Você pode adicionar armazenamento a um iPhone sem o iCloud?

O armazenamento do meu iPhone está cheio, e estou tentando encontrar uma maneira de conseguir mais espaço sem pagar pelo iCloud. Já apaguei apps e fotos, mas ainda continuo recebendo avisos de armazenamento e não consigo atualizar meu telefone. Preciso de ajuda para descobrir se o armazenamento externo ou outra opção vai funcionar.

O aviso de armazenamento no seu iPhone é irritante, especialmente se você não tem nenhum interesse em pagar a Apple todo mês. Enfrentei isso em um celular de 128 GB e resolvi sem iCloud.

Você não pode aumentar o armazenamento dentro do celular

Essa parte é simples. O armazenamento do iPhone é fixo desde o primeiro dia. Não há slot para microSD. Não existe caminho escondido para upgrade. Se o celular veio com 128 GB, você vive dentro de 128 GB. Então os únicos dois caminhos são limpar espaço do que já está nele ou mover coisas do celular para um armazenamento externo.

Confira primeiro os números reais, Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Eu começaria por aí antes de sair apagando coisas aleatórias. É o único lugar no celular onde a divisão do armazenamento é honesta. Você verá a barra colorida no topo e, abaixo dela, a lista de apps e categorias.

Duas correções nessa tela costumam fazer diferença rápido.

1. Abra um app que você quase não usa mais e toque em Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas mantém os dados salvos. O ícone continua lá. Se você instalar de novo depois, ele volta com seus dados antigos. Jogos pesados, apps de companhia aérea, apps de hotel e apps de compras antigos costumam ser grandes consumidores de espaço.

2. Role até Mensagens e abra Revisar Anexos Grandes. Esse item pega muita gente de surpresa. Vídeos antigos, memes, PDFs, notas de voz e tranqueiras aleatórias de conversas em grupo vão se acumulando por anos. Encontrei vários gigabytes ali no meu próprio celular. Sem exagero.

O erro ao apagar fotos que quase todo mundo comete

Apagar fotos não libera espaço na hora. Elas ficam em Apagados Recentemente por 30 dias, ainda ocupando armazenamento. Então, depois de limpar sua biblioteca, vá em Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente e remova tudo de vez. Já pulei essa etapa uma vez, olhei para a barra de armazenamento e achei que meu celular estava com defeito. Não estava. O problema era eu.

O cache do Safari cresce em silêncio

Abra Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites.

Isso apaga dados em cache de sites, que vão se acumulando com o tempo. Em um celular usado todos os dias por meses ou anos, o total fica maior do que a maioria das pessoas espera. Você não vai perder nada importante em termos de armazenamento.

Por que pouco armazenamento faz o celular inteiro parecer ruim

Quando o celular fica cheio demais, o desempenho cai. Eu vi a abertura de apps ficar mais lenta, a câmera hesitar e o teclado parecer atrasado. O iOS precisa de espaço de trabalho para arquivos temporários, atualizações, indexação e tarefas em segundo plano. Se o espaço livre ficar apertado demais, o celular começa a parecer cansado. Limpar armazenamento não serve só para caber mais coisas nele. Muitas vezes isso também corrige a lentidão.

O maior ganho geralmente está na sua biblioteca de fotos

Para a maioria das pessoas, fotos e vídeos ocupam a maior parte. Passar por 8.000 fotos manualmente é horrível, então eu entendo por que tanta gente adia isso.

Clever Cleaner é uma forma de lidar com isso, e não pede assinatura. O que mais me chamou atenção foi como ele organiza a limpeza, em vez de jogar sua biblioteca inteira em um único feed sem fim.

A seção Heavies coloca os maiores arquivos primeiro e mostra o tamanho do arquivo, então vídeos antigos em 4K vão direto para o topo. Esses costumam ser os ganhos mais rápidos. Um único vídeo esquecido de um show ou de uma viagem pode ocupar vários gigabytes sozinho.

A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas e escolhe uma Melhor Foto, o que ajuda com fotos em sequência e aquelas cinco imagens levemente diferentes do mesmo recibo, pet ou placa de estacionamento. A seção Screenshots separa as capturas de tela e mostra seus tamanhos antes de você apagar qualquer coisa. Pelo que vi, o processamento permanece no celular.

Se você não quer armazenamento em nuvem de jeito nenhum, use um pendrive

Essa é a solução das antigas e, sinceramente, ainda faz sentido. Um pendrive para iPhone oferece espaço extra sem cobrança mensal. Algo como o SanDisk iXpand se conecta à porta de carregamento, permite mover fotos e vídeos para fora do celular e depois você os apaga do aparelho.

Uma compra só, sem assinatura. Se o seu objetivo é manter os arquivos, mas parar com os avisos de armazenamento, esse caminho funciona.

Não, você não adiciona armazenamento interno a um iPhone. A Apple não oferece um slot nem uma opção de upgrade. Seu armazenamento é fixo.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, mas acho que as pessoas focam demais em apagar aplicativos primeiro. Os apps muitas vezes não são o maior problema. Mídia, dados de mensagens e arquivos de atualização com falha consomem mais espaço do que a maioria imagina.

Tente estas opções.

1. Remova mídia baixada de apps de streaming.
    Netflix, Spotify, YouTube, Prime Video, Podcasts. Downloads offline ficam ali em silêncio e ocupam gigabytes. Uma vez encontrei 12 GB no Spotify. Abra cada app e apague os downloads manualmente.

2. Exclua arquivos antigos de atualização do iPhone.
    Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Se você vir um arquivo de atualização do iOS listado, apague-o. Um download de atualização travado pode ocupar de 5 a 8 GB.

3. Altere as configurações da câmera daqui para frente.
    Se você fotografa em ProRAW, 4K ou 60 fps, seu celular enche rápido. Mude para Alta Eficiência em Ajustes, Câmera, Formatos. Isso não vai liberar espaço antigo, mas reduz bastante o problema.

4. Mova arquivos para um computador, não para a nuvem.
    Use um Mac, PC com Windows ou SSD externo pelo app Arquivos. Depois remova os originais do celular. Esta é a solução mais barata a longo prazo se você odeia assinaturas.

5. Limpe a bagunça das fotos de forma mais inteligente.
    Se a sua biblioteca está cheia de duplicatas, capturas de tela e vídeos grandes, o Clever Cleaner ajuda a organizar isso mais rápido. Este guia sobre limpeza gratuita de armazenamento do iPhone com Clever Cleaner explica isso em português claro.

Para atualizações do iOS, tente manter de 8 a 10 GB livres. Menos do que isso e o celular começa a se comportar de forma estranha. Irritante, mas sim, é assim que o iOS funciona.

Não. Você não pode adicionar armazenamento interno a um iPhone sem iCloud, com iCloud ou com magia. A Apple solda o armazenamento no lugar, então o que você comprou é com o que você fica preso. @mikeappsreviewer e @byteguru estão certos nessa parte.

Onde eu discordo um pouco é do conselho comum de “apenas apague mais coisas”. Às vezes o problema não são seus arquivos, é o iOS inflado por Dados do Sistema. Essa categoria pode ficar estupidamente grande sem motivo óbvio.

Algumas coisas que eu tentaria e que não foram realmente abordadas:

• Reinicie o telefone após a limpeza. Parece bobo, mas os totais de armazenamento às vezes não são recalculados imediatamente.
  • Desative Manter Baixado no Apple Music/Podcasts se você usa esses apps. Os próprios apps da Apple também acumulam espaço.
  • Verifique o app Arquivos para ZIPs gigantes, PDFs, exportações de vídeo, projetos do GarageBand etc. As pessoas esquecem que o Arquivos existe.
  • O app Mail pode armazenar em cache um monte de anexos. Remover e adicionar novamente a conta de e-mail às vezes pode reduzir esse cache.
  • Se os Dados do Sistema estiverem enormes, faça backup em um computador e depois restaure. Irritante? sim. Eficaz? também sim.

Se as fotos ainda forem o principal problema, o Clever Cleaner é realmente útil para encontrar vídeos grandes, duplicatas e lixo de capturas de tela mais rápido do que fazer isso manualmente. Essa provavelmente é a maneira mais rápida de liberar espaço sem pagar mensalmente.

Se você quiser manter arquivos, mas não no telefone, use:

• um computador
  • uma unidade externa no Arquivos
  • ou um pendrive Lightning/USB-C

Além disso, se você quiser uma visão rápida de como o Clever Cleaner funciona, este vídeo de limpeza de armazenamento do iPhone com Clever Cleaner é mais fácil de acompanhar do que a maioria dos guias em texto.

Versão curta: você não pode fazer upgrade do próprio iPhone, mas pode acabar com os avisos de armazenamento sem iCloud movendo coisas para fora do dispositivo e lidando com devoradores ocultos de armazenamento.

Você já obteve a resposta principal de @byteguru, @nachtdromer e @mikeappsreviewer: você não pode adicionar fisicamente armazenamento interno a um iPhone. Mas vou discordar de uma coisa. As pessoas costumam ficar obcecadas com as maiores categorias no Armazenamento do iPhone, mas às vezes a solução mais rápida é corrigir o que está impedindo as atualizações, e não tentar limpar tudo.

O que eu faria de diferente:

• Use um computador para atualizar o iOS em vez de atualizar pelo próprio aparelho. O Finder no Mac ou o Apple Devices/iTunes no Windows pode instalar a atualização exigindo menos espaço livre no telefone.
  • Desative temporariamente as bibliotecas de fotos compartilhadas se você as usa. O conteúdo compartilhado pode tornar a limpeza confusa, porque excluir localmente nem sempre é a separação definitiva que as pessoas esperam.
  • Verifique os Memorandos de Voz e edições/projetos baixados de apps como iMovie, CapCut, GarageBand e Lightroom. Eles ficam escondidos fora da limpeza usual de fotos.
  • Revise os mapas offline no Apple Maps ou no Google Maps. Eles podem consumir silenciosamente vários GB.
  • Desative os downloads automáticos de apps para que o telefone pare de se preencher novamente depois que você limpá-lo.

Sobre apps de limpeza, o Clever Cleaner é razoável se o seu problema for bagunça nas fotos.

Prós:

• rápido para identificar duplicatas e vídeos grandes
  • mais fácil do que ficar rolando o app Fotos para sempre
  • útil para limpar capturas de tela

Contras:

• ainda exige que você revise antes de excluir
  • não ajuda com os Dados do Sistema
  • não vai expandir o armazenamento, só ajuda a recuperá-lo

Então não, sem upgrade de armazenamento. Mas sim, normalmente dá para recuperar espaço suficiente sem iCloud e, se o objetivo for apenas atualizar o telefone, fazer a atualização pelo computador muitas vezes é a solução discreta que as pessoas deixam passar.