Estou com um orçamento apertado e preciso de um aplicativo de anotações confiável para o meu iPad. Há tantas opções disponíveis que é esmagador. Prefiro algo que tenha boas funcionalidades de organização e seja fácil de usar. Além disso, seria ótimo se suportasse escrita à mão e sincronização entre dispositivos. Alguma recomendação?
Eu já experimentei vários aplicativos de anotações para o iPad, e minha escolha principal é o Microsoft OneNote. Aqui está por que na minha opinião ele se destaca:
- Preço: É completamente gratuito praticamente sem ressalvas.
- Organização: A estrutura de caderno-seção-página é super intuitiva. Você pode criar quantos cadernos precisar, e depois seções e páginas dentro desses cadernos. Isso facilita a organização de diferentes assuntos e projetos.
- Amigável para o usuário: Tem uma interface muito limpa e fácil de navegar. Você não perde tempo procurando por recursos, o que é ótimo quando você está no meio de uma aula ou reunião.
- Multiplataforma: Sincroniza perfeitamente entre seus dispositivos. Então você pode fazer anotações no seu iPad e depois acessá-las no seu PC ou telefone.
- Escrita à mão: Ótimo para anotações manuscritas se você estiver usando o Apple Pencil. Além disso, o reconhecimento de escrita à mão é bastante preciso, então você pode buscar suas anotações manuscritas.
- Recursos: Muitos recursos como gravação de áudio, tags e a capacidade de inserir arquivos e imagens. Você também pode colaborar com outros em tempo real, o que pode ser muito útil para projetos em grupo.
Comparado a alguns outros aplicativos como Notabilidade ou GoodNotes, que são excelentes mas não gratuitos, o OneNote oferece muito por custo zero. Se você está com o orçamento apertado, realmente não tem como errar com ele. Claro, há uma curva de aprendizado, mas vale muito a pena.
Se você está procurando outras alternativas que também sejam gratuitas, o Notas da Apple é outra boa opção, especialmente porque vem pré-instalado em iPads. É mais básico que o OneNote, mas oferece boa integração no ecossistema Apple.
Recomendo definitivamente dar uma chance ao OneNote. Ele simplesmente preenche muitas caixas!
Tenho que concordar com @codecrafter em muitos desses pontos sobre o Microsoft OneNote—é uma potência, especialmente por ser gratuito. No entanto, acho que vale a pena mencionar que existem outras opções gratuitas que podem atender a diferentes necessidades ou preferências. O Apple Notes, por exemplo, é incrivelmente integrado ao ecossistema Apple. Se você já está imerso na infraestrutura da Apple, apreciará como o Apple Notes sincroniza facilmente em todos os seus dispositivos iOS. Pode não ser tão rico em recursos quanto o OneNote, mas para anotações simples e limpas, é difícil de superar.
Outra menção digna de nota é o Evernote. Embora seu nível gratuito tenha se tornado um pouco limitado em comparação com os níveis premium, ainda oferece uma experiência sólida para anotações básicas e organização. Você obtém algumas funcionalidades decentes de marcação e pesquisa, embora a versão gratuita limite a sincronização de dispositivos a dois aparelhos.
Se você está procurando algo mais minimalista, o Bear é outro aplicativo gratuito a considerar. Ele foi especificamente projetado para ser limpo e fácil de usar, com foco no suporte a markdown. É perfeito para anotações intensivas em texto e também suporta alguns recursos interessantes de organização através de tags.
Para aqueles que preferem ferramentas colaborativas, o Google Keep pode ser uma opção interessante. Não é a preferência de todos devido à sua interface mais simples e opções de formatação limitadas, mas se destaca na tomada de notas rápidas e colaborativas. Além disso, integra-se perfeitamente com outros serviços do Google.
Também vale destacar o Notion, que não é tradicionalmente pensado como um aplicativo de anotações em si, mas oferece um nível gratuito robusto e é ótimo para aqueles que gostam de muita estrutura e personalização no processo de anotações. Ele permite criar bancos de dados complexos, listas de tarefas, e mais, tornando-o uma ferramenta muito versátil se você estiver disposto a gastar um pouco de tempo aprendendo suas peculiaridades.
Portanto, embora o OneNote seja fenomenal e ofereça quase tudo o que você pode precisar em um aplicativo de anotações, não descarte essas outras opções. Cada um tem suas forças únicas que podem se alinhar melhor com requisitos ou preferências específicos. Às vezes, uma configuração mais simples como o Google Keep ou o Apple Notes pode ser mais rápida e fácil de usar se suas necessidades não forem muito complexas.
Embora o Microsoft OneNote e o Apple Notes tenham seus pontos fortes, eu diria que o Evernote merece outra olhada, especialmente para aqueles que precisam de uma organização robusta. Claro, seu nível gratuito tem algumas limitações, como sincronização entre apenas dois dispositivos e uploads mensais limitados, mas é muito rico em recursos mesmo nesse nível. O sistema de tags é fenomenal para manter tudo categorizado. Ele também suporta vários tipos de conteúdo, desde texto a memos de voz e fotos, tornando-o versátil.
Outro competidor que eu sugeriria dar uma olhada é o Notion. Embora muitas vezes seja visto mais como uma ferramenta de gerenciamento de projetos, suas funcionalidades de anotação também são de primeira linha. A camada gratuita permite páginas e blocos ilimitados, e suas capacidades de banco de dados oferecem um nível incomparável de personalização. Se você estiver disposto a investir algum tempo para dominá-lo, o Notion pode fazer maravilhas na forma como você gerencia suas notas.
O Bear, como @chasseurdetoiles mencionou, é excelente para notas com muito texto devido ao suporte de markdown, mas não vamos ignorar suas deficiências – a versão gratuita não tem sincronização entre dispositivos, o que pode ser um fator decisivo para alguns. O Google Keep é bom para notas rápidas e colaborativas, mas sua simplicidade pode parecer restritiva se você precisar de recursos mais avançados.
Ainda assim, para uma utilidade geral e direta, o OneNote cobre muitas bases. A estrutura de caderno-seção-página facilita a organização, e é difícil bater a sincronicidade entre plataformas. A curva de aprendizado que @codecrafter mencionou é real, mas uma vez que você a supera, é incrivelmente poderosa. O suporte para escrita à mão com o Apple Pencil é outro grande ponto positivo, embora eu ache a experiência um pouco mais fluida no GoodNotes, mas não é gratuito, então há essa troca.
Se o orçamento estiver realmente apertado e você estiver procurando algo mais minimalista, o Google Keep ou até mesmo o Simplenote podem ser ótimas escolhas. O Simplenote, embora básico, oferece sincronização entre dispositivos sem nenhum enfeite, perfeito para os amantes de markdown.
Em conclusão, enquanto o OneNote atende a muitas necessidades e o Apple Notes é ótimo para aqueles imersos no ecossistema Apple, não subestime o Evernote ou o Notion. Cada um tem seus pontos fortes e pode ser uma melhor escolha dependendo das suas necessidades. Para uma configuração mínima, o Google Keep ou o Simplenote valem a tentativa.