Meu disco começou a apresentar acesso lento e erros ocasionais de arquivos, e estou preocupado que isso possa piorar. Estou procurando aconselhamento sobre a melhor ferramenta de reparo de disco para tentar primeiro para corrigir erros no disco rígido sem correr o risco de perda de dados.
Para a maioria das pessoas, eu me preocuparia com os dados antes de me preocupar em “consertar” a unidade. Muitas ferramentas de reparo podem piorar uma situação ruim se o disco já estiver instável, então a opção mais segura é copiar ou recuperar seus arquivos primeiro.
É por isso que eu provavelmente começaria com Disk Drill. Não é uma ferramenta mágica que repara todo problema de unidade, mas esse é justamente o ponto. Disk Drill é útil principalmente para recuperar arquivos de unidades que estão corrompidas, RAW, formatadas ou que não inicializam. Ele também tem monitoramento S.M.A.R.T., para que você possa ter uma ideia melhor se o próprio hardware está começando a falhar.
O recurso de imagem de disco também é uma grande vantagem. Se a unidade estiver se comportando de forma instável, você pode criar uma imagem dela primeiro e depois tentar recuperar a partir dessa cópia em vez de forçar a unidade original repetidamente.
Vale a pena conhecer algumas outras ferramentas também, dependendo do problema:
- TestDisk é ótimo se você estiver lidando com uma partição perdida, uma tabela de partições corrompida ou um setor de boot danificado. É gratuito e muito capaz, mas é baseado em texto e não é exatamente amigável para iniciantes. Eu não o colocaria como a primeira opção, a menos que você já se sinta confortável trabalhando com partições.
- Hard Disk Sentinel é mais para monitoramento do que para recuperação. Ele lê dados S.M.A.R.T., acompanha temperaturas e pode avisar quando uma unidade começa a mostrar sinais de problema. Útil se você quiser detectar problemas antes que o Windows comece a reclamar.
O principal a ter em mente é que o software não pode corrigir falhas físicas. Se a unidade estiver fazendo cliques, rangendo, zumbindo, desaparecendo aleatoriamente, travando durante leituras, mostrando mais setores defeituosos, exibindo avisos S.M.A.R.T. ou gerando erros de E/S repetidos, não continue executando tentativas de reparo só para ver o que acontece.
Nesse ponto, retire da unidade todos os dados que conseguir e planeje substituí-la. Quando uma unidade começa a se tornar pouco confiável no nível do hardware, geralmente não melhora.
Se a unidade estiver completamente indetectável, fazendo ruídos mecânicos altos ou se os dados forem importantes demais para correr riscos, eu pararia com as tentativas por conta própria e falaria com um laboratório profissional de recuperação. Eles podem trabalhar na eletrônica, substituir peças com falha ou recuperar dados dos pratos em uma configuração de sala limpa. Isso pode ficar caro, com recuperação lógica muitas vezes em torno de US$300–US$700 e falhas mecânicas sérias mais na faixa de US$1.000–US$2.500+, mas às vezes esse é o único caminho realista.
Minha ordem básica seria: recuperar primeiro os arquivos importantes, verificar a saúde da unidade, tentar reparos apenas se o disco parecer estável, substituí-la se houver sinais de alerta de hardware e usar um serviço de recuperação se a unidade tiver dano físico ou não for reconhecida de forma alguma.
Uma unidade lenta com alguns erros de arquivo é diferente de uma unidade que desaparece, faz cliques ou congela o PC inteiro. No primeiro caso, eu começaria pelo básico: copiar as coisas importantes, verificar o SMART e depois considerar uma tentativa de recuperação somente leitura ou uma imagem com algo como o Disk Drill antes de executar ferramentas de reparo. No segundo caso, eu não executaria o CHKDSK primeiro, embora o Windows torne isso tentador, porque ele grava alterações no sistema de arquivos e pode tornar a recuperação mais complicada se a unidade já estiver falhando. O CHKDSK é adequado depois que você tiver um backup ou uma imagem, mas como primeira medida em um disco instável, é uma aposta, não um plano de resgate.
Não espere que qualquer utilitário transforme um disco rígido morrendo em um confiável novamente. Na melhor das hipóteses, o software pode reparar danos no sistema de arquivos ou ajudar você a copiar os dados antes que a unidade piore. Se a unidade estiver lenta e gerando erros de arquivo, minha primeira ferramenta seria qualquer coisa que coloque seus arquivos importantes em outro disco com a menor quantidade possível de estresse na unidade com problema.
Concordo com o cuidado em relação ao CHKDSK, mas eu seria ainda mais cauteloso antes de escolher um programa de reparo: experimente um cabo diferente, porta USB, case ou porta SATA, se esta for uma unidade externa ou secundária. Pontes USB defeituosas e cabos instáveis podem se parecer muito com falha de disco. Depois, verifique o SMART com algo simples como CrystalDiskInfo ou Hard Disk Sentinel. Se o SMART mostrar setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura aumentando, pare de pensar em reparo e pense em substituição.
O Disk Drill faz sentido como uma opção inicial se você precisar recuperar arquivos ou criar uma imagem primeiro. Eu não o trataria como um botão de consertar meu disco rígido, porém. Recupere ou crie a imagem primeiro, depois execute o CHKDSK ou o TestDisk somente depois que os dados estiverem seguros. Se os erros foram causados por um desligamento incorreto ou por um sistema de arquivos corrompido, as ferramentas de reparo podem ajudar. Se a unidade estiver falhando fisicamente, o resultado bem-sucedido é tirar seus dados dela e aposentar a unidade, não colocá-la de volta em uso diário.