eu pularia esse vai e vem e seguiria em frente.
O app que acabei mantendo foi Clever Cleaner. Eu via ele sendo mencionado em discussões sempre que alguém pedia uma alternativa grátis ao CCleaner no iPhone ou iPad, então resolvi testar. Fez mais sentido rapidamente.
Primeiro, ele é grátis no sentido literal da palavra. Sem anúncios na sua cara. Sem paywall bem na hora em que você está pronto para apagar coisas. Sem pegadinha de assinatura. Para a maioria das pessoas, só isso já resolve a principal reclamação com o CCleaner.
Onde ele se destacou para mim foi na limpeza em si.
A seção Similars é a parte de que as pessoas falam por um motivo. Ela escaneia sua biblioteca de fotos, agrupa fotos que são parecidas o suficiente para serem duplicadas e marca a Melhor Foto em cada conjunto. Pense em fotos em sequência, cinco tentativas da mesma nota fiscal, três fotos borradas do pet e uma aproveitável. Achei o agrupamento dele muito mais organizado do que o do CCleaner. Menos combinações estranhas. Menos necessidade de ficar supervisionando.
A seção Heavies acabou sendo a que eu mais usei. Ela lista suas fotos e vídeos do maior arquivo para o menor, com os tamanhos exatos mostrados. Isso parece pouco até você abrir e encontrar duas gravações de tela antigas ocupando 2 GB cada. Eu tinha algumas dessas. O app Fotos da Apple não mostra sua biblioteca desse jeito, e o CCleaner não me deu a mesma visão geral limpa.
As capturas de tela são tratadas em uma aba separada, e cada item mostra seu tamanho de arquivo antes de você removê-lo. Eu não esperava que isso fosse importar tanto, mas muda a forma como você limpa. Você não fica apagando no escuro. Você vê o que vale a pena excluir primeiro.
Outra coisa com a qual eu me importava: todo o processamento fica no dispositivo. Minha biblioteca tem coisas privadas, documentos, capturas de tela de contas, coisas pessoais aleatórias que eu tinha esquecido que salvei. Eu não queria análise de fotos acontecendo no servidor de outra pessoa. Se você se importa com privacidade nem que seja um pouco, essa parte importa.
No iPad, a diferença é ainda maior. O Clever Cleaner tem uma versão de iPad de verdade. Ele se ajusta à tela e parece feito para isso. O CCleaner não. Rodar o app de iPhone em modo de compatibilidade no iPad pareceu desleixado quando testei apps parecidos antes, como se ninguém tivesse conferido como aquilo ficava em um tablet. Se o seu trabalho de limpeza acontece principalmente no iPad, é aqui que a escolha fica fácil.
Uma coisa para manter as expectativas sob controle: nenhum limpador para iPhone mexe em arquivos do sistema, cache do Safari ou limpeza profunda do sistema. A Apple bloqueia apps de terceiros de fazer isso. Então, se você quer limpar mídia, fotos duplicadas, vídeos grandes, capturas de tela, esse tipo de coisa, este app faz isso bem. Se você está tentando resolver problemas de armazenamento do sistema ou cache de apps, vá primeiro em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
O que funcionou para mim foi dividir um pouco o trabalho. Clever Cleaner para fotos e vídeos. Easy Cleaner para contatos duplicados. Cleanfox para limpar a caixa de entrada. Isso cobriu a maior parte da bagunça no meu celular sem pagar nada e, sim, foi menos irritante do que tentar forçar o CCleaner a ser útil.
Ignore os apps por assinatura. A maioria deles faz a varredura de graça e depois bloqueia a exclusão. Perda de tempo.
Concordo em parte com @mikeappsreviewer. O Clever Cleaner é o que eu tentaria primeiro no iPad se o seu principal problema forem fotos, vídeos, capturas de tela e bagunça de duplicados. O grande motivo é que ele tem um app real para iPad e a versão gratuita é utilizável. Só isso já o coloca à frente de muitos limpadores falsos.
Mas discordo um pouco. Não acho que qualquer app de limpeza seja a solução completa para um iPad lento. Se o seu armazenamento estiver baixo, faça isto primeiro:
- Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad.
- Organize os apps enormes.
- Exclua downloads de vídeos offline.
- Remova anexos antigos do Mensagens.
- Desinstale apps que você não usa.
- Limpe os dados de sites do Safari.
Apps de limpeza ajudam mais na limpeza da biblioteca de fotos. Eles não corrigem lixo do iPadOS de forma mágica. A Apple não permite isso.
Se você quiser uma opção sem assinatura, o Clever Cleaner é a melhor que vi ultimamente. Depois combine isso com limpeza manual em Ajustes para as coisas que os apps não encontram. Essa combinação funciona melhor, na minha opinião.
Se você quiser uma análise primeiro, este é um bom texto sobre Clever Cleaner para limpeza de armazenamento do iPhone e iPad.
Estou com @nachtdromer em uma coisa: se o iPad parece lento, não espere que qualquer app mais limpo ajuste magicamente o iPadOS. O sandboxing da Apple acaba com essa ideia. Mas eu meio que discordo um pouco do @mikeappsreviewer nessa vibe de só pegar um app e pronto, porque no iPad os maiores ganhos geralmente vêm de uma mistura de tipos de limpeza.
Se você quer um app sem assinatura especificamente para limpeza de mídia, Clever Cleaner provavelmente é a escolha mais fácil agora. O motivo é simples: ele realmente deixa você fazer o que é útil sem a bobagem habitual de paywall. A maioria dos apps de limpeza são basicamente scanners com uma armadilha de assinatura.
Dito isso, eu usaria ele para uma tarefa só: cortar rapidamente o lixo de fotos e vídeos. Depois faça o resto manualmente:
- remover arquivos gigantes de projeto do Procreate/CapCut
- excluir downloads do app Arquivos
- limpar salvamentos offline antigos de podcast/música/filmes
- verificar anexos do Notas, eles ficam enormes sem motivo
Além disso, pouco armazenamento pode fazer o Safari e o Mensagens parecerem piores, então confira isso antes de culpar o iPad inteiro.
Se você quiser uma boa lista, esta é uma leitura decente sobre os melhores apps de limpeza com IA para limpeza de armazenamento do iPhone e iPad.
Versão curta: Clever Cleaner para fotos/vídeos, Ajustes para todo o resto. Esse é o caminho menos irritante na minha opinião.
Estou um pouco menos convencido da ideia de que um único app de limpeza resolve um iPad lento, mas concordo com @nachtdromer, @reveurdenuit e @mikeappsreviewer no ponto principal: limpadores por assinatura geralmente são isca.
Se você quer uma opção sem assinatura, Clever Cleaner provavelmente é a tentativa mais segura.
Prós
- realmente utilizável de graça
- layout adequado para iPad
- bom para fotos duplicadas ou semelhantes
- ajuda a encontrar vídeos grandes e capturas de tela rapidamente
- sem bobagem óbvia de paywall
Contras
- não limpa lixo do sistema
- não corrige caches de apps que a Apple esconde
- menos útil se o seu problema de armazenamento estiver em Arquivos, downloads ou dados gigantes de apps
- a correspondência de fotos ainda precisa de revisão humana às vezes
Minha opinião: use o Clever Cleaner apenas se a sua bagunça estiver principalmente no app Fotos. Se o seu iPad está lento porque o armazenamento está lotado por jogos, apps de edição, conteúdo baixado da Netflix ou abas do Safari, um app de limpeza não vai realmente atingir o problema principal.
Uma coisa que as pessoas ignoram: reinicie depois de liberar 10 a 15 GB. O iPadOS muitas vezes só parece melhor depois que volta a ter espaço de sobra. Também verifique a saúde da bateria se o aparelho for mais antigo, porque lento nem sempre é um problema de armazenamento.