Precisa de ajuda para encontrar o melhor software para recuperar arquivos em 2026

Formatei acidentalmente um disco rígido externo que tinha anos de fotos de família, documentos de trabalho e vídeos. Parei de usar a unidade imediatamente porque li que adicionar novos dados pode dificultar a recuperação dos arquivos. Preciso de ajuda para encontrar o melhor software de recuperação de disco rígido em 2026 que possa recuperar arquivos de uma unidade formatada com segurança e que realmente funcione.

Fiz isso uma vez com uma unidade de backup e meu estômago afundou no segundo em que percebi o nome de volume errado. Primeiro passo, pare. Se a unidade ainda estiver conectada, desconecte-a. Se for o disco do sistema, desligue a máquina. Cada gravação após a formatação reduz suas chances de recuperação.

Muita gente piora a situação nos primeiros dez minutos. Instalam aplicativos de recuperação no mesmo disco formatado, movem arquivos, executam ferramentas de reparo ou deixam o sistema operacional continuar usando a unidade em segundo plano. Má ideia. Novos dados são gravados em setores antigos e, quando esses setores são reutilizados, seus arquivos antigos já eram.

O que uma formatação geralmente altera

Acho que a maneira mais fácil de imaginar isso é assim. Os arquivos muitas vezes ainda estão na unidade, mas o índice que apontava para eles foi limpo.

1. Com uma formatação rápida, a unidade muitas vezes parece vazia porque a tabela de arquivos foi redefinida. A maior parte dos dados dos arquivos ainda pode estar lá, intacta.

2. Com uma formatação completa, especialmente em instalações mais antigas do Windows, o sistema muitas vezes grava por todo o disco e verifica os setores. A recuperação depois disso é muito pior, às vezes simplesmente impossível.

Então sim, o tipo de formatação importa muito.

O tipo de unidade muda as chances

Se o disco formatado for um HDD mecânico, eu me sentiria um pouco melhor. Eles tendem a dar às ferramentas de recuperação mais com o que trabalhar, supondo que você tenha parado de usar o disco rápido o suficiente.

Se for um SSD interno, a situação fica complicada. O TRIM entra em ação em muitos sistemas e instrui o SSD a limpar blocos marcados como livres. Quando isso acontece, a recuperação fica muito mais difícil rapidamente. SSDs externos via USB são um meio-termo estranho. O TRIM nem sempre é repassado da mesma forma, então às vezes você dá sorte.

O que eu faria primeiro

Antes de gastar dinheiro ou entrar em pânico, verifique suas coisas na nuvem. Já vi pessoas recuperarem metade do desespero ao entrar no OneDrive, Google Drive ou iCloud e descobrir que a sincronização da Área de Trabalho ou dos Documentos estava funcionando em segundo plano o tempo todo. Cinco minutos, vale a pena fazer.

Se a recuperação local ainda for necessária, eu usaria um software antes mesmo de pensar em um laboratório. Laboratórios de recuperação são caros, muitas vezes bem acima de US$ 1.500, e eu deixaria isso para fotos de família, registros comerciais, questões legais, coisas assim.

Para pessoas comuns tentando recuperar uma unidade formatada, Disk Drill é um dos mais fáceis que já usei. Gostei dele porque não precisei brigar com a interface para começar. Ele lê sistemas de arquivos comuns como NTFS, FAT32 e APFS, e faz um bom trabalho ao recuperar arquivos mesmo quando os nomes e as pastas desapareceram.

A maneira mais segura de escanear

Se a ferramenta oferecer uma opção de imagem byte a byte, use-a. Aprendi isso da maneira mais difícil depois de escanear diretamente por horas uma unidade instável. Primeiro crie uma imagem, depois escaneie a imagem. Você reduz o estresse no disco original e, se o hardware estiver instável, terá uma chance limpa de preservar o que está lá.

Etapas básicas de recuperação

Aqui está a versão simples.

1. Instale o software de recuperação em outra unidade, não na formatada.

2. Conecte a unidade formatada e faça a varredura nela.

3. Classifique os resultados por tipo se os nomes estiverem ausentes. Fotos com fotos, documentos com documentos.

4. Use a visualização antes da recuperação. Se uma foto abrir ou um documento mostrar texto legível, suas chances são boas para esse arquivo.

5. Salve os arquivos recuperados em um disco diferente. Não os restaure de volta na unidade de origem.

A visualização importa mais do que as pessoas imaginam. Já tive varreduras que retornaram milhares de nomes de arquivos, metade inúteis. A visualização resolveu a bagunça rapidamente.

Se você quer uma opção gratuita

PhotoRec é a resposta de sempre. Funciona. Eu usei. Não gostei. Você obtém recuperação de arquivos por assinatura, o que significa que ele encontra dados com base em padrões de arquivos, não na estrutura antiga das suas pastas. Então sim, ele recupera as coisas, mas você muitas vezes acaba organizando uma pilha gigante de arquivos com nomes como f12345.jpg. Se você se dá bem com ferramentas de linha de comando e limpeza manual, ele é confiável.

Minha opinião direta

Se você fez uma formatação rápida em um HDD e parou de usá-lo imediatamente, suas chances são razoáveis. Se você fez uma formatação completa, ou era um SSD interno com TRIM ativo, eu reduziria as expectativas rapidamente.

Faça o que fizer a seguir, mantenha a unidade de origem intacta. Faça a varredura, crie uma imagem, recupere a partir dela, mas não grave nela. Essa única regra salva mais dados do que qualquer aplicativo.

Espero que dê certo. Eu sei que essa parte é péssima.

Se a unidade ainda monta e não faz cliques, eu começaria com software, não com um laboratório. Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas estou menos convencido sobre o PhotoRec para arquivos de família. Ele recupera arquivos, claro, mas a bagunça depois da recuperação é brutal.

Minha lista curta para uma unidade externa formatada em 2026:

1. Disk Drill
    Melhor equilíbrio entre qualidade de varredura, pré-visualização e facilidade de uso. Forte para fotos, vídeos e documentos. Bom se você quer resultados rápidos e não quer brigar com menus.

2. R-Studio
    Melhor se o sistema de arquivos estiver muito danificado ou se o mapa de partições tiver sido corrompido. Mais técnico. Melhor para usuários avançados.

3. UFS Explorer
    Ótima ferramenta, interface feia. Lógica de recuperação forte. Custa mais.

4. Recuva
    Só vale a pena tentar se a formatação foi leve e a unidade for simples. Eu não confiaria nele primeiro para anos de fotos.

O que eu faria no seu caso:
Faça primeiro uma imagem da unidade externa.
Escaneie a imagem com o Disk Drill.
Recupere primeiro as prévias: JPG, PNG, MP4, DOCX, PDF.
Salve a saída em outra unidade, não na formatada.

Uma coisa que muita gente pula: verifique a saúde SMART antes de uma varredura longa. Se a saúde estiver ruim, clone primeiro e pare de estressar o disco.

Para um passo a passo claro, este guia passo a passo para recuperar arquivos de um disco rígido formatado é mais fácil de seguir do que posts aleatórios de blog.

Se isso era um HDD e você parou imediatamente, suas chances ainda são decentes. Se era um SSD, as chances caem rápido.

Eu colocaria uma coisa acima da lista de softwares: descobrir se a formatação mudou o sistema de arquivos. Essa parte costuma ser muito ignorada. Se a unidade era exFAT antes e foi reformatada para NTFS, ou vice-versa, algumas ferramentas lidam com os metadados antigos muito melhor do que outras. É aí que eu meio que divirjo um pouco de @mikeappsreviewer e @viajantedoceu. Visualização prévia e facilidade de uso importam, claro, mas a reconstrução de metadados importa mais se você quiser recuperar nomes antigos de arquivos/pastas em vez de uma enorme gaveta de bagunça com arquivos recuperados.

Por esse motivo, eu testaria nesta ordem:

1. Disk Drill
  2. R-Studio
  3. DMDE

Sim, o DMDE é feio pra caramba, mas em HDDs formatados ele às vezes consegue encontrar as estruturas antigas de partição/sistema de arquivos quando aplicativos mais bonitos não conseguem. Não é divertido, mas é eficaz. O Recuva não estaria na minha lista séria para esse trabalho, sinceramente.

Além disso, se estas forem fotos de família insubstituíveis, não passe 20 horas reescaneando a unidade física repetidamente. Faça uma imagem ou clone, depois faça os testes na cópia. Diferença enorme.

Para um panorama sólido dos melhores softwares de recuperação de dados para discos rígidos formatados, compare como cada um lida especificamente com HDDs formatados, não apenas com arquivos excluídos.

Se for um HDD externo mecânico e você parou imediatamente, suas chances ainda são bem decentes. Se for um SSD, é aí que eu deixaria de ser otimista bem rápido.

Eu acrescentaria um ponto que os outros só tocaram de leve: verifique se a formatação foi na verdade apenas uma regravação da tabela de partições. Em alguns discos externos, o volume antigo ainda está em grande parte intacto, e uma ferramenta que consiga detectar partições anteriores vai recuperar de forma muito mais limpa do que uma simples recuperação por carving de arquivos.

É por isso que eu não iria direto para o PhotoRec, a menos que todo o resto falhe. @viajantedoceu e @suenodelbosque têm razão ao dizer que criar uma imagem primeiro é a opção mais segura, e @mikeappsreviewer tem razão em se preocupar com pré-visualizações, mas para anos de fotos de família eu me importo tanto quanto em recuperar pastas e nomes de arquivos.

Minha escolha prática ainda é o Disk Drill primeiro, principalmente porque é rápido de testar e fácil de visualizar antes de pagar.

Prós do Disk Drill:

• muito fácil de usar
  • bom suporte a pré-visualização
  • sólido para fotos, vídeos e documentos
  • pode encontrar partições perdidas em alguns casos

Contras do Disk Drill:

• não é a ferramenta mais profunda para metadados muito danificados
  • os resultados da varredura ainda podem ficar confusos em unidades muito sobrescritas
  • o custo da licença incomoda algumas pessoas

Se o Disk Drill mostrar resultados fracos, eu passaria para o R-Studio ou DMDE antes de tentar ferramentas mais focadas em carving. Uma leve discordância com a abordagem de apenas escanear a imagem com um aplicativo: compare pelo menos dois mecanismos na cópia clonada, porque ferramentas diferentes realmente enxergam vestígios diferentes.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: se este for um disco externo WD ou Seagate, verifique se a ponte USB tem criptografia por hardware. Em alguns gabinetes, remover a unidade e conectá-la diretamente pode piorar a recuperação, não melhorar.

Para um HDD, as chances ainda são razoáveis. Para SSD, muito menos.