Preciso de ajuda para recuperar fotos de um cartão CF usado na minha câmera Canon. O cartão parou de ser lido de repente após uma sessão, e estou preocupado que eu possa perder imagens importantes que ainda não tinham backup. Estou procurando orientações seguras sobre recuperação de dados de cartão CF, recomendações de software confiável ou etapas que não piorem o problema.
Passei por isso com um cartão CF antigo há algum tempo, e a primeira coisa que aprendi foi simples. Não faça mais nada com o cartão. Se o seu computador ainda o reconhece, você ainda tem uma chance.
O que mais prejudica as pessoas é o pânico. Elas colocam o cartão de volta na câmera, tiram algumas fotos de teste, executam alguma ferramenta de reparo ou copiam coisas aleatórias para ele. Péssima ideia. Quando os arquivos somem de um cartão CF, os dados muitas vezes ainda ficam lá por um tempo. Assim que novos dados são gravados nesses mesmos locais, as chances de recuperação caem rápido.
Então, pare de usar o cartão agora. Deixe-o fora da câmera. Nada de fotos de teste. Nada de formatação. Nada de escanear e corrigir. Eu fiz isso errado uma vez e, sim, perdi parte de uma sessão.
Se você não tiver um backup, eu começaria com um software de recuperação. Uma opção com a qual tive resultados razoáveis é o Disk Drill. Pelo que vi, ele lida bem com cartões FAT32 e exFAT, e lê formatos comuns de câmera, incluindo arquivos RAW de câmeras Canon e Nikon. A etapa de visualização importa mais do que as pessoas pensam, já que ela permite verificar se o arquivo pode ser usado antes de salvá-lo.
O que eu faria, em ordem
Tire o cartão CF e deixe-o fora.
Use um leitor de cartão CF adequado e então conecte-o ao seu computador.
Instale o Disk Drill na unidade do seu computador. Não instale nada no cartão CF.
Abra-o e escolha o cartão CF na lista.
Execute a verificação completa, não uma apressada.
Espere. Deixe terminar.
Abra os itens encontrados e visualize o que apareceu.
Escolha as fotos, clipes de vídeo ou documentos que você quer recuperar.
Recupere-os para o seu computador ou outra unidade externa.
Não grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.
Esse último passo é onde as pessoas costumam errar. Se você recuperar no mesmo cartão, corre o risco de apagar outros arquivos perdidos antes mesmo de procurá-los. Parece bobo, mas acontece o tempo todo.
Se você quiser outras opções, há uma boa lista aqui, software de recuperação de dados. O PhotoRec é gratuito e realmente tira arquivos de cartões, mas é mais difícil de usar e os nomes dos arquivos ou a estrutura de pastas normalmente voltam bagunçados. O R-Studio também é bom, embora eu o tenha achado mais pesado do que o necessário para um trabalho simples de recuperar minhas fotos. Para um caso normal de arquivos ausentes em cartão CF, eu ainda começaria com o Disk Drill primeiro.
Há um ponto em que eu pararia de tentar com software. Se o cartão não for detectado em nenhuma máquina, os pinos estiverem tortos, ele esquentar, perder a conexão repetidamente, ou se os arquivos forem importantes o suficiente para você não querer arriscar, envie-o para uma empresa de recuperação. Custa mais, sim. Ainda assim, para mídia danificada ou fotos de família únicas, eu preferiria pagar a piorar a situação.
Comece pelas verificações mais básicas. Muitas falhas de cartão CF são problemas de leitor ou de contato, não de mídia morta.
Tente isto nesta ordem.
- Use um leitor de cartão CF diferente. Leitores baratos falham o tempo todo.
- Tente outra porta USB, de preferência na parte traseira de um desktop.
- Limpe os contatos do cartão CF com um pano de microfibra seco. Sem líquidos.
- Inspecione os pinos do leitor. Pinos tortos são comuns em CF.
- Teste em um segundo computador. Windows e macOS lidam com cartões instáveis de forma um pouco diferente.
Concordo em parte com @mikeappsreviewer sobre ir direto para o software, mas eu não faria uma varredura primeiro se o cartão estiver conectando e desconectando. Se ele desconectar no meio da leitura, seu primeiro passo deve ser criar uma imagem do cartão e depois trabalhar a partir da imagem. Isso reduz o risco.
Use USB Image Tool, HDD Raw Copy ou algo semelhante. Salve a imagem na unidade do seu PC. Depois escaneie a imagem com o Disk Drill. Isso é mais seguro do que forçar o cartão repetidamente. O Disk Drill continua sendo uma escolha sólida para recuperação de fotos de cartão CF, especialmente se você precisa recuperar arquivos Canon CR2 ou CR3 e quer visualizações antes da recuperação.
Se o Windows mostrar ‘verificar e corrigir’, clique em não. Se o cartão aparecer como RAW, não o formate. Se o tamanho do cartão não for detectado de jeito nenhum, as chances de recuperação por software caem bastante.
Para referência, este é um bom vídeo sobre como escolher ferramentas de recuperação de fotos, veja o melhor software de recuperação de cartão de memória para fotos.
Se as imagens forem de trabalho pago para clientes ou algo único na vida, pare cedo e envie para um laboratório. O método faça você mesmo é para cartões que ainda estão sendo lidos, mesmo que mal. Se a parte de hardware estiver falhando, mexer nisso fica arriscado rapidamente.
Eu dividiria isso em dois problemas diferentes: falha lógica vs falha de hardware. @mikeappsreviewer abordou o lado do software, e @mike34 teve razão ao destacar o problema do leitor/pino, mas eu acrescentaria mais uma coisa que as pessoas ignoram: verifique se a própria Canon ainda consegue visualizar as fotos que já estão no cartão. Não tire novas fotos. Apenas reproduza. Se a câmera ainda consegue ler miniaturas ou imagens, mas o computador não, isso aponta mais para alguma estranheza no leitor/conexão/sistema de arquivos do que para a morte total do cartão.
Além disso, se este for realmente um cartão CompactFlash, inspecione também o slot da câmera, não apenas o leitor. Pinos CF tortos no corpo da câmera são irritantemente comuns, e forçar o cartão de volta pode piorar rapidamente uma situação que já está ruim.
Minha ordem seria:
- Guarde o cartão para não ser usado.
- Tente acesso somente leitura, se sua configuração permitir.
- Veja se a câmera consegue reproduzir apenas as imagens existentes.
- Se o cartão montar mesmo que por pouco tempo, faça primeiro um clone/imagem dele.
- Depois execute a recuperação na imagem, não no original.
Discordo um pouco de partir direto para varreduras repetidas em um cartão instável. Cada leitura extra é mais estresse se o cartão estiver falhando eletricamente.
Quanto ao software, o Disk Drill faz sentido aqui porque é fácil para recuperação de fotos e lida muito bem com RAW da Canon, mas se o cartão tiver problemas intermitentes, trabalhe a partir de um arquivo de imagem sempre que possível. Se os arquivos recuperados voltarem parcialmente cinzas, cortados ou corrompidos, isso geralmente significa problema físico na mídia, não apenas fotos apagadas.
Também vale conferir esta discussão sobre ferramentas e fluxos de recuperação de fotos em CF: melhores maneiras de recuperar fotos de um cartão CF
Se o cartão estiver fazendo cliques, superaquecendo, desaparecendo no meio da leitura ou não mostrando a capacidade correta, pare com as tentativas caseiras, sinceramente. Isso já é caso de laboratório.